terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cantor do Fat Family sempre teve maus hábitos alimentares

Fat Family


Morte do músico alerta sobre obesidade, que pode levar à morte precoce

Um dos irmãos cantores da banda Fat Family morreu semana passada aos 46 anos. Sidney Cipriano sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), que o deixou 27 dias em coma. Ele era hipertenso, diabético e pesava 140 kg. O ritmo inspirado no blues norte-americano, a composição das vozes e o tipo físico dos cantores fizeram da Fat Family um dos maiores sucessos do Brasil no final dos anos 90. Desde 2006, os integrantes são convertidos ao Evangelho. Sidney, por exemplo, havia deixado o grupo há pouco tempo para gravar o primeiro CD solo, gospel.

A primeira convertida foi a caçula Deise, que diz que já conhecia a Palavra há oito anos, antes de toda a família tomar a decisão de aceitar a Jesus. A cantora revela que a conversão dos irmãos ocorreu de forma especial, após um período longo de oração. Na opinião dela, foi uma clara evidência da fidelidade de Deus em torno de suas promessas. “Comecei a falar do Evangelho aos poucos. E certo dia, um amigo e eu combinamos de fazer um culto e convidamos todos de casa para participar. Foi uma experiência tremenda, que acabou durando o dia inteiro. Todos aceitaram ao Senhor”, regozija-se.

Mas o excesso de peso, que contribuiu para a fama, também trouxe problemas. Dos nove irmãos da família, cinco tiveram que fazer cirurgia de redução do estômago. Os irmãos lembram que Sidney não era muito disciplinado com a saúde. "Nós não sabemos o dia a dia dele, já que ele saiu do grupo há cinco anos. Mas, das vezes em que ele ia em casa, se a comida já estava pronta ele colocava sal. Se o suco já estava pronto ele colocava açúcar e adoçante. Ele era diabético e dizia que não aceitava isso", disse Sueli, irmã do cantor.

O endocrinologista Marcio Mancini, que coordena o núcleo de obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que um indivíduo com peso adequado, que controla fatores de risco e mantém controladas a pressão e a glicose, não tem acúmulo de colesterol e gordura na parede arterial. O mesmo não ocorre com uma pessoa obesa, que, assim, pode sofrer um infarto ou até um AVC. "Um indivíduo com obesidade, principalmente quando presentes esses fatores de risco, ele já tem uma tendência maior de acumular, de uma forma simplista, colesterol e gordura na parede arterial. À medida que isso acontece, a passagem do sangue vai diminuindo e pode atingir um estágio crítico em que ocorre um acidente vascular cerebral", explicou o doutor Mancini.

Em entrevista a edição 67 da Revista Enfoque Gospel, Sidney comentava que antes da conversão, seu quarto parecia um bar, com diversas bebidas alcoólicas. “Tínhamos muita bebida em casa. Só no meu quarto dava para montar uns três botecos", revelou o cantor, retratando os hábitos que teve por toda uma vida. Mesmo os obesos que já perderam peso precisam ter cuidado, diz o médico: "Corre o risco por causa das décadas em que o seu organismo ficou exposto aos males que a obesidade causa".



Postado em 08 de fevereiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More