terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Anistia Internacional teme ataques no Natal contra cristãos no Iraque

Pessoas observam carro destruído após ataque contra cristão em Bagdá

A Anistia Internacional pediu hoje ao governo iraquiano que proteja à comunidade cristã que corre o risco, a seu entender, de ser alvo de novos ataques durante o período de Natal. O exército iraquiano matou na madrugada de segunda-feira três líbios suspeitos de preparar atentados suicidas antes do Natal na cidade de Mossul (norte), indicou o ministério da Defesa.

"Os atentados contra cristãos e suas igrejas por parte de grupos armados se multiplicaram nas últimas semanas e tememos que os insurgentes tentem realizar importantes ataques contra os cristãos no Natal para obter um máximo de publicidade e colocar em dificuldade o governo", afirmou em um comunicado Malcolm Smart, diretor da Anistia para o Oriente Médio.

Ele também pede ao governo iraquiano mais proteção para as comunidades étnicas e religiosas mais vulneráveis. Em 31 de outubro, um ataque reivindicado pela Al Qaeda contra uma igreja católica síria de Bagdá matou 44 fieis e dois sacerdotes, causando o "êxodo" de milhares de cristãos do Iraque, segundo o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

A Igreja Católica Siríaca ou Igreja Católica Síria é uma Igreja católica oriental independente ligada à Igreja Católica. Dias mais tarde, uma série de atentados contra residências de cristãos em Bagdá causou seis mortos e 33 feridos.

Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 21 de dezembro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More