sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pastores alagoanos conhecem o Pantanal Matogrossense

Visita dos obreiros alagoanos ao Pantanal


Pastor-presidente foi um dos que visitou o território natural

Depois de três dias de debates e tomada de decisões durante a 40ª Assembleia Geral Ordinária, da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), alguns ministros alagoanos, inclusive o próprio pastor-presidente José Antonio dos Santos, conheceram parte de um dos territórios naturais mais belos do País – o Pantanal Matogrossense. Eles atravessaram o rio de barco, pisaram no solo de uma fazenda que fica já na entrada do Pantanal e ainda tiveram contato com um dos bichos mais temidos e comuns naquele lugar – o crocodilo.

Alguns pastores tiveram coragem e seguraram no rabo do animal. Acompanhados por guias turísticos, os ministros não temeram o perigo e aproveitaram o dia de lazer com bastante entusiasmo. A vegetação nativa e a fauna presente no Pantanal chamaram a atenção dos alagoanos.

No culto de doutrina desta terça-feira (19), o pastor José Antonio e o pastor José Laelson comentaram sobre esta aventura. Disseram que a visita foi surpreendente do início ao fim. Além disso, falaram que o lugar é muito bonito, onde é possível perceber a grandeza de Deus. Segundo o pastor Josias Emídio, de Messias, que também integrava a comitiva, não deu para entrar nas terras propriamente ditas do Pantanal. Mesmo assim, ele conta que o lazer foi muito agradável.

Conheça mais sobre o Pantanal

O Pantanal abrange 12 municípios dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estendendo-se pela Bolívia e Paraguai. Seu maior território encontra-se no Mato Grosso do Sul, é conhecido como Pantanal Sul e tem como porta de entrada a cidade de Corumbá. Sua localização faz com que grande parte do território pantanense se transforme em descampados ou grandes lagoas durante boa parte do ano.

A grande diversidade da fauna é um dos seus grandes atrativos seja ela aquática (jacarés, peixes...), terrestre (capivaras, antas, cervos-do-pantanal) ou aérea (garça, arara-azul, tuiuiú). Primeiramente o Pantanal era habitado por indígenas da tribo Guarani. Sua economia, atualmente, se baseia na pecuária de corte no turismo.

O clima no Pantanal é quente com duas estações do ano bem definidas: seca (maio a setembro) e chuvosa (outubro a abril). A temperatura média é de 30ºC. A época ideal para visitar o Parque é no período seco, devido à facilidade de acesso e a temperatura mais amena.

A vegetação característica é o cerrado, onde é possível encontrar árvores como pequi, lixeira e ipê-amarelo. Nas áreas mais elevadas e mais secas pode-se encontrar jatobás, coroa-do frade e barriguda. Há ainda uma grande variedade de plantas aquáticas e de brejo como as vitórias-régias e aguapés.

Seu relevo é quase todo plano. Ao norte do Pantanal estão as serras dos Parecis, Azul e Roncador. Ao leste a Serra de Maracaju, ao sul a Serra da Bodoquena e a oeste estão os charcos paraguaio e boliviano.

A cozinha pantaneira não pode deixar de ser provada. Com uma grande diversidade de peixes, o pacú e o pintado são os mais famosos. O pintado pode ser servido a urucum ou ensopado. O pacú é servido frito.



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
22 de abril de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More