terça-feira, 22 de novembro de 2016

Uma missão para cumprir no Iraque

 “Como líder de igreja eu percebo que o simples fato de ‘estar aqui’ é algo que dá esperança para as pessoas; elas precisam de apoio e carinho nesse momento”


Iraque
Em Alqosh, as igrejas estão desempenhando seu próprio papel no pastoreio do rebanho cristão iraquiano. “Como líder de igreja eu percebo que o simples fato de ‘estar aqui’ é algo que dá esperança para as pessoas. Elas precisam de apoio e carinho nesse momento, precisamos nos unir. Lembro que, em 2014, mesmo com a presença do Estado Islâmico, o que alimentava os fiéis era exatamente isso, o fato de ter uma igreja para ir e um pastor para ouvir”, disse Gabriel*.

 Ele comentou que se sente na obrigação de impedir a partida dos irmãos, de alertar que não abandonem o país por causa desse momento de guerra. “O cristianismo no Iraque é como uma grande árvore que está aqui há mais de 2 mil anos, mas agora existem muitos inimigos querendo cortar essa árvore e se livrar dela”, compara o líder que viu quase toda sua família ir embora.

 “Eles decidiram deixar o país, todos da minha família, exceto uma irmã”, disse. E apontando para a cidade ele afirmou: “Essas pessoas são a minha família agora, meus irmãos e irmãs em Cristo”. Para manter a fé, Gabriel diz que depende muito das orações diárias e dos estudos bíblicos. “A palavra de Deus nos instrui sobre como lidar com a opressão e a violência. Jesus nos ensinou a não lutar contra a carne. O próprio Pedro foi repreendido por usar a espada quando Jesus foi traído. Devemos ser amáveis como Cristo nos ensinou”, enfatiza o líder.

 Ao entrar em Alqosh como visitantes, a equipe da Portas Abertas se surpreendeu ao ver como aqueles cristãos continuam abertos, hospitaleiros e amigáveis. “Todos esses anos de guerra não conseguiram endurecer seus corações”, disse um dos colaboradores. “Eu vejo nitidamente as pessoas se convertendo, não apenas na fé, mas também em seus comportamentos. A fé desses cristãos é como o ouro, que quanto maior a temperatura do fogo, mais puro fica. Pode doer muito, mas vale a pena ver o resultado”, conclui Araam*, outro líder cristão que trabalha na região.

 *Nomes alterados por motivos de segurança.

 Leia também
Igrejas e tendas cristãs oferecem conforto para os refugiados
Igrejas reabrem suas portas no Iraque



Postado: 22 de novembro de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More