sexta-feira, 22 de abril de 2011

EDITORIAL

indios brasileiros


A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes.
Hoje, no Brasil, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas, que perfazem aproximadamente 0,25% da população brasileira.
Há uma grande diversidade cultural entre os povos indígenas no Brasil, entre elas estão a habitação coletiva e a arte fazendo parte da vida diária encontrada em potes, redes e esteiras. Sendo que, uma boa parte da cultura indígena entristece ao nosso Deus, a exemplo temos os RITOS DE PASSAGEM (a cada fase da vida o individuo passa por determinado ritual para marcar a mudança de estado), o KUARUP OU QUARUP (ritual no qual se presta culto e homenagem aos mortos) e não poderíamos deixar de citar aqui os lamentáveis casos de INFANTICÍDO (as crianças que nascem “defeituosas” são enterradas vivas por serem consideradas maldição).
Além da cultura que é um forte impecílio no ato da evangelização, é importante destacar ainda que, atualmente, existem muitas tribos que estão isoladas e protegidas pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), ou seja, estas não podem receber o evangelho para que cultivem e mantenham a cultura indígena.
Outra dificuldade encontrada na evangelização do índio são as línguas e dialetos. Um estudo realizado no ano passado mostrou que, no Brasil, existem 181 línguas indígenas, sendo que destas apenas 58 possuem a Bíblia Sagrada ou o Novo Testamento ou Porções Bíblicas traduzidas. Ou seja, existem 123 Línguas indígenas que NÂO POSSUEM ACESSO DIRETO A PALAVRA DE DEUS.
Mas mesmo em meio a dificuldades Deus tem mantido uma igreja indígena firme, e esta igreja esta presente em 150 etnias das 228 existentes no Brasil. A evangelização indígena é feita através de projetos sociais, por meio da educação e da saúde.
O POVO INDGENA BRASILEIRO CLAMA PELA PALAVRA DE DEUS. VAMOS ORAR PARA QUE:

• Deus continue enviando servos dispostos a levar a Sua palavra aos lugares mais remotos de nosso país;
• As etnias que ainda não têm presença missionária recebam com urgência a palavra de Deus;
• A Bíblia Sagrada seja traduzida com urgência em 10 etnias com carência confirmada;
• Deus capacite os indígenas para o serviço e liderança da igreja local.



Postado em
22 de abril de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More