terça-feira, 23 de agosto de 2011

“Deus tem um cuidado especial com a igreja em AL”, diz pastor Orisvaldo

Ao lado do Pr. José Neco, o pastor Orisvaldo preside a igreja em Alagoas


Constatação é do Pr. Orisvaldo Nunes, primeiro vice-presidente da AD em Alagoas

A Assembleia de Deus em Alagoas completa 96 anos esta semana e apesar de ter um ritmo de crescimento bastante elevado, se comparada a outros estados do País, tem uma rotatividade evidente na quantidade de frequentadores. Um dado divulgado pelo primeiro vice-presidente da Convenção dos Ministros da AD no Estado (Comadal), pastor José Orisvaldo Nunes de Lima, aponta que metade dos membros alagoanos migra para outras localidades do Brasil. E isso acontece no Nordeste inteiro, segundo o ministro.

A principal justificativa para este êxodo – como mesmo classifica o pastor Orisvaldo – é a ausência de progresso na região. Na prática, os membros são evangelizados aqui, graças à atitude aguerrida de evangelismo que é inerente aos nordestinos, e como não encontram facilidades para a subsistência em Alagoas partem para tentar uma vida melhor em lugares que julgam mais desenvolvidos do País, a exemplo do Centro-Sul, que compreende as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

“Temos uma igreja em Alagoas grande, assim como em todo o Nordeste. E isso se deve, claro, a atuação do Espírito Santo e o denodo dos nossos obreiros. Nós só não temos mega-templos aqui por causa do êxodo. Se houvesse progresso econômico na região seríamos a maior igreja do País em todos os aspectos”, observa o pastor Orisvaldo Nunes, também líder da AD na cidade alagoana de São Miguel dos Campos.

Ele citou o Sertão alagoano como uma das regiões em que a quantidade de membros que migram para outras localidades é muito elevada. “Só para se ter uma ideia, a cada dez membros que são batizados nas águas, seis deles saem do Sertão e partem para outras regiões. Isso tudo está registrado no livro de membros das congregações. O fato se repete em todas do Estado”, revelou.

De acordo com o primeiro vice-presidente da Comadal, o índice de crescimento da Assembleia de Deus em Alagoas é alto em comparação as demais unidades da Federação, mas o êxodo dos membros promove um dinamismo no número de frequentadores. “Nossos obreiros saem daqui prontos espiritualmente para levar esse jeito nordestino para outras partes do País”, acredita o pastor.

O cuidado

O fato de ter sido o terceiro Estado do País e o segundo do Nordeste a receber a chama ardente do movimento pentecostal, exatamente em 1915, por meio dos missionários Gunnar Vingren e Otto Nelson, faz de Alagoas uma referência de avivamento e de um cuidado especial de Deus. Esta é a análise feita pelo pastor Orisvaldo Nunes, em entrevista ao Portal AD Alagoas.

Ele elencou pelo menos quatro motivos que os assembleianos têm para comemorar o aniversário de 96 anos de fundação da denominação evangélica em Alagoas. O primeiro é justamente o pioneirismo pentecostal da região, que é conservado até os dias atuais. “Devemos gratidão a Deus por ter sido um dos primeiros estados do Brasil a receber o movimento pentecostal e de ter tido o privilégio de ter a visita do próprio Gunnar Vingren que, direcionado pelo Espírito Santo, encontrou abertura para fundar a igreja aqui também. Isso é uma prova real de que Deus tem um cuidado, um carinho especial para o nosso Estado”, comentou.

O pastor Orisvaldo Nunes destacou ainda como razões para celebrar a data comemorativa o bom crescimento da obra de Deus aqui, a segurança espiritual e doutrinária e a excelente liderança da igreja, inclusive respeitada e apontada como uma das mais exemplares do País. “Muito a Assembleia de Deus tem sido feito no território alagoano. Em povoados onde nenhum credo religioso chegou, temos uma congregação para dar assistência aos habitantes e levar o Evangelho de Cristo”, ressaltou.

“A virtude está no meio”

Um dos temas que renderam discussões acaloradas durante a 40ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB) foi a preservação dos usos e costumes da igreja. E o pastor Orisvaldo Nunes de Lima também fez comentários sobre este assunto quando questionado pela reportagem do portal. Na opinião dele, o equilíbrio é a principal estratégia a ser adotada frente ao desafio enorme que a denominação tem, neste momento, para manter os padrões dos primórdios.

“Sobre este assunto quero citar uma expressão latina - virtus in medium est - que significa a virtude está no meio. Precisamos buscar o equilíbrio. Não podemos abrir mão da nossa herança e, por outro lado, não devemos ser extremistas. É preciso conservar o princípio do pudor eterno. Temos um grande desafio pela frente, mas pedimos graça a Deus para que haja a conscientização dos membros e o equilíbrio seja estabelecido”, afirmou.

Pastor José Neco

O primeiro vice-presidente enalteceu o trabalho que está sendo feito há 25 anos pelo pastor José Antonio dos Santos na direção da Assembleia de Deus no Estado. O pastor Orisvaldo está desde 2004 como o substituto imediato do pastor José Neco nas atribuições da Comadal e faz questão de elogiar o companheiro. "Percebo o equilíbrio, a calma e a prudência do pastor José Antonio dos Santos para resolver os problemas que surgem, que não são muitos”, frisou o obreiro.

Convenção 2011

A expectativa para a 88ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO) e para mais uma Convenção Estadual é a melhor possível para o pastor Orisvaldo Nunes. O evento começa oficialmente na quarta-feira desta semana (24), com o culto de abertura no Castelo do Desfiladeiro, espaço de eventos da igreja localizado no município de Rio Largo, na região metropolitana da capital.

“Os professores foram escolhidos a dedo; uma verdadeira tropa de elite no sentido de conhecimento bíblico. Para os cultos noturnos espero mensagens avivadas para que se alcancem as almas e edifiquem a Igreja”, concluiu o ministro.



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
23 de agosto de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More