sábado, 26 de dezembro de 2015

Pastor iraniano liberado após cinco anos de prisão

Um pastor iraniano foi lançado no início da prisão

Médio Oriente

A partir de World Watch Monitor

 de Um pastor iraniano foi lançado no início da prisão, apenas seis meses depois que ele deixou de recorrer de uma sentença de um ano  extra de prisão e 74 chicotadas por supostamente possuir álcool em sua cela na prisão.

 Farshid Fathi estava servindo uma sentença de prisão de seis anos - estendido para sete anos - para "ação contra a segurança do regime, estar em contato com organizações estrangeiras e propaganda religiosa".

 Que deverá ser lançado em dezembro de 2017, ele foi então informado por funcionários da prisão no início de julho que iria ser lançado este ano - naquela época eles disseram em 10 de dezembro

 Ele foi originalmente preso no dia 26 de dezembro de 2010, ao mesmo tempo que cerca de 60 outros cristãos, muitos pertencentes a igrejas domésticas em Teerã e outras cidades. A maioria dos que já foram libertados.

 O governador de Teerã, Morteza Tamadon, em janeiro 2011 descreveu os cristãos detidos como "extremistas" que "penetram o corpo do Islã como as pessoas corruptas e desviantes". Ele acrescentou que eles estavam tentando estabelecer "uma forma extrema do Cristianismo como o Taliban e wahabitas no Islã ".

 Fathi, que é um pai de 35 anos de idade de dois filhos, foi preso sem julgamento na prisão de Evin. Após 15 meses de incerteza, ele foi julgado em janeiro de 2012. Os detalhes de sua julgamento tribunal não foram publicados.

 Líder Supremo Seyyed Ali Khamenei do Irã havia feito um discurso em outubro de 2010 dizendo que igrejas domésticas deve ser "tratado". Uma nova onda de vigilância e detenções contra os cristãos seguido logo depois, com líderes de grupos de igrejas domésticas, como Farshid Fathi, especialmente escolhido para detenções mais longos. Nascido em uma família muçulmana, Fathi se tornou um cristão com a idade de 17 e, no momento de sua prisão ele estava trabalhando em tempo integral como um pastor e líder de igrejas domésticas.

 Antecedentes

 Estimativas de elementos de prova fornecidos pelo Centro Americano para Lei e Justiça, o artigo 18 e Middle East Concern sugerem que, em Maio de 2015, havia 90 pessoas detidas em prisões iranianas por conta de sua fé e prática cristã.

 De acordo com o 2015 World Watch List por Portas Abertas, o Irã ocupa o sétimo lugar no top 10 países onde os cristãos são perseguidos severamente.

 O principal motor de perseguição no Irã, ele diz, é "extremismo islâmico"; cristãos de origem islâmica são especialmente direccionados. Um número crescente de igrejas de língua Farsi foram obrigados a fechar, alguns dos quais têm sido há séculos. Este é um desenvolvimento que não tenha sido visto na história da Igreja no Irã, afirmou o Watch List Mundial.

 "As expectativas eram altas quando o presidente Rouhani assumiu o cargo em 2013. No entanto, os seus poderes são limitados e, a curto prazo, não há mudanças concretas são esperados para as minorias religiosas", disse a Portas Abertas.

 Mohabat News relata que mesmo muçulmanos sunitas "não pode apreciar a menor quantidade de liberdade." Tal como acontece com os cristãos e outras minorias religiosas, os sunitas não estão autorizados a construir uma mesquita de sua própria em Teerã, a capital.

 Compilado por Jerry Dykstra. Para consultas da mídia, entre em contato com Christine Cape em 404-545-0085 ou 678-410-9575 para Katie Rouse.



Postado 26 de dezembro de 2015

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More