segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A História do DEMADB

DEMADB .Departamento de Evangelismo e Missões da Assembleia de Deus em Bebedouro.



A História

No ano de 1995, sob a gestão do Pastor Pedro dos Santos. Um grupo de jovem vendo a carência de melhorar os cultos de Missões. Pois os cultos só tinham apenas a leitura de relatório com posterior retirada da oferta missionária. Além disso, havia pouco envolvimento da Igreja com a causa missionária em Bebedouro e no mundo. Esses jovens – Marcos Jerônimo, Rosemary Juvino, Djacy Brandão, Olívia Cristina, Nataniel Apolinário, Jean Antônio, Leonildo e Gicélia se juntaram e formaram uma pequena equipe missionária com o objetivo de chamar a atenção da Igreja para o real sentido missionário: O Ide do Mestre. Posteriormente viria a ser chamado DEMADB (Departamento de Evangelismo e Missões da Assembleia de Deus em Bebedouro).
Com a equipe já formada, os objetivos eram bem definidos: organizar a programação dos cultos de missões; divulgar relatórios que revelassem a realidade dos campos missionários; mostrar a necessidade de fazer missões aqui e além das fronteiras e realizar eventos que despertassem o interesse da igreja por missões.
No início, eram muitas as dificuldades, faltavam finanças para o material da ornamentação, havia pouco envolvimento dos jovens com os trabalhos de missões, além de muitos outros fatores. Em meio a tanta oposição foi realizada, no ano de 1998, uma conscientização missionária. O evento contava com a apresentação de várias equipes que falavam sobre alguns países do mundo e sobre as tribos indígenas no Brasil, formadas por jovens da Igreja, e houve também palestras sobre missões a nível local e transcultural.
Depois da conscientização, a situação começou a melhorar. Os cultos de missões passaram a ser mais dinâmicos e aflorou o interesse da juventude em relação a missões. Em consonância com o progresso que a Igreja vinha passando com relação a esta obra, o Departamento de Missões continuou desenvolvendo seu trabalho e no ano de 1998 foi realizado um Seminário com o apoio da Secretaria de Missões da Assembleia de Deus em Alagoas (SEMADEAL).
Apesar de já existirem todos estes trabalhos sendo desenvolvidos por essa equipe, o Departamento de Evangelismo e Missões da Assembleia de Deus em Bebedouro só foi oficializado no ano de 2001, quando a SEMADEAL decidiu criar departamentos de missões em cada congregação do Estado. Neste tempo, a Igreja em Bebedouro era dirigida pelo pastor Amaro Antônio, que escolheu membros da equipe já formada para oficializar o Departamento de Missões - recém-oficializado o DEMADB que agora contava com uma equipe de 11 membros: Supervisor Geral: Pastor Amaro Antônio, Coordenadores: Dc. Marcos Jerônimo e Djacy Brandão, Secretárias: Rosemary Juvino e Lúcia Martins, Comissão de oração: James Pereira e Cícera Siqueira, Comissão de Evangelismo: Luciano Rafael e Olívia Cristina Tesoureiros: Cleverton Vasconcelos e Talvanes Ramalho.
Sob a direção do DEMADB, ainda no ano de 2001, foi realizada a primeira Blitz Missionária, inicialmente chamada “Pedágio Evangelístico”, que esteve concentrada na Praça Lucena Maranhão. Além de outros trabalhos menores, o DEMADB sob a idealização e apoio do pastor Amaro Antônio, realizou uma viagem evangelística para o povoado de Areias em Santana do Ipanema, Alagoas. Onde foram feitos trabalhos de evangelização com adultos e crianças.
No início de 2002, a coordenação mudou e o departamento foi dirigido pelo presbítero Edson Romão e pelo jovem Djacy Brandão. Neste ano a SEMADEAL decidiu ampliar as equipes de missões em todo o Estado, colocando grupos de apoio, os chamados Vogais, com isso a equipe cresceu, ficando com 18 membros.
Ainda em 2002, foi lançado o primeiro boletim informativo completo para que a igreja tivesse acesso às informações valiosíssimas de caráter missionário em suas mãos. Honrosamente, Bebedouro foi a primeira Igreja em Alagoas a desenvolver este trabalho em cultos de missões. Após ser totalmente concretizada aqui, a ideia do boletim se difundiu para outras igrejas, tornando os cultos missionários mais informados e mais dinâmicos.
No inicio de 2003, a coordenação foi novamente mudada, através de votação da equipe foram escolhidos os jovens Djacy Brandão e Rosemary Juvino. Mas Infelizmente, neste mesmo ano 2003, quando a Igreja estava sendo dirigida pelo pastor Donizete Inácio, o departamento de missões foi extinto sob a ordem do pastor da congregação, passando a existir apenas no nome. O DEMADB passou aproximadamente um ano sem existir, e foi apenas no ano de 2004, com a saída do pastor Donizete Inácio e a entrada do Pastor Robson Laurentino, que a equipe novamente se ergueu, agora sob a tutela do presbítero Netilson José e do aux Djacy Brandão. Este foi um bom tempo, marcado pela reestruturação da equipe e pelo aumento progressivo da oferta missionária em Bebedouro.
Após a saída do presbítero Netilson José, o pastor Robson Laurentino coloca a coordenação do DEMADB mas mãos dos Aux. Djacy Brandão e James Pereira. No ano de 2006, foi realizada a 1ª Feira de Missões, onde foi falado sobre a cultura de vários países. Mais uma vez o grupo estava na ativa. Foram desenvolvidos inúmeros trabalhos evangelísticos e cada vez mais a Igreja estava ao lado desta equipe.
Após a saída dos Aux. Djacy Brandão e James Pereira, em 2008, a direção do DEMADB passou a ser exercida através de votação pelo Dc. Mariano Siqueira que com ousadia tem lutado para ver o DEMADB crescer . No ano de 2008 foi realizada a primeira semana missionária e a segunda feira de missões, um evento marcado por intenso quebrantamento e conscientização missionária.
O Dc. Mariano Siqueira também criou o chamado “café missionário” para envolver as crianças da congregação com a obra de missões. No ano de 2009 foi realizada a segunda semana missionária e a terceira feira de missões que de forma surpreendente vem trazendo mais membros da congregação interessados em participar desse eventos. Atualmente, o DEMADB está sob a direção: Supervisor Geral: Pr. Ricardo Oliveira. Coordenadores: Dc. Mariano e o Aux. Thiago Ferreira.
Tendo passado por várias lutas para conseguir se erguer e permanecer como uma equipe unida e trabalhando para ver o engrandecimento da obra missionária e evangelística em nossa igreja, a família DEMADB permanece firme e hoje completa 15 anos de existência. Neste dia tão especial para nós, queremos agradecer a Deus e a todos que fizeram parte desta história, que hoje é contada. Pois é de força em força que vamos levar o “Ide e anunciai” a todas as pessoas tanto em Bebedouro como no Brasil e no mundo.

Este Histórico foi desenvolvido com base nos relatos dos irmãos: Marcos Jerônimo, Cícera Siqueira, Mariano Siqueira e Djacy Brandão, James Pereira.

Postado em de 11 janeiro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More