sábado, 2 de janeiro de 2010

Morreu o pastor Macedo, presidente da AD em Maringá (PR)




Pastor Macedo dormiu no Senhor na véspera de Ano Novo



João Barbosa de Macedo liderou por mais de 20 anos e dormiu no Senhor na véspera de Ano Novo

Maringá perdeu, no último dia de 2009, uma de suas mais representativas lideranças evangélicas. Presidente Emérito da Igreja Assembleia de Deus na cidade, a qual liderou por mais de duas décadas, o pastor João Barbosa de Macedo morreu, aos 89 anos, às 14h40 de quinta-feira (31).

O corpo foi velado no templo da sede em Maringá e sepultado, segundo nota publicada no site da Assembleia de Deus, em Ortigueira (PR), às 11 horas desta sexta-feira (1º).

De acordo com o blog do evangelista Luciano Brito, pastor Macedo nasceu em Tibagi (PR) em 5 de agosto de 1920, porém, cresceu em Ortigueira. Em 1946, casou-se com Agripina Lisboa de Macedo, com quem teve 16 filhos. Decidiu-se pela vida e conduta cristã em 1938, aos 18 anos.

Trajetória

Em 22 de março de 1992, pela primeira vez na sua história a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, transferiu-se de Curitiba para o interior do Estado. Mais precisamente instalou-se no interior do templo sede da Assembléia de Deus em Maringá, em sessão solene, outorgando o Título de Cidadania Benemérita do Paraná ao pastor João Barbosa de Macedo. Posteriormente, ele recebeu também da Câmara de vereadores de Maringá o Título de Cidadania Honorária do Município de Maringá. A essas duas honrarias o Pr. Macedo tributou toda a glória ao seu Senhor Jesus Cristo; declarou que “toda a igreja do Senhor era-lhe partícipe daquela honra que o levava a ser ainda mais humilde e servo de todos”; e destacou enfaticamente a cooperação da sua querida esposa Agripina Lisboa de Macedo.

Nasceu aos cinco dias de agosto de 1920, na cidade de Tibagi, Estado do Paraná, criado no município de Ortigueira – PR. Em 1946 casou-se com Agripina Lisboa de Macedo. Tiveram 16 filhos. Quando ainda pré-adolescente, foi sua tia Ida, a responsável pela primeira leitura da Bíblia Sagrada. Em 1938, quando tinha dezoito anos de idade, decidiu-se por Jesus e pela mensagem pentecostal, quando ainda os pentecostais sofriam grande perseguição no Sul do Brasil. Esse encontro com Jesus se deu em uma pequenina congregação de Faxinal de São Sebastião.

Em meados de 1940, quando transcorria a Segunda Guerra Mundial, apresentou-se para o serviço militar obrigatório, permanecendo no Exército Brasileiro até 1963. Serviu a maior parte do tempo de sua carreira militar, como sargento da cavalaria, destacando-se como instrutor do CPOR – um centro de preparação de oficiais, sendo-lhe aluno gente ilustre como o governador do Paraná, Roberto Requião.

Depois de vinte cinco anos prestados às Forças Armadas, aposentou-se com a patente de Primeiro Tenente, com uma ficha contendo dezenas de elogios. Concomitante a isso, era também soldado de Jesus, nunca deixando de trabalhar na obra de Deus, sendo inclusive um dos pioneiros do movimento pentecostal no Paraná.

Em 1959, já como ministro do evangelho, foi transferido para Curitiba, onde assumiu uma das diretorias do Abrigo Esperança, uma casa de saúde que dava hospedagem, atendimentos médicos prévios e encaminhamento de pessoas carentes que vinham do interior que se dirigiam à Capital buscando tratamento de saúde. Nessa época, pediu baixa do Exército Brasileiro, passando a dedicar-se exclusivamente à obra de Deus. Na Cidade Sorriso, liderou algumas Assembléias de Deus, chegando a ser, por dois anos, Vice-Presidente da Assembléia de Deus em Curitiba.

Por dezesseis anos, atuou como tesoureiro estadual das Assembléias de Deus, sempre por reeleição. Ficou conhecido pela maneira amorosa com que procurou tratar os pastores jubilados bem como a forma com que atendia as viúvas dos jubilados.

No dia 1º de maio de 1977, foi desafiado a assumir a presidência da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Maringá. Através de um sonho e de uma experiência mística com Deus, o Pai celeste orientou-lhe a aceitar a responsabilizante missão. Sua administração, diante dessa comunidade de fé teve como slogan: “Administração Conjunta”.

No dia 24 de abril de 2005, a igreja Evangélica Assembléia de Deus em Maringá comemorou os 28 anos de seu pastorado, rendendo ações de graças, ocasião em que os assembleianos honraram merecidamente seu pastor com o título de Presidente Emérito. Nesse mesmo dia passou a presidência da igreja ao Pastor Robson José Brito, recebendo assim a posição de Presidente Emérito concedido em Assembléia Geral .

Na data de 31 de Dezembro de 2009 às 14:40h passou a estar com o Senhor, na cidade de Maringá PR, por agravamento de problemas decorrentes do mal de halzaimer. Este servo de Deus formou quase trezentos Ministros do Evangelho na fé pentecostal, esparramados por Maringá, pelo Paraná, por todo o Brasil, pela América Latina, pela outra América, pela Europa, Ásia e África


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 02 de janeiro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More