sábado, 9 de abril de 2011

Nepal Bomber Igreja Faked Arrependimento

Ram Prasad Mainali


Preso chefe do grupo militante hindu usava o cristianismo para encobrir a extorsão, o terror.

KATMANDU, Nepal, 04 de abril (CDN) - O chefe de um grupo militante extremista hindu procurou disfarçar sua extorsão e atividades terroristas atrás das grades, afirmando que ele havia se arrependido do bombardeio de uma igreja no Nepal e mostrando interesse no cristianismo, de acordo com investigadores.


A revelação surgiu quando a agência de investigação do premier do Nepal frustrou uma conspiração para explodir uma série de bombas desenvolvido por Ram Prasad Mainali, ex-chefe do militante hindu do Nepal roupa Defesa Army (NDA), na capital de Kathmandu. Polícia em 4 de março prendeu seis coortes de Mainali carregando poderosas "bombas socket" - de fabricação caseira, armas de mão do tipo granada-feitos de juntas do encanamento - e pó de alto poder explosivo, para ser usado como parte de um plano para extorquir dinheiro de empresários, O Himalayan Times relatou.


Em uma entrevista no ano passado, Mainali contou ao Compass que a sua interação com os cristãos dentro de cadeia em área de Katmandu Nakkhu o levaram a se arrepender de seus atos e ler a Bíblia (ver "Bomber no Nepal se arrepende, admite Link Brasil," 04 de janeiro, 2010). Mainali foi preso em 05 de setembro de 2009 para explodir uma bomba em uma paróquia católica, em Katmandu, Nossa Senhora da Assunção, que matou um adolescente e uma mulher recém-casada e feriu mais de uma dúzia de pessoas em 23 de maio daquele ano.


Antes da entrevista Bússola, Mainali tinha enviado uma carta manuscrita da prisão para uma revista mensal cristãos no Nepal, Ashish Hamro (Nossa Bênção), dizendo que se arrependeu de ter atacado os cristãos.


Um trabalhador cristão local que havia conhecido Mainali disse que o suicida igreja usou o cristianismo para iludir a vigilância policial.


"Fiquei desanimado quando eu aprendi recentemente que Mainali ameaçou alguns pastores com os ataques violentos, exigindo o dinheiro da proteção deles", ele disse ao Compass sob condição de anonimato.


A fonte disse Mainali ameaçou pastores e ele sabia por telefone. Ele suspeita que um companheiro de prisão, Jeevan Rai Majhi, antes considerado um convertido ao cristianismo, tinha dado o número de pastores telefone para Mainali. Majhi, anteriormente um notório criminoso, teriam aceitado a Cristo dentro da prisão, e as autoridades carcerárias fez dele o líder da prisão. Ele também liderou um grupo de estudo da Bíblia na prisão.


"Alguns presos que freqüentam o estudo da Bíblia na cadeia Nakkhu me disse que Mainali dividiram o dinheiro de extorsão com Majhi, o que despertou o ciúme entre os outros presos, que relatou às autoridades prisão", disse a fonte.


Cerca de 150 prisioneiros Nakkhu comparecer à Igreja do Evangelho dentro das instalações da prisão, embora Majhi já não é conduzi-lo. Ambos Mainali e Majhi foram recentemente transferidos, Mainali a-Dilli Bazaar prisão e Majhi ao Médio Nepal Central Jail.


Vice-Inspector Geral da Polícia Central de Investigação e Bureau (CIB) Diretor Rajendra Singh Bhandari disse o Kathmandu Post que a prisão dos homens Mainali foi uma "grande conquista" que evitou "mortes em massa" na capital.


"Parece que Mainali tinha enchido as mentes dos detidos" com os sonhos de ganhar dólares rápida através do terror ", o diário citou uma investigação oficial como dizendo.


A fonte cristã disse que ainda espera para o arrependimento genuíno e Mainali Majhi.


"Mainali e Majhi deve ter pelo menos algum conhecimento da Bíblia", disse ele. "Então, eu ainda estou esperançoso de que eles iriam refletir sobre quem é Deus e verdadeiramente se arrependem de suas maneiras como eles gastam o seu tempo na prisão incomunicável células [proibido de falar com qualquer pessoa de fora]".


Segundo o The Kathmandu Post, a CIB estava observando Mainali na sequência de denúncias que ele exigiu grandes somas de dinheiro de empresários e outros.


"Ele tinha vindo a fazer telefonemas e enviar cartas de demanda para eles", relatou o jornal em 4 de março.


Bússola solicitou uma entrevista com Mainali na cadeia-Dilli Bazaar, que os oficiais se recusaram.


"Temos ordens de não permitir que Mainali para atender ninguém", disse um oficial.


Mainali anteriormente disse ao Compass que ele formou o NDA com o apoio dos nacionalistas hindus na Índia em 2007 para restabelecer a monarquia hindu, que caiu depois de uma década de luta armada pelo ex-guerrilheiros maoístas atingiram um pico em 2006, quando todos os partidos políticos se juntou protestos contra o rei Gyanendra.


A NDA é também acreditado para ser responsável pelo atentado mesquitas e matando muçulmanos e cristãos, incluindo o Rev. John Prakash Moyalan, um padre católico que foi diretor da instituição educacional Dom Bosco, no leste do Nepal, em junho de 2008. Enquanto os cristãos no Nepal enfrentou a perseguição nas mãos da monarquia hindu até 2006, os atores não-estatais têm sido atacá-los desde que o país iniciou a transição para uma democracia secular.


"Vários incidentes de violência religiosa incitou dirigida a religiões minoritárias e suas propriedades foram registrados desde a assinatura do acordo de paz [entre o governo provisório e os maoístas, em 2006]," um local Organização Não-Governamental, Setor Informal Service Sector (Insec ), registado no ano passado.


"Embora movimentos têm sido feitos para promover a tolerância religiosa e um clima de paz e cooperação, nesta área deve ser continuamente monitorada", afirmou um relatório de insecticidas, "Compromisso versus Realidade", que mencionou os ataques aos cristãos de roupa de Mainali.


Dos cerca de 30 milhões de pessoas no Nepal, apenas 0,5 por cento são cristãos, e mais de 80 por cento são hindus, segundo o censo de 2001. O número atual de cristãos, no entanto, acredita-se ser muito maior.


Fonte: One News Now
Postado em 09 de abril de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More