quarta-feira, 13 de julho de 2016

Eritreia

 
 Apelidada de "Coreia do Norte da África", a Eritreia está entre os países mais restritos em termos de liberdade de religião, de imprensa e garantia dos direitos humanos

 Eritreia
A situação dos cristãos é agravada por causa do extremismo islâmico, cada vez mais presente no país, pelo regime governamental, autoritário e intolerante, bem como pela pressão das igrejas históricas registradas para com os cristãos independentes.

 Atualmente, a Eritreia tem uma população de aproximadamente 5,4 milhões. Segundo pesquisas, ao menos metade da população da Eritreia é cristã, dividida entre cristãos ortodoxos, católicos e protestantes. Todas as igrejas evangélicas estão fechadas desde uma lei em 2002, mas apesar das grandes limitações, elas têm crescido. Seguidores de Cristo se reúnem secretamente em igrejas subterrâneas e arriscam suas vidas, sob pena de serem presos, unicamente para dizer a Jesus o quanto eles o amam.

 Os cristãos enfrentam severa perseguição por causa do extremismo islâmico, principalmente os novos convertidos que têm origem muçulmana. A pressão vem de todas as esferas da vida (privada, familiar, comunitária, religiosa e governamental). Por causa da fé em Jesus, muitos se encontram marginalizados na sociedade, milhares foram presos ao longo dos anos e muitos morreram como prisioneiros.

 Há milhares de cristãos presos por causa de sua fé, mantidos em condições desumanas, presos em contêineres de metal ou em celas subterrâneas. Infelizmente, é muito difícil dizer o número exato de pessoas que morreram nas prisões devido à tortura, negação de atendimento médico e negligência das autoridades. Mais de 30 cristãos foram mortos, incluindo três irmãs enquanto tentavam fugir do país. A igreja na Eritreia está enfrentando a pior perseguição de sua história.

 O governo tem apoiado a ascensão e expansão do islamismo radical no Chifre da África, oferecendo meios e métodos ao grupo Al-Shabaab. Por causa disso, muitos estão deixando o país via países vizinhos - Sudão, Etiópia e Egito - e tornaram-se uma presa fácil para o tráfico de pessoas. Alguns foram capturados e decapitados na Líbia pelo Estado Islâmico. Ainda assim, muitos partiram para a Europa por barco através da traiçoeira viagem pelo Mar Mediterrâneo. Isso significa que a situação na Eritreia também está contribuindo para a crise global dos refugiados. De acordo com um relatório do ACNUR de novembro de 2014, 22% de todos os refugiados que chegam à Itália por barco são da Eritreia. "Mesmo sabendo que há uma probabilidade muito elevada de cair nas mãos de traficantes e grupos radicais cruéis, como o Estado Islâmico, os cristãos eritreus ainda estão desesperados para fugir do país", disse um investigador.

 “Perdoar aqueles que nos perseguem não é fácil, mas Cristo nos chama a sermos misericordiosos e nos alertou que segui-lo e pregar o seu evangelho traria perseguição. Hoje eu sou um verdadeiro testemunho da grande obra de Deus! Agora eu encorajo vocês, meus irmãos e irmãs, de que muitas vezes quando Deus tem um grande plano em sua vida, Ele permitirá que você passe por situações difíceis, quase insuportáveis.” Líder cristão eritreu.



Postado 13 de julho de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More