quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Veja como aconteceu a abertura do túmulo de Jesus

 
 Entrada do local que, acredita-se, seja o túmulo de Jesus Cristo, em Jerusalém. (Thomas Coex/AFP)


O local, que fica na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, foi aberto no início da semana para ser investigado por arqueólogos e passar por restauração 

No início desta semana, o túmulo onde o corpo de Jesus Cristo foi sepultado, segundo a tradição cristã, foi aberto pela primeira vez desde 1555. Arqueólogos e pesquisadores da Universidade Nacional e Técnica de Atenas, que tiveram acesso ao local sagrado descobriram que a cama funerária onde o corpo teria sido colocado permaneceu intacta – uma das grandes questões que a abertura da tumba poderia esclarecer. O local, dentro da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, foi aberto para que sejam colhidas informações para futuras pesquisas e também para dar início ao projeto de restauração do local.

 Os trabalhos começaram em 26 de outubro, quando a edícula que recobre o túmulo foi aberta e uma placa de mármore que recobre a tumba foi removida pelos arqueólogos. Após sessenta horas de esforços para retirar o material que estava sob a lâmina, os pesquisadores encontraram uma nova pedra, com uma pequena cruz gravada. Após a remoção dessa segunda camada, os cientistas se surpreenderam ao encontrar, intocado, o que, acredita-se, seja o leito mortuário de Cristo.

 Segundo os arqueólogos, as pedras foram colocadas para evitar saques e danos provocadas pelas grandes levas de peregrinos ao local. A primeira camada foi posta, provavelmente, no momento do sepultamento. Já o segundo revestimento, em 1555. Após a remoção das placas, os cientistas colheram alguns dados e fecharam o túmulo novamente.

 Santo Sepulcro

 O lugar foi identificado pela mãe do imperador romano Constantino, Helena, em 326 d.C., que mandou construir a Basílica do Santo Sepulcro. A descoberta dos arqueólogos pode provar que a localização do túmulo não mudou ao longo do tempo, mesmo após um incêndio que atingiu a basílica em 1808, e resistiu durante mais de 2.000 anos.



Postado: 03 de novembro de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More