quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EDITORIAL



AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO! (MATEUS 22. 39)

"Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que gostaríamos que os outros fizessem por nós"

Esta é a expressão mais completa da caridade porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, que tomar para padrão do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos.
Com que direito poderíamos exigir do nosso semelhante melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco, do que nós temos para com eles? A prática dessas máximas tende à destruição do egoísmo. Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reine a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissensões, mas, tão somente, união, concórdia e benevolência mútua. O que já não acontece nos dias de hoje.
Portanto, amar ao próximo como a si mesmo é um trabalho árduo que deve começar bem, pois caso contrário o resultado é nulo. Muitas vezes implica num sacrifício total da liberdade humana, coisa que nem sempre estamos dispostos a praticar.


Postado em 10 de fevereiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More