sábado, 5 de fevereiro de 2011

Concurso Troque o Big Brother por um Livro atingiu recorde de participação

Big Brother


Vencedora citou personagens clássicos da literatura brasileira

A redação da Livraria da Folha criou o concurso Troque o Big Brother por um Livro para seguidores da @livrariafolha no Twitter. A vencedora, anunciada ontem, "francaispartout", publicou a frase mais criativa em até 140 caracteres e recebeu de presente o livro “Viagens Maravilhosas pelo Mundo”, da editora Ciranda Cultural.

A twitteira se identifica como Daniela, professora de francês, nascida em Cachoeira Paulista (SP), que atualmente faz doutorado em letras na USP (Universidade de São Paulo).

Por que ler um livro é melhor do ver o "Big Brother"? A resposta de Daniela, a mais votada entre os redatores da Livraria da Folha, citou personagens clássicos da literatura brasileira, famosos por seus perfis complexos e misteriosos, em uma crítica indireta à superficialidade dos participantes do "reality show" da Rede Globo.

"Ler um livro é melhor que BBB porque Diadorim, Riobaldo, Macabéa, Capitu e Iracema não estão participando do programa" foi o tuíte da vencedora do concurso, que utilizou uma estrutura simples de frase, mas coloriu seu enunciado com nomes que despertam a imaginação do leitor sobre suas personalidades.

Riobaldo e Diadorim são personagens de "Grande Sertão: Veredas", do escritor mineiro Guimarães Rosa. Já Capitu, dona de olhos de ressaca, aparece em "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Iracema é a índia dos lábios de mel do romance homônino de José de Alencar. Macabéa, a jovem datilógrafa, foi eternizada em "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector.

O concurso surpreendeu a redação da Livraria da Folha, pois em menos de 24 horas, foram registrados mais de 400 participações, um recorde nas promoções do site.


Postado em 05 de fevereiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More