domingo, 20 de junho de 2010

Em AL, sobe para 21 municípios atingidos pela chuva e mais de mil desaparecem

Cheia em Quebrangulo-AL: à procura do que restou


Só em Quebrangulo mais de 800 casas foram destruídas; seis pessoas morreram


No começo da noite de hoje, dados oficiais da Defesa Civil revelaram que as enchentes provocaram destruição em 21 cidades alagoanas. Pelo menos seis mortes já foram confirmadas e 1.009 pessoas estão desaparecidas. O número maior, conforme o relatório mais recente, divulgado às 19h35, afirma que mil delas são de União dos Palmares. Os municípios atingidos são: Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, Jundiá, Jacuípe, Branquinha, São Luiz do quitunde, Matriz do Camaragibe, Paulo Jacinto, Murici, Rio Largo, Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela,Maragogi, Marechal, Satuba e Anadia.

Destes municípios, os seis que comportam o maior número de desabrigados são: União dos Palmares, com 9 mil; Santana do Mundaú, com 4.320; Quebrangulo, com 809 casas destruídas e 4.000 desabrigados; Paulo Jacinto e Murici com o mesmo número de desabrigados e Branquinha com 3.200. Informações dão conta de que a comunidade quilombola Muquém, localizada em União do Palmares teria sido inundada e que 53 pessoas estavam desaparecidas.

Os resgates das vítimas estão sendo feitos com botes e helicópteros. As pessoas estão sendo levadas para ginásios e escolas. De acordo com assessoria, o governo federal disponibilizou o ministro de Integração Nacional, João Santana, e o ministro de Defesa Social, Nelson Jobim para avaliar os danos causados pelas chuvas em Alagoas. Eles garantiram a disponibilização de comida, água e colchões como auxílio emergencial. A partir deste domingo cinco helicópteros ficarão à disposição da Defesa Social para o resgate das vítimas nos municípios.

A Polícia Militar - por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental - disponibilizou equipes, que ficaram distribuídas em Rio Largo e de Murici. De acordo com o comandante do BPA, tenente-coronel Maxwel, civis emprestaram dois barcos para auxiliar nos resgates. "Como não tínhamos carretas, conseguimos com civis um barco inflável e um outro de salvamento simples para seguirmos até esses municípios, além de duas viaturas com outras guarnições da PM", completou.

Por meio de nota oficial, a Polícia Rodoviária Federal informou que a BR 316 está sem acesso, no quilômetro 268, trecho de Satuba. Com as pontes invadidas pelas águas do Rio Mundaú, o único acesso liberado é pelo trevo do Pólo.








Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 20 de junho de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More