terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Anglicano Robinson Cavalcanti e esposa são mortos pelo filho adotivo

Bispo Edward Robinson de Barros Cavalcanti, 68 anos


Casal não resistiu aos ferimentos e faleceu na noite deste domingo

Um crime bárbaro chocou os cidadãos de Pernambuco e o meio evangélico brasileiro neste fim de semana. Às 22h de ontem, 26 de fevereiro, na cidade de Olinda (PE), o bispo Edward Robinson de Barros Cavalcanti, 68 anos, e sua esposa, Miriam Nunes Machado Cotias Cavalcanti, 64 anos, foram assassinados a facadas pelo filho adotivo do casal, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, 29 anos. Segundo informações do delegado Josedith Ferreira, responsável pelo caso, o rapaz é usuário de drogas e havia três dias que chegara dos Estados Unidos, onde fora preso por porte de drogas. O delegado afirma ainda que, segundo testemunhas, o jovem foi visto amolando uma faca peixeira antes do crime.

O bispo anglicano faleceu ainda dentro da casa da família no bairro de Bultrins. Sua esposa, porém, chegou a ser socorrida e levada para o hospital, mas também não resistiu e veio a falecer. Após atacar os pais, Eduardo tentou se matar tomando veneno e se esfaqueando. Levado ao hospital, o jovem já não corre risco de morte. Ele está internado no Hospital da Restauração, em Recife, sob custódia de policiais e quando receber alta, será encaminhado para exames no Instituto de Criminalística, de onde será levado para o Centro de Triagem de Abreu e Lima, o Cotel.

A Diocese de Recife da Igreja Anglicana do Cone Sul da América, que era liderada pelo bispo Robinson Cavalcanti, divulgou uma nota de falecimento em seu site, lamentando o ocorrido:

É com grande pesar que a Igreja Anglicana – Diocese do Recife, comunica o trágico falecimento do Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e de sua esposa Miriam Cavalcanti, ocorrido neste domingo 26/02/2012 por volta das 22h na cidade de Olinda-PE.

A família diocesana agradece a Deus pela vida e devotado ministério do seu Pai em Deus, pastor, mestre e amigo, um verdadeiro profeta e mártir do nosso tempo, que lutou pela causa do evangelho de Cristo, por Sua igreja, bem como pela Comunhão Anglicana, e que contou sempre com sua esposa que, como fiel ajudadora, o apoiou em todos os anos de seu ministério. Partiu para a Eternidade deixando um legado de serviço, amor e firmeza doutrinária, pelos quais essa Diocese continuará.

Oportunamente estaremos divulgando dia, horário e local do seu sepultamento.

Revmº Bispo Evilásio Tenório – Bispo Sufragâneo Eleito

Revmº Bispo Flávio Adair – Bispo Sufragâneo Eleito

Rev. Márcio Simões – Presidente do Conselho Diocesano

Histórico

Robinson Cavalcanti nasceu em Recife (PE) em 21 de junho de 1944, filho de Edward Lopes Cavalcanti e Gerusa de Barros Cavalcanti. Ainda criança, se mudou para Alagoas, onde estudou até o Curso Ginasial. Seu pai era empresário e político. Nessa época, Robinson ainda era católico e desde cedo se já se envolvia com política estudantil, através da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (UESA). Mesmo católico, também se envolveu com espiritismo por meio da famíla de seu pai.

Em 1960, foi para o internato do Colégio Evangélico (Presbiteriano) XV de Novembro, na cidade serrana de Garanhuns (PE). Ali, em 21 de abril de 1960, aceitou Jesus Cristo como seu Salvador. Em 1961, voltou a Recife, onde passou a viver com seus avós paternos e a estudar no Colégio Nóbrega, dos Jesuítas. Em 31 de outubro de 1963, foi confirmado (confissão pública de fé após o batismo) na Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Em 1966, graduou-se em Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Católica de Pernambuco e também formou-se em Língua Inglesa na Sociedade Cultural Brasil-Estados Unidos.

No ano seguinte, Robinson graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Ali, participou ativamente da política estudantil de sua época, integrando o Diretório Acadêmico “Demócrito de Souza Filho”, da Faculdade de Direito e do Teatro Universitário. Por essa mesma época, ingressou na Aliança Bíblica Universitária (ABU). Pouco tempo depois, fez estágio no Departamento de Ciências Sociais da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA).

Ele foi advogado, assessor da ABU por 10 anos e professor nos Colégios Presbiteriano Agnes Erskine, no Colégio Americano Batista e no Colégio Sagrado Coração Eucarístico de Jesus. Optou pela carreira universitária, como professor de Ciência Política na Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), no Seminário Presbiteriano do Norte, na Universidade Católica de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em 1975, concluiu seu mestrado em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, da Universidade Cândido Mendes.

Robinson participou da fundação da Fraternidade Teológica Latino-americana em 1970, onde integrou, por sete anos, a sua Comissão Executiva. Integrou, também, a Comissão de Convocação do Congresso de Lausanne (1974) e a Comissão de Lausanne para a Evangelização Mundial por quatro anos, bem como a Comissão Teológica da Aliança Evangélica Mundial, na Unidade “Ética e Sociedade”. Filiou-se aos Gideões Internacionais e ao Rotary Club.

Desde então, passou a colaborar como articulista na imprensa escrita. Por dez anos escreveu a coluna dominical “Evangelismo” no Jornal do Commércio, em Pernambuco e, por dois anos, a coluna “Panorama Evangélico”, do Diário da Noite, também em Pernambuco. Escreveu por cinco anos para a revista “Kerygma” (São Paulo) e é o mais antigo colaborador da revista “Ultimato”. Foi candidato a deputado estadual em 1982 pelo PMDB e participou das campanhas pela Anistia e pelas “Diretas Já”. Foi presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil, Secção de Pernambuco, e um dos idealizadores e membros da primeira diretoria nacional do Movimento Evangélico Progressista.

Ainda nos anos de 1980, Robinson Cavalcanti filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), tendo coordenado, em nível nacional, as campanhas presidenciais de Lula entre as igrejas evangélicas, nas campanhas de 1989 e 1994. No PT, foi membro do Diretório Municipal e candidato a vice-prefeito de Olinda em 1996. Com a escalada de corrupção do governo do PT nos últimos anos, Robinson manifestaria publicamente sua frustração com o seu partido, mas ainda não abria mão do seu discurso politicamente progressista. Teologicamente, ele dizia ser opositor tanto do fundamentalismo evangélico quanto do liberalismo teológico, e sempre foi muito polêmico em seus posicionamentos, que o notabilizaram nos anos de 1980 e 1990.

Robinson foi presidente da ASAS, ONG de apoio aos portadores de HIV/AIDS. Desde 1976, deixou a Igreja Luterana para membrar-se na Igreja Episcopal do Brasil (IEB). Em 1997, foi ordenado bispo da Diocese de Recife da Igreja Anglicana. Durante mais de dez anos, fez parte da diretoria internacional da Fraternidade dos Evangélicos na Comunhão Anglicana. Foi também presidente da Junta Nacional de Educação Teológica da Igreja Anglicana no Brasil.

Robinson Cavalcanti era associado à rede de correntes ortodoxas anglicanas. Por não concordar com o posicionamento liberal da Igreja Anglicana do Brasil sobre a homossexualidade, ele e a Diocese do Recife saíram dela há alguns anos para integrar a Igreja Anglicana do Cone Sul da América, alinhada à maioria ortodoxa da Comunhão Anglicana.



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
27 de fevereiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More