quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Carro-bomba explode próximo a igreja

IRAQUE (16º) - Um carro-bomba explodiu nessa terça-feira, próximo a uma igreja no norte do Iraque, ferindo várias pessoas.

Um carro-bomba explodiu em Bartilla, cidade de maioria cristã, por volta de 12h, de acordo com a Agência Internacional de notícias assíria. A explosão ocorreu perto da igreja Saint George, mesmo local atacado na manhã de Natal por um grupo chamado Shabak.

Diversas pessoas disseram ter sido feridas no último ataque, e cinco foram hospitalizadas.

A explosão também danificou dezenas de casas e lojas.

A duas semanas atrás, os integrantes do grupo Shabak atacaram a cidade depois de tomar as fronteiras. Testemunhas afirmam que os criminosos agrediram uma procissão cristã que seguia para a igreja Saint Mary na manhã de Natal, atirando pedras em seus participantes.

Cerca de 100 homens armados tentaram invadir a igreja de Saint Mary, mas os seguranças não permitiram que eles entrassem, o que gerou um conflito e troca de tiros, deixando quatro cristãos feridos.

Os recentes ataques em Bartilla sucederam outro bombardeio na igreja de Saint Thomas, em Mosul, no dia 23 de dezembro, que causou duas mortes.

Desde 2003, mais de 200 cristãos foram mortos no Iraque e, desde junho de 2004, cerca de 65 igrejas foram atacadas, sendo 40 em Bagdá, 19 em Mosul, cinco em Kirkuk e uma em Ramadi.

Em julho de 2009, sete igrejas no Iraque foram bombardeadas em um período de 48 horas.


Fonte:www.portasabertas.org.br
Postado em 06 de janeiro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More