sábado, 16 de janeiro de 2010

Novo terremoto atinge Haiti e interrompe busca por sobreviventes



Terremoto deixa vítimas no Haiti


Tremos teve magnitude de 4,5 graus e atingiu a capital do Haiti, Porto Príncipe

Uma forte réplica - tremores de menor intensidade que seguem um terremoto - de magnitude 4,5 atingiu hoje a capital do Haiti, Porto Príncipe, interrompendo os esforços de busca pelas vítimas do terremoto de magnitude 7 que atingiu a cidade na terça-feira (12). Não há informações sobre novos desabamentos ou vítimas causadas pela réplica.

O novo tremor foi registrado às 13h59 pelo Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), com epicentro a 10km de profundidade e a 25km de Porto Príncipe. O terremoto de terça-feira foi registrado às 16h53 (19h53 no horário de Brasília) e teve epicentro a 15 quilômetros da capital.

As equipes estavam tentando libertar os sobreviventes presos sob os escombros do hotel Montana quando a réplica ocorreu. Segundo a agência de notícias Associated Press, em apenas cinco minutos as buscas foram retomadas.

O geofísico Paul Caruso disse que o novo tremor não pareceu forte o suficiente para causar muito dano, mas mesmo um tremor menor pode causar o desabamento de prédios já afetados pela tragédia de terça-feira.

Ainda não há um dado preciso sobre o número de mortos. A Organização Pan-americana de Saúde, ligada à ONU, diz que pode ter morrido cerca de 100 mil pessoas. Já o Cruz Vermelha estima o número de mortos entre 45 mil e 50 mil. Nesta sexta-feira, governo do Haiti afirmou estimar em 140 mil o total de vítimas.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, elevou na sexta-feira para 17 o número de brasileiros mortos no país - 14 militares e mais três civis, entre eles a médica Zilda Arns e o chefe-adjunto civil da missão da ONU no Haiti, Luiz Carlos da Costa.


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em de 16 janeiro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More