segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A situação da Síria atinge diretamente os cristãos jordanianos

 
 O extremismo islâmico e antagonismo tribal são os meios mais fortes de perseguição. A situação da Síria atinge diretamente os cristãos jordanianos

 Jordânia
A sociedade jordana é multiétnica - um fenômeno que também se reflete pela monarquia. A Jordânia abriga grandes grupos de refugiados, na sua maioria, provenientes do Iraque e da Síria, o que leva a pressão econômica, política e religiosa e é um fator forte de desestabilização.

 O número de cristãos no país caiu pela metade em um século. Por um longo tempo, a Jordânia foi um dos países mais liberais da região em termos de religião. No entanto, a maré parece estar virando contra os cristãos - especialmente para os convertidos cristãos de origem muçulmana que enfrentam constante perseguição.

 Comunidades históricas cristãs, cristãos convertidos de origem muçulmana e igrejas protestantes não tradicionais são os alvos principais dos perseguidores. Mas, as famílias contribuem muito para esse dado. A Portas Abertas recebeu relatos de cristãos detidos para interrogatório policial, com direito a agressões e sequestro (muitas vezes pela própria família). Vários foram forçados a se esconder no interior do país ou a fugir para o exterior por razões relacionadas com a fé.

 O desenvolvimento da guerra civil na Síria vai influenciar bastante na situação da Jordânia, incluindo a dos cristãos. Por enquanto, a situação é estável e nenhuma grande mudança está prevista para os cristãos.

 Por meio da oração, apoio espiritual e psicológico, a Portas Abertas tem ajudado os nossos irmãos jordanianos.

 "Eu hesito em pensar no meu futuro ou no futuro das crianças. Eu vivo o dia a dia. Não tenho sonhos irreais. Eu estou muito contente. Vi claramente a mão de Deus que se moveu de forma milagrosa no passado e que se mostrou para mim nessa batalha traumática. Sem dúvida, ele nunca nos deixará nem nos abandonará." Viúva Siham.
 





Postado: 26 de setembro de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More