quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Três homens diferentes

Pr. Napoleão de Castro É teólogo, conferencista e pastor da Assembleia de Deus na cidade de Cacimbinhas-AL


É interessante fazer uma leitura nas duas cartas de João, o Apóstolo amado, e descobrir que o tema ou a preocupação de João era combater os falsos mestres. É interessante fazer um contraste entre a segunda e a terceira epístolas deste Apóstolo.

A segunda carta adverte a “senhora eleita”. Talvez a senhora eleita seja um título da igreja. Ele fala sobre os falsos mestres de fora da igreja, como líderes com o comportamento de ditadores dentro da congregação.

Os falsos mestres na segunda carta de João valiam-se do amor para negar a verdade. Esta carta fala sobre três homens: Gaio, Diótrefes e Demétrio (V. 1,9-12). Na igreja visível, há salvos e perdidos.

Há cristãos verdadeiros e cristãos falsos. Há os que amam a Deus e buscam a sua glória e aqueles que amam a si mesmos e estão interessados apenas na sua própria glória. Onde há pessoas, há problemas, mas também existe possibilidade de resolução dos problemas. Consideremos agora os três homens desta carta, observando o perfil de cada um.

Demétrio, um homem que têm bom testemunho da própria verdade – v. 12. Como Gaio, ele andou na verdade e obedeceu a verdade. A genuinidade cristã de Demétrio não precisava da prova dos homens; era provada por si mesma. A verdade que ele professa estava encarnada nele. Isso não significa que era perfeito, mas sim que levava uma vida coerente, procurando honrar ao Senhor.

Tanto a igreja quanto a Palavra davam testemunho da vida de Demétrio, e agora, o apóstolo faz o mesmo, isto significa que Demétrio teria problema para com o “ditador” Diótrefes. O apóstolo amado sabia por experiência própria e não se envergonhava de confessar que Demétrio era um homem de Deus.

Nobre irmão, qual destes três homens você é?

CONSULTA
Wiersbe, Warren. Comentário Bíblico. Volume II.
Conheça a sua Bíblia. Comentário das cartas de João. Bíblia chave.


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
22 de fevereiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More