terça-feira, 18 de outubro de 2016

O “SALVADOR” DO BAIRRO

 
O “SALVADOR” DO BAIRRO

Postado por Mariano Siqueira


 VEREADOR DE UM BAIRRO: É CORRETO ISSO?

 É comum no atual modelo político municipal de grandes cidades, candidatos a uma cadeira na câmara de vereadores, estabelecerem bairros específicos como redutos eleitorais para se elegerem.
 Geralmente, esses candidatos têm por estratégia o bairro ao qual tem algum tipo de vínculo histórico pessoal.
 Por exemplo, o bairro que nasceu; que viveu durante a infância, ou mesmo onde reside, e por isso, sente-se à-vontade, por ter vínculos de amizade ou familiar.
 A verdade é que esses políticos / candidatos prometem ser o “salvador” do bairro, se comprometendo, caso seja eleito (a), a trabalhar em prol do desenvolvimento daquela localidade.
 É correto isso?
 Essa é a função de um vereador?
 Vestir a camisa de uma localidade específica, e passar quatro anos de mandato só olhando para esse “umbigo”?
 (apesar de saber que nem isso faz).
 O tempo passa e muitos só aparecem em períodos pré-eleitorais.
 A realidade é que tais bairros para muitos candidatos são apenas currais eleitorais, que lhe garantem colher votos de eleição em eleição para se perpetuarem em uma cadeira parlamentar.
 Já pensou se os vereadores trabalhassem somente em prol do seu reduto?
 Sabemos que isso ocorre em todo Brasil.
 Mas, para nossa melhor compreensão, vamos tomar como exemplo a cidade de Maceió que tem mais de 50 bairros, e somente 21 vereadores, dentro dessa perspectiva, matematicamente, pelo menos 29 bairros não teriam representantes, ficando assim abandonados por não ter um “salvador”.
 Se essa insanidade fosse uma regra, se cada vereador eleito fizesse o que prometeu, (se bem que o vereador não tem o poder de executar o que promete realizar), pois a função de um vereador não é essa.
 O vereador, como poder legislativo, tem por função discutir as questões locais (referentes ao município) e fiscalizar o ato do executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento.
 Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo as reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.
 A quantidade de vereadores de cada município é definida através do contingente populacional (e não de bairros). É um absurdo, alguém na qualidade de um representante do povo se limitar a “mexer seus pauzinhos” para privilegiar alguns do seu interesse eleitoreiro, dando “total” assistência ao bairro ou localidade que o elegeu?
 Que haja uma verdadeira renovação de entendimento político, por parte da sociedade, e principalmente por parte de muitos candidatos (não todos) que exploram essa politicagem para conseguir uma cadeira ao “vento”.
 Não sabem se quer a real finalidade de um legislador.
 São aventureiros em busca de uma oportunidade apenas.
 Um vereador ao ser eleito deve ter visão ampla, ser o representante de todos os bairros que compõem o município, elaborando leis construtivas, buscando a melhoria de todos.

Texto de Pb. Oliveira 

 Postado: 18 de outubro de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More