quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Funcionários Lao Destroy arrozais, expulsar os cristãos

Katin moradores perdem casas, animais, direitos sobre a terra por causa de sua fé.


DUBLIN, 29 dez (CDN) - Autoridades e moradores da vila de Katin na Ta distrito OIH, Saravan Província, no domingo (26 de dezembro) destruiu plantações de arroz cultivados por 11 famílias cristãs que anteriormente viviam na aldeia. A destruição seguiu à expulsão de mais sete famílias última quinta-feira (23 de dezembro).


Moradores drenada a água do arrozal, cercas queimadas que o cultivo protegido de animais e carimbada em novas mudas, para garantir que o arroz não cresce, a defesa do grupo Human Rights Watch para Liberdade Religiosa Lao (HRWLRF) relatou.


"Todas as 11 famílias estavam fazendo agricultura fora de época em seus campos de arroz em terras velhas da aldeia comunal de propriedade", disse um porta-voz da HRWLRF disse ao Compass. "Se eles não agrícolas, eles provavelmente irão perder o direito de trabalhar em suas terras. Além disso, eles precisam de arroz para sustentar-se. "


Os campos foram destruídos apenas alguns dias após o chefe da aldeia e as autoridades Katin outra aldeia armados com pistolas entraram nas casas dos outros sete famílias cristãs, totalizando 15 pessoas, e ordenou-lhes que desistissem de sua fé.


Quando eles se recusaram, os funcionários marcharam para fora da aldeia e avisou para não voltar.


Duas destas famílias professavam a fé, depois que autoridades expulsaram 11 famílias cristãs em janeiro último, e mais quatro famílias se juntaram a eles depois que os oficiais em julho ameaçou atirar em qualquer um dos cristãos expulsos que tentou retornar ao Katin.


No entanto, uma outra família professa fidelidade a Jesus Cristo depois de funcionários no final de outubro advertiu que as seis famílias cristãs seriam despejados em janeiro de 2011 se realizou às suas crenças. (Veja www.compassdirect.org, "Funcionários expulsar mais famílias cristãs da vila", 09 de novembro)


Os cristãos recém-expulso em seguida, buscaram abrigo com as 11 famílias que ainda viviam na borda da floresta apesar das garantias das autoridades provinciais e distritais que tinham todo o direito de permanecer na vila de Katin. (Veja www.compassdirect.org, "Funcionários Lao Visite cristãos expulsos, dar garantias", 19 de março.)


HRWLRF acredita que os funcionários de nível distrital pode ter aprovado secretamente o expulsões.


"As autoridades da Aldeia não costumam fazer nada sem consultar informalmente o chefe do distrito," um porta-voz disse ao Compass. "Então, é difícil acreditar que os oficiais da vila Katin estão simplesmente agindo por sua própria autoridade."


incidente da última quinta-feira (23 de dezembro) foi imediatamente comunicado ao distrito OIH Ta escritório de assuntos religiosos, mas até o momento nenhum funcionário havia respondido.


As famílias cujos campos de arroz foram destruídos também relatou o incidente ao distrito de escritórios agrícolas e assuntos religiosos, mas as autoridades ainda têm que responder.

Privados de direitos

Quando os oficiais da vila em janeiro passado expulsou a 11 famílias, totalizando 48 pessoas, por se recusar a renunciar à sua fé, os cristãos construíram abrigos simples na borda da floresta, mas sofreu com a falta de alimentação adequada e água.


As autoridades também destruíram suas casas, os animais apreendidos e documentos de matrícula essenciais e negado o seu acesso das crianças à escola da aldeia.


Em maio, os oficiais da vila concedida a permissão para levar as famílias de arroz armazenados nos celeiros de arroz da família para afastar a fome.


Pouco depois, os membros das 11 famílias retornaram fora de época para a sua fazenda arrozais família de arroz, ao lado da aldeia, a fim de preservar os direitos à terra e manter seus suprimentos de alimentos.


A vida na comunista no Laos é bastante comum. Moradores da vila de Katin não têm títulos de propriedade, mas é concedido o direito de cultivar lotes de terra de propriedade comunal. Se o terreno ficar ocioso, esses direitos revertem para a aldeia, de acordo com HRWLRF.

Laos é de 1,5 por cento cristã e budista 67 por cento, com o restante indeterminado. Artigo 6 º e artigo 30 da Constituição do Laos garantir o direito dos cristãos e outras minorias religiosas a praticar a religião de sua escolha, sem discriminação ou penalidade. Na realidade, porém, outras leis e políticas se contradizem e se restringir esses direitos, como confirmado pelo Departamento de Estado dos EUA em seu relatório de 2010 sobre Liberdade Religiosa Internacional.


FIM


Tradução: Mariano Siqueira

Fonte: Compass Direct
Postado em 29 de dezembro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More