segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cristãos de Gaza celebram o Natal em Belém

Território fechado é liberado para as festas


Mais de 500 membros de uma comunidade cristã na Faixa de Gaza deixaram o território, que está bloqueado, para poderem participarem das celebrações de Natal em Belém.

Cerca de 3.500 cristãos vivem em Gaza entre 1,5 milhão de muçulmanos. As relações têm sido tradicionalmente boas, embora tenha havido violência esporádica desde que o movimento islâmico Hamas tomou o controle há três anos. Moradores que deixaram Gaza minimizaram as diferenças com o Hamas, dizendo que eles estavam solidários aos palestinos na luta contra Israel.

“Claro que estou muito feliz que vou ver meus parentes e juntá-los para o Natal. Acontece apenas uma vez por ano”, disse Hatem Al-Far. “O único problema é que eles [os israelenses] não emitiram licenças para todos os meus filhos.”

Após o Hamas assumir o poder, vândalos saquearam um convento católico romano e uma escola adjacente, quebrando cruzes e destruindo a face de uma escultura de Jesus de cerâmica. Nos meses seguintes, assaltantes não identificados detonaram uma bomba de fora de uma escola cristã, bombas incendiárias em uma livraria cristã, que matou um cristão que estava trabalhando. Hamas disse que está empenhado em proteger a minoria cristã, mas nenhuma prisão foi feita em nenhum dos incidentes. Os cristãos representam menos de 2% da Cisjordânia e de Gaza, em comparação com 15% em 1950. Como muitas outras comunidades cristãs em todo o Oriente Médio, muitos fugiram para nações vizinhas devido às tensões políticas e em busca de oportunidades econômicas.

O reverendo David Neuhaus, vigário católico romano para a população de língua hebraica de minoria cristã na Terra Santa, disse que a violência contra os cristãos de Gaza foi em grande parte “justiça pelas próprias mãos islâmicas fundamentalistas” e não o regime do Hamas. No entanto, ele disse, que a vida era extremamente difícil. “Eles não são orientados pelas autoridades, mas a vida não é simples quando você quer viver minuto a minuto de acordo com os costumes de diferentes religiões.


Fonte:http://www.cpadnews.com.br/
Postado em 27 de dezembro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More