terça-feira, 13 de junho de 2017

Moçambique| Missionária Joseane Ferreira fala sobre a obra de missões na África

 
 Na mensagem, ela relata o trabalho desenvolvido com jovens e crianças, fala sobre a cultura local e apresenta os desafios do campo missionário


 Moçambique
Primeiro quero agradecer a Deus por ter me chamado para esta missão gloriosa e estar cumprindo o Ide de Cristo aqui neste País. Agradecer a igreja de Alagoas, a minha igreja mãe, na pessoa do Pastor Presidente Rev. José Orisvaldo Nunes, ao secretário de missões, Pr. Sebastião Oliveira, ao Pr. Presidente do conselho de missões Carlos Gomes, ao meu Co-pastor Pr. Herman Trindade, enfim a todo Ministério por me confiar esse trabalho e a toda igreja que sei que tem orado por mim e contribuído para que essa obra seja realizada. Agradeço também pela oferta extra que a igreja tem me enviado mensalmente para ajudar a amenizar a fome e as necessidades das crianças da cidade, e, com isso, apoiando o Projeto Florescer aqui em Cuamba, que cuida de órfãos e de algumas crianças do bairro.

 Completaram-se dez meses e alguns dias que estou aqui no campo missionário, são muitos os desafios que ainda estou encontrando, como os de adaptação, choque cultural, de relacionamentos e mais algumas questões que são colocadas para mim diariamente.Continuo dando aulas no curso básico e médio no ITEC (Instituto Teológico de Cuamba) que agora terá uns dias de férias. Mas retornaremos logo a todo vapor. (fotos abaixo dos alunos do curso básico).

 A turma do curso médio, hoje conta com 10 alunos e as aulas tem sido de grande bênção. Como professora não tenho só ensinado, mas aprendido muito também, os alunos perguntam muito, todos com sede de conhecimento.

 Como foi dito no relatório passado, no mês de março me foi dado um grande desafio cuidar do povoado chamado Mata Fome, então junto com uma equipe fomos sondar o local, fizemos algumas visitas, conversamos com os chefes de bairro, que nos autorizaram fazer evangelismo no local, e vendo a necessidade de ter um lugar para desenvolver um trabalho mais consistente, senti a necessidade de comprar um terreno e nele construir um alpendre para o trabalho com as crianças, um pequeno parquinho feito de pneus para recreação, uma casa pequena de apoio (quarto e sala), banheiros e uma horta comunitária para ajudar a população. Para glória de Deus, depois de procurar e de muita negociação encontramos um terreno de 75 (largura) x 60 (comprimento), bem localizado, uma bênção. Com a ofertas de alguns amigos e irmãos, adquiri o terreno onde já foi com o documento de compra e venda colocado no nome da Assembleia de Deus Ministério Alfa & Ômega, que é do nosso mesmo ramo, igreja da qual congrego aqui, para futuramente nascer ali uma igreja. É importante ressaltar que no povoado só possui uma igreja católica e uma mesquita. Em breve, mandarei o projeto do terreno (segue fotos do terreno ao lado).

 Como presidente dos jovens, continuo seguindo com as atividades, ministrando nos cultos, reuniões e aconselhamentos. Estamos nos organizando para a 2ª Gincana Bíblica, que trará o tema: “Voltando ao primeiro amor”, onde estudamos os quatro evangelhos. E também desenvolvendo atividades para angariar fundos para a ida à Conferência Nacional dos Jovens em Quelimane. Fechamos um cronograma extenso, com palestras, Feira de Missões, Congresso Distrital. Temos muito o que fazer esse ano. Todos os jovens estão bastante animados.

 No dia 07 de Abril, em Moçambique, foi um dia de muita festa, a cidade amanheceu mais colorida, o Dia da Mulher Moçambicana. Sob o lema “Mulher Moçambicana Luta Pela Paz”, o 7 de Abril é um feriado oficial no país, comemorando o aniversário da morte de Josina Machel, segunda esposa de Samora Machel, que foi o primeiro presidente. A data é um tributo à heroína moçambicana, Josina Machel, que se destacou durante a Luta de Libertação Nacional , ela se juntou à Luta Armada ainda jovem, pela sua coragem, dedicação e entrega na busca pela independência da mulher moçambicana. Ela é considerada uma heroína em Moçambique. Então, hoje teve festa, muita dança, mulheres com seus rostos pintados, suas capulanas coloridas, orgulhosas pelas conquistas alcançadas. A tarde tivemos nossa comemoração no ITEC com um culto em agradecimento a Deus, pregação da palavra e o testemunho de uma moçambicana abordando a dificuldade da vida naquele tempo. Depois tivemos algumas dinâmicas e presentes porque, afinal, elas merecem. Feliz por estar participando desta festa

 No dia 30 de Abril tivemos a festa de 19 anos do ITEC, uma vigília muito animada que começou às 20:00 e terminou às 5:00 do dia 01 de Maio. Foram mais de 200 irmãos que se reuniram para comemorar conosco em uma madrugada de muito louvor, danças, muita alegria, palavra de Deus e apresentação de teatro. Foi uma bênção.

 No dia 01 de Junho foi comemorado aqui o Dia das Crianças com muita festa e comemorações! Participei da abertura organizada pela Miss. Isa e Riselda juntamente com sua equipe de professores do Centro educacional novo começo - CEN (fotos em anexo), depois segui com a missionária Riselda para a festa da Cidade, com direito a festa na Praça, desfile de escolas, e apresentações. Foi muito bom ver a alegria do povo moçambicano mais uma vez (fotos abaixo).

 No dia 03 de junho realizamos a festa do Dia das Crianças no bairro do aeroporto, o evento aconteceu na Assembleia de Deus Ministério Alfa & Ômega (igreja sede), tivemos a presença das crianças da igreja do aeroporto, Betel e das crianças do bairro. O evento teve a participação de mais de 200 crianças, com muitos louvores, apresentação de fantoche, teatro e a apresentação do Livro Sem Palavras contando o plano da salvação. Quando foi feito o apelo, aproximadamente 70 crianças aceitaram a Jesus como salvador. Ao final, servimos maheo, que é um suco de milho, que é bebida bem nutritiva para as crianças e elas adoram! Também distribuímos presentes.

 Desafios e orações: · Peço orações pela família que estamos evangelizando e os que receberam a Jesus possam permanecer na fé;

 · Peço oração pela minha saúde, com muitos mosquitos que temos por aqui, o perigo da malária é constante, já tive a 4ª malária, mas estou 100% recuperada;

 · Pelo povo moçambicano é comum encontrar crianças órfãs porque perderam seus pais ou pela malária ou pela AIDS, ou a famosa SIDA como ela é chamada aqui.

 · Pelos projetos que vamos realizar nos próximos meses, de evangelismo e pelos trabalhos que queremos realizar com os jovens.

 · Pelos trabalhos de evangelismo com crianças no bairro do aeroporto e pelo povoado Mata fome, onde as missionárias batizaram de Pão vivo, a região possui muitos feiticeiros, sabemos de trabalhos que começam ali que mesmo sendo do governo como implantação de escolas não vão a frente, por causa dessas influências malignas, para que Deus nos dê graça e sabedoria.

 · Para que Deus mande recursos para a construção do muro, alpendre, para a execução do projeto que Deus tem colocado em meu coração para aquele povoado.

 · Pelos projetos que Deus tem colocado em meu coração para realizar com as mulheres moçambicanas no sustento da sua casa

 Deus abençoe a todos. Atos 1:8b

 Missionária Joseane Ferreira
 Jfs_a@hotmail.com



















Postado: 13 de junho de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More