quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Comunidade cristã passa a ser mencionada em livros escolares

 
 O Ministério Jordaniano de Educação reconheceu os cristãos como parte essencial da sociedade; agora o cristianismo é mencionado em livros escolares


 Jordânia
Recentemente, o Ministério Jordaniano da Educação realizou um movimento ousado e importante ao reconhecer os cristãos como parte essencial da sociedade no país. Em muitos países do Oriente Médio, a comunidade cristã sequer é mencionada em livros escolares. Visando ainda combater a influência do islamismo radical, o governo jordaniano introduziu reformas nos currículos escolares. Agora há novos tópicos abordados sobre a educação religiosa citando o cristianismo e incluindo imagens de igrejas e não só de mesquistas como era antes.

 Nas matérias sobre religião, cujo material era basicamente composto de textos inteiros do alcorão e frases do profeta Maomé, agora o tema é diversificado. Mas esse passo positivo para a igreja no país despertou também a indignação e a resistência de conservadores muçulmanos. Os livros mostram imagens de mulheres de todo o mundo, onde antes só havia fotos de mulheres cobertas com a burca e o véu islâmico.

 Jordânia, o 27º país na Classificação da Perseguição Religiosa, é uma nação muito afetada pelas guerras no Iraque e Síria, abrigando grandes grupos de refugiados, o que leva a uma instabilidade econômica, política e religiosa. Não tem sido fácil manter as atividades religiosas, nos últimos anos. Nos últimos cem anos, o número de cristãos no país caiu pela metade e aqueles que permaneceram na fé tiveram que enfrentar grande violência e perseguição. As novas medidas do Ministério da Educação são vistas como positivas pelos cristãos e a questão mais discutida entre eles agora é “se” o governo será capaz de manter sua posição diante da oposição dos conservadores e ativistas islâmicos.

 Motivos de oração

 Louve a Deus pela iniciativa do Ministério Jordaniano de Educação em reconhecer os cristãos como parte essencial da sociedade.
 Peça ao Senhor para quebrantar os corações dos conservadores e ativistas islâmicos e que eles tenham novo olhar sobre o cristianismo presente no país.
 Interceda pelos cristãos jordanianos perseguidos, em especial por aqueles que enfrentam prisões e por suas famílias, para que se mantenham firmes na fé, apesar de tudo.

 Leia também
Escritor cristão é morto a tiros na Jordânia
Cristã foge do marido e se refugia em igreja



Postado: 10 de novembro de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More