quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cristão se reelege presidente na Nigéria após conquistar 58% dos votos

Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan


Resultado trouxe ontem violência no norte do país, região de maioria muçulmana

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, venceu as eleições promovidas no sábado passado por ter alcançado 58% dos votos, o que resultou ontem em violência no norte do país, região de maioria muçulmana.

O responsável pela comissão eleitoral, Attahiru Jega, anunciou o resultado hoje à noite. Jonathan, candidato cristão, venceu com uma diferença superior a dez milhões de votos o muçulmano Muhammadu Buhari.

A violência se espalhou rapidamente por 13 Estados da nação mais populosa da África. Prédios foram incendiados, tiros, disparados, o que fez com que as pessoas se trancassem em casa. Os rebeldes, descontentes com os números finais do pleito presidencial, queimaram pneus e jogaram pedras nas forças de segurança. "O estrago foi imenso. Muitos prédios foram queimados: casas, comércio e centros religiosos", disse Umar Mairiga, membro da Cruz Vermelha nigeriana.

Mairiga disse que sua organização estima que mais de 270 pessoas tenham sido feridas, e outras 15 mil tenham ficado desabrigadas por causa dos protestos. Observadores disseram que não houve fraude nas eleições. Em relação às anteriores, houve queda considerável de roubo de urnas. A Nigéria possui um longo histórico de violência e pleitos contestados desde que os militares deixaram o poder, e a democracia, há exatos 12 anos, foi abraçada.



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
20 de abril de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More