sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Milhares de afegãos protestam contra possível queima de Alcorão

Afegãos gritam slogans antiamericanos e queimam pneus em protesto em Jalalabad, leste de Cabul


Pastor Terry Jones disse nesta quinta que havia desistido de queimar livros


Milhares de afegãos protestam nesta sexta-feira (10) contra os planos de um religioso norte-americano de queimar exemplares do Alcorão no próximo dia 11 de setembro. Segundo a agência de notícias Reuters, as manifestações se espalharam para a capital e pelo menos mais cinco províncias.

O pastor Terry Jones, líder da pequena igreja evangélica Dove World Outreach Center, na cidade de Gainesville, Flórida, disse na noite de quinta-feira que suspendeu o projeto de queimar os 200 livros. Logo depois ele disse que iria "repensar" a questão, mas nesta sexta ele reafirmou que não planeja queimar exemplares.

Centenas de pessoas se reuniram em Cabul, enquanto cerca de duas mil marcharam em direção à prédios do governo em Farah. Segundo uma autoridade da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um manifestante foi baleado e morreu nas proximidades de uma base da Otan em Badakhshan. Vários ficaram feridos. A manifestação começou após a oração que marcou o fim do Ramadã, ato celebrado com a festa de Aid El Fitr.

Esta foi a terceira grande manifestação no Afeganistão desde o anúncio de que um pastor norte-americano pretendia queimar exemplares do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. As críticas ao plano são inúmeras, do presidente Barack Obama a países como Índia e Indonésia, o de maior população muçulmana no mundo, passando pelo Vaticano, Irã e Iraque. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também manifestou preocupação com as possíveis consequências da queima do Alcorão.


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 10 de setembro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More