sexta-feira, 22 de abril de 2011

PALAVRA MISSIONÁRIA

Aux. Marcos Felipe


Fazendo missões seguindo o exemplo de JESUS.


Para fazermos missões de uma forma eficiente precisamos seguir os passos do maior missionário da história: JESUS. O apóstolo João escrevendo a sua primeira missiva diz que “aquele que diz que está nele também deve andar como Ele andou” (1Jo 2.6). Ao lermos a passagem escrita no evangelho de Jesus cristo segundo Mateus no capítulo 9 dos versículos 35-38, começamos a perceber algumas verdades acerca da obra missionária que iremos meditar a seguir:

1- Em primeiro lugar a bíblia diz: “Percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” MT 9.35 (Percorrer: andar por; correr por; mover- se por).
A primeira verdade que precisamos aprender é que para fazer missões não podemos ficar parados, precisamos nos movimentar de alguma forma para alcançar as almas; entrar em ação. Vivemos uma época em que a igreja está parada, sentada dentro de quatro paredes esperando que almas venham e se entreguem por elas mesmas.
O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos disse: “como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão se não há quem pregue?” (Rm10.14). Pode acontecer de o Senhor tocar no coração de uma pessoa e ela se render aos seus pés espontaneamente? Sim, porque não? DEUS é soberano! Porém temos que entender que quando o SENHOR enviou “os doze” (Mt 10) Ele disse: “ mas Ide antes as ovelhas perdidas da casa de Israel e, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos Céus”. (v.6, v.7); depois da sua ressurreição em Marcos 16.15 disse-lhes: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”; isso também foi expresso por Jesus na chamada “grande comissão” em Mateus 28.19 em que Ele diz para nós: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (ir: pôr-se na direção de; deslocar-se).
Baseado nisso que lemos, vemos que o Senhor Jesus tem o desejo de “ir” em busca daqueles que se perdem, de movimentar-se incessantemente para que esse propósito se cumpra. Ele deixa isso mais evidente no cap.15 de Lucas, quando Ele nos conta a parábola da ovelha perdida em que o pastor vai à busca da ovelha que se perdeu (v.4). “Deixemos as nossas vontades de lado, e vamos à busca de almas para o Senhor Jesus”.
2- “E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles porque andavam desgarradas e errantes como ovelhas que não tem pastor”(v.36).
A visão é algo que o senhor precisa restaurar em nossa vida como seus servos. O fato de termos a visão danificada nos impede de seguirmos a Jesus “pelo caminho”, isso foi evidente na vida do cego de Jericó, em que a bíblia diz que aquele cego não seguia a Jesus, mas estava “assentado junto ao caminho”, ou seja, parado (Mc 10.46); mas depois que o Senhor o restaurou a visão ele seguia a Jesus “pelo caminho” (Mc 10.52). (se quisermos fazer realmente a vontade do SENHOR, precisamos clamar a “Jesus Filho de Davi” para que Ele tenha misericórdia de nossa vida e restaure a nossa visão).
Em outro episódio da vida de Jesus, lhe trazem um cego em que o senhor o cura gradualmente, o Senhor o toca por duas vezes: na primeira vez Jesus “perguntou-lhe se via alguma coisa”, e o cego disse: “vejo os homens, pois os vejo como árvores que andam” (Mc 8.24). Jesus logo percebe que aquele homem precisava ser tocado de novo para que a sua visão fosse restaurada totalmente, pois os homens não são árvores, seres que servem de matéria prima para nos dar algum “lucro”. São seres que possuem uma alma. O homem sem dúvidas tem muitas necessidades, mas Jesus tem a visão do que ele verdadeiramente precisa. No evangelho segundo Lucas vemos o relato de um paralítico (o paralítico de Cafarnaum) que trouxeram a Jesus para que Ele o curasse, e a bíblia diz que Jesus vendo a fé daquele homem disse: “homem os teus pecados te são perdoados” (Lc 5.20); será que o Senhor não viu que aquele homem estava doente e queria andar, estava precisando de uma cura física? Não é isso! É que Jesus bem sabe que de todas as necessidades que um homem tem, a maior delas é a SALVAÇÃO. É essa visão que nós como servos de DEUS temos que ter, para assim irmos à busca das almas que se perdem. “oh SENHOR restaura a nossa visão!”.
3- “Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mais pouco são os ceifeiros”. Rogai, pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para sua seara (v.37, v.38).
A terceira e importante verdade que precisamos aprender e aplicar em nossas vidas acerca da obra missionária é a oração. É necessário percebermos que a primeira atitude de Neemias em sua importante missão de reconstrução dos muros de Jerusalém foi a oração (Ne 1.4;2.4). Para escolher os seus doze discípulos o senhor “subiu o monte a orar e passou a noite em oração a DEUS” (Lc 6.12). A oração nos leva para mais perto do senhor da seara, criando assim um laço de intimidade com Ele. Assim nós conhecemos cada vez mais a sua vontade, e aprendemos a se importar com o que Ele se importa: A SALVAÇÃO DE ALMAS. Temos de ter consciência de que: “sem Ele nada somos, e sem ele nada podemos fazer” (Jo 15.5). O próprio Jesus em sua oração sacerdotal pôs em prática essa verdade quando disse: “Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra hão de crer em mim” (Jo 17.20). Jesus nessa oração apresentou ao Pai a mim e a você; é nosso dever orarmos para que o evangelho de Jesus seja cada vez mais propagado, e pelas almas que ainda não se converteram, para que elas como nós se convertam e desfrutem da presença magnifica do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. O profeta Isaías profetizou acerca do messias dizendo: “... e pelos transgressores intercedeu.” (Is 53.12c).
Que o Senhor Jesus venha a nos ajudar a aplicar essas verdades em nossas vidas para que assim venhamos a está no centro da sua vontade. Deus nos abençoe!


Postado em 22 de abril de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More