quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O trono do juízo

Pr. Napoleão de Castro É teólogo, pastor da igreja na cidade de Cacimbinhas e gosta muito de ensinar a Palavra de Deus



O apocalipse é o livro mais difícil de estudar. Lutero dizia que entendia todos os livros da Bíblia, menos o apocalipse. Os chamados pais da igreja diziam que este livro seria revelado com o passar dos anos.

Confesso que durante trinta vezes que o li fiquei fascinado com a riqueza de detalhes que ele contem. O tema que vamos abordar é o trono do juízo.
A palavra trono aparece na Bíblia 130 vezes. Em Apocalipse aparece 38 vezes. Podemos afirmar que o Apocalipse é um livro de tronos e juízos. Em 19.11-21 temos o juízo de Cristo contra as pessoas vivas. Aqui em 20.11-15 encontra-se o julgamento dos mortos. Em 20.11 temos o trono no céu, de onde a terra é governada. Mateus 25.31 fala do “trono de sua glória”, que se relaciona com o juízo de Cristo das nações vivas. Mas entre os tronos das Escrituras, o identificado como “o grande trono branco” é o mais temível e sem esperança de perdão.

A COR DESTE TRONO

1.O apocalipse é chamado de o livro das cores, porém a cor branca é a mais destacada. É a cor do uniforme do céu. A cor branca ocorre 17 vezes. No apocalipse, o branco é usado com referência a Cristo e aos santos. Símbolo da justiça e vitótia. Depois que Satanás é lançado no lago de fogo, um imenso trono branco aparece. É branco porque irradia a santidade, majestade e glória de Deus.Todavia aquele que se assenta no trono deve ser glorificado Rei e Senhor dos Senhores.

2. Ideias judaicas populares nos dias do Novo Testamento não concebiam que o Messias fosse o derradeiro juiz do mundo, embora realmente espera-se que ele tivesseuma participação ativa na destruição do mundo, Sl 2.8,9. Não obstante, Jesus disse: “O Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo, para que todos honrem o filho, como honram o Pai” (Jo 5.22,23). Paulo declara que Deus “têm determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou, e disso deu certeza a todos, ressuscitando dos mortos” (At 17.31). Em Romanos 2.16, também lemos que Deus háde julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo”. Jesus entretanto, será o juiz entre Deus e a humanidade neste julgamento final, assim como hoje é o mediador em nossa redenção (I Tm 2.5).

3. O fato de Jesus ser o derradeiro juiz também prova que ele compartilha da majestade de Deus e que Ele é mais que um Mestre entre outros mestres, mais que um guia entre outros guias. Consequentemente, as outras religiões do mundo não têm validade e só podem levar à rejeição final no julgamento do trono branco. Vale lembra que neste trono a posição de Pilatos será invertida: então o Criador foi julgado pela criatura, mas agora a criatura aparece perante ocriador a fim de receber a sentença. Na sala de Pilatos Deus ficou mudo perante o homem, mas aqui o homem está mudo na presença de Deus. O que foi condenado perante o tribunal terreno agora decidirá os destinos da raça humana e revelará o princípio do governo divino.

4. Tendo rejeitado a grande salvação oferecida por Cristo, os pecadores agora sãoforçados a comparecer à presença do grande trono branco de Deus. Será grande por várias razões: Por causa da dignidade do próprio juiz.
Por causa da grandeza e solenidades em paralelos da ocasião.
Por causa da vastidão da cena: aqui jaz a aurora da eternidade.

OS LIVROS DO JUÍZO

1. Agora chegamos à questão um tanto difícil dos vários registros que João menciona como estando na presença do juiz ao lidar ele com as pessoas condenadas em pé diante do trono. “Livros”, “outro livro”, “que é o da vida”, e “o livro da vida do Cordeiro”. São expressões que devem ser compreendidas e interpretadas. “Uns livros” (Ap 20.12) implica existir no céu mais de um conjunto de registros. Em pé diante do trono estarão todos os mortos, “grandes e pequenos”, isto é, sem considerar seus “status” na vida terrena grandes e pequenos serão ressuscitados para serem julgados. Visto que a ressurreição é corpórea, essas pessoas terão um tipo de corpo que Paulo chama de corpo de vergonha. Mas não será como o corpo dos salvos, pois os descrentes, por causa da sua natureza pecadora, só podem ceifar destruição, ruína, corrupção.

2. Eles sairão dos túmulos (Dn 12.2) e serão julgados pelas obras (anotadas em registros divinamente mantidos, nos quais sem dúvidas estará inclusa a sua rejeição a Jesus e submissão a Satanás, além de seus pecados públicos e particulares).

3. Nessa ocasião, serão abertos livros; veremos quais:

a) O livro da consciência (Rm 2.15; 9.1)

b) O livro da natureza (Jó 12.7-9; Rm 1.20)

c) O livro da lei (Rm 2.12)

d) O livro do evangelho (Jo 12.48)

e) O livro da memória (Lc 16.25)

f) O livro dos atos dos homens (Ml 3.16; Mc 12.36; Lc 12.7)

g) O livro da vida (Ap 20.12; Sl 69.28)

O livro da vida será aberto, para provar que os nomes do pecador não estão ali. Quer dizer, Jesus fará mais do que sentenciar os ímpios. Ele dará respostas a questões no que respeita àqualidade da graça, retidão, justiça, e cuidado. Como também tudo em contrastecom a base da ira de Deus contra o pecado.

O JUÍZO

1. Os tribunais de países democráticos tentam oferecer aos criminosos julgamentos justos. Esse tribunal no céu, entretanto, não foi erigido a fim de discutir os prós e os contras do caso de nenhum pecador, mas dar a sentença já declarada. As pessoas não-salvas no presente são condenadas (Jo 3.18). Naquele dia futuro os mortos ressuscitarão e se apresentarão na presença do juiz, não para serem julgadas quanto à sua culpa ou sua inocência, mas a fim de receber a ratificação de uma sentença já pronunciada. Quem será julgado?

2. O Diabo, Ap 20.10,

3. A besta, Ap 20.10,

4. O falso profeta, Ap 20.10,

5. Os mortos sem Deus, Ap 20.13,

6. Os covardes(medrosos), Ap 21.8,

7. Incrédulos, Ap 21.8,

8. Os abomináveis, Ap 21.8,

9. Os assassinos, Ap 21.8,

10. Impuros, Ap 21.8,

11. Feiticeiros, Ap 21.8.

12. Idólatras, Ap 21.8,

13. Mentirosos, Ap 21.8.

14. Os injustos, I Co 6.9,

15. Adúlteros, I Co 6.9,

16. Efeminados, I Co 6.9,

17. Sodomitas (Gr: Makaios, isto é: Homens com homens na cama, I Co 6.9,

18. Ladrões. I Co 6.9,

19. Avarentos, I Co 6.9,

20. Bêbados, I Co 6.9,

21. Maldizentes, I Co 6.9,

22. Roubadores (enganadores), I Co 6.9

Diante deste trono grandes imperadores, ditadores, pessoas de todas as raças e línguas, toda boca e todo joelhos confessará que Jesus é o Senhor para glória de Deus pai!


OBRAS CONSULTADAS

Apocalipse o drama dos séculos. Editora vida

O Calendário da profecia. CPAD

Novo Testamento grego. Hagnos

Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. Vida Nova

O Deus que voltou ao trono


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 09 de fevereiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More