sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Islamistas suspeitos de rapto de menina cristã no Sudão

Hiba Anglo Abdelfadil


Viúva perde o emprego depois de tomar um tempo para tentar recuperar a filha sequestrada.

NAIRÓBI, Quénia, 22 fev (CDN) - Uma viúva cristã no norte do Sudão está agonizando sobre o seqüestro de sua filha de oito meses por suspeita de extremistas islâmicos em Cartum.


"Desde que minha filha foi seqüestrada, eu tenho vivido em um estado de medo e terror", disse Ikhlas Anglo, 35, mãe de duas filhas.


Ela disse que sua filha de 15 anos de idade, Hiba Abdelfadil Anglo, desapareceu quando regressava do Ministério da Educação em Cartum, em 27 de junho de 2010. Hiba, um membro da Igreja Evangélica Presbiteriana do Sudão em Cartum, tinha ido ao escritório do Ministério da Educação para obter a sua transcrição para a entrada do ensino secundário.


Dois dias depois, a família recebeu ameaças por telefone e mensagens de SMS dos seqüestradores dizendo-lhes que pagar £ 1.500 sudaneses (EUA $ 560) a fim de garantir seu retorno.


"Você não quer ter este escravo de volta?" Um dos seqüestradores disse Anglo de um local desconhecido por celular, disse ela.


Anglo e outros disseram acreditar que os seqüestradores são extremistas muçulmanos que têm como alvo porque eles são cristãos, e que a polícia está auxiliando os criminosos. Ela disse que quando ela foi a uma delegacia de polícia para abrir um caso, a polícia francamente lhe disse que ela primeiro deve deixar o cristianismo para o Islã.


"Você tem que se converter ao islamismo, se você quer sua filha de volta", oficial Fakhr Mustafa El-reitor da Família e Protecção da Criança Unidade Anglo disse, ela disse. Recentemente transferido para outra estação, Mustafá não estava imediatamente disponível para comentar.


Um parente da garota disse que a polícia está totalmente envolvido no crime, como policiais haviam traçado o número de telefone dos seqüestradores, mas foram relutantes em admitir que a família da menina.


''A polícia tem um link direto com os seqüestradores,''disse o parente.


Somando-se a angústia da família da menina seqüestrada foi despedimento Anglo de seu trabalho, quando ela tirou tempo para pesquisar Hiba. Anglo disse que seu supervisor no Centro de Saúde da Ásia, onde havia trabalhado por muitos anos como um aspirador, lhe tinha dito para relatar de volta ao trabalho depois de recuperar a filha, mas depois de um mês, ela ficou surpresa ao saber que ela tinha sido demitido a partir de julho 1, 2010.


"Eles me dispensou porque eu estava procurando minha filha, embora tenham me dado permissão", disse ela.


Os cristãos no Sudão, norte estão antecipando a perseguição aumentou devido a um referendo que lhe deu o direito de autodeterminação para o povo do sul do Sudão, a maioria dos quais são cristãos. Em 09 de janeiro, sul do Sudão, votou pela secessão, a fim de estabelecer uma zona livre da sharia (lei islâmica). Os cristãos do Norte medo perigos ainda mais depois de 09 de julho, quando o sul do Sudão vai se tornar oficialmente uma nação independente.


Presidente Omar al-Bashir, procurado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade em Darfur, afirmou que os direitos dos cidadãos sul remanescentes no norte do país após a separação será respeitada. Mas os temores de cristãos cresceu depois que ele disse em dezembro que uma constituição alterada seria baseada na sharia, e que o Islã seria a religião oficial.


Quase quatro meses atrás, a polícia teria ajudado um empresário muçulmano de apreensão de bens pertencentes à Igreja Evangélica Presbiteriana do Sudão em Cartum (Veja www.compassdirect.org, "Polícia no esforço Sudão ajuda muçulmana de assumir Igreja Plot", 25 de outubro de 2010 ).

FIM


Tradução: Mariano Siqueira

Fonte: Compass Direct
Postado em 25 de fevereiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More