quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cristãos do norte da Nigéria fazem alerta sobre guerra religiosa

Ataques a bomba no dia de Natal deixaram mais de 40 mortos



O alerta foi feito em comunicado divulgado pelo braço norte da CAN (sigla em inglês para Associação Cristã da Nigéria).

Cristãos do norte da Nigéria disseram temer que uma série de ataques a bomba no dia de Natal (foto), lançados por militantes islamistas e que deixaram 40 mortos, possa mergulhar o país mais populoso da África em uma guerra religiosa.

O alerta foi feito em comunicado divulgado pelo braço norte da CAN (sigla em inglês para Associação Cristã da Nigéria), uma organização que reúne várias denominações, incluindo católicos, protestantes e igrejas pentecostais.

A seita islâmica Boko Haram, que quer impor a sharia (lei islâmica) na Nigéria, assumiu a responsabilidade das explosões, no segundo Natal seguido em que provoca derramamento de sangue em igrejas cristãs.

Saidu Dogo, secretário-geral da organização nas 19 províncias do norte da Nigéria, pediu que líderes muçulmanos controlassem seus fiéis, dizendo que os cristãos teriam que ser obrigados a se defender contra ataques futuros.

"Tememos que a situação se degenere para uma guerra religiosa e que a Nigéria não consiga sobreviver a isso", disse Dogo.

Os ataques podem reviver a violência sectária entre o norte, de maioria muçulmana, e o sul cristão, que na década passada matou milhares de pessoas.

Dogo disse que o CAN pedia que todos os cristãos continuassem respeitando a lei, mas que deveriam se defender se isso fosse necessário.


Fonte:http://www.cpadnews.com.br/
Postado em
28 de dezembro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More