sábado, 11 de fevereiro de 2012

Violentos confrontos étnicos dentro do Sudão

Sudão

Desde que um grupo de oito mil homens armados provenientes da tribos Nuer, no estado de Jonglei, atacaram a tribo Murle, no condado de Pibor, no fim de dezembro do ano passado a violência entre esses dois grupos étnicos aumentou drasticamente.

A expectativa é de que 120.00 pessoas tenham deixado ou sido expulsas de suas casas por causa da violência. Várias igrejas se viram no meio do conflito e foram profundamente afetadas pelos embates; além disto, vários cristãos perderam suas vidas.

Um parceiro da Missão Portas Abertas, morador do condado de Pibor, ficou chocado com os acontecimentos em Lekwangole e na cidade de Pibor.

“O tamanho da destruição de vidas humanas e também de propriedades, tanto em Lekwangole quanto em Pibor, é impressionante e inacreditável. Seres humanos estão sendo mortos como bodes”, declara Orozy Daky. “Milhares de pessoas que tiveram que fugir de suas casas estão retornando dos esconderijos para a cidade de Pibor em busca de comida, abrigo, remédio e roupas”.

Mais de 50.000 desabrigados estão recebendo alimentação do Progama Alimentar Mundial, das Nações Unidas, no Condado Pibor. A maior parte dos afetados no conflito são mulheres, crianças e idosos.

O representante do governo, James Keya Papa, disse que a violência inter-tribal afetou seriamente a vida das pessoas e prejudicou a capacidade delas de se sustentarem.

“Estamos sobrecarregados com o número de pessoas que chegam a cada dia para se registrar, e esse número tende a crescer à medida que as pessoas saem de seus esconderijos depois de fugirem do ataque de Luo-Nuer”.

“A juventude deveria desistir do sentimento de ódio em relação às outras tribos”, ele acrescenta, “em vários países existem tribos que convivem em paz. Quero mandar um recado para os jovens; esse não é um tempo de guerra. Esse é um tempo de paz”.

Tendo em vista a recente tragédia ocorrida em Pibor, a importância de um local como o Centro de Treinamento Cristão Emanuel (ECTC, em inglês) é, mais uma vez, reconhecida e apreciada.

No ECTC, acreditamos que o único caminho para a mudança na situação do ódio entre tribos no Sudão é unificando o povo sudanês através da Luz de Cristo. Nosso alvo é apresentar uma nova maneira de pensar na mente dos líderes da Igreja e equipá-los com as ferramentas espirituais que os capacitarão a alcançar suas comunidades para o Senhor Jesus.

O primeiro semestre de 2012 está para começar. Esperamos ansiosamente que Deus nos use para transformar vidas.

Pedidos de oração:

• Por favor, orem para que os alunos do ECTC façam uma viagem segura.

• Ore pela proteção de suas famílias.

• Ore pela saúde de cada um dos participantes.

• Por favor, ore para que o Espírito Santo gere unidade entre os alunos à medida em que eles se conhecem.


Postado em 10 de fevereiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More