quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tensões continuam em alta no Cairo

Egito


Um protesto organizado pela Coligação Muçulmana na última sexta-feira chamou alguns partidos políticos liberais e atraiu 50 mil manifestantes para o Tahrir Square Cair para se opor ao decreto que foi apresentado pelo Primeiro-Ministro Assistente, Dr. Aly Selmy

A Igreja Ortodoxa Copta do Egito está anunciando um período especial de 40 dias de oração no dia 18 de novembro pelas vítimas de Maspero. “Nós não sabemos o que podemos esperar”, disse um cristão local para a Portas Abertas que também pediu a todos os cristãos do munfo que orem por essa situação.

Um protesto organizado pela Coligação Muçulmana na última sexta-feira chamou alguns partidos políticos liberais e atraiu 50 mil manifestantes para o Tahrir Square Cair para se opor ao decreto que foi apresentado pelo Primeiro-Ministro Assistente, Dr. Aly Selmy.

O documento sugerido pelo Dr. Aly Selmy descrevia diretrizes para que fossem escolhidas 100 pessoas para serem encarregadas de escreverem uma nova Constituição do Egito, e também podendo alterar o estatuto do exército do país.

A violência se fez presente no distrito de Shubra, no Cairo, no dia 17 de novembro, quando uma pequena quantidade de cristãos que marchavam nas ruas foram atacados quando estavam terminando os 40 dias de luto pelas vítimas dos ataques em Maspero em 9 de outubro.

O grupo de cristãos coptas foi atacado com pedras, pedaços de madeiras e estilhaços de vidro que estavam quebrados em um dos prédios pelo qual os manifestantes passaram nas ruas.

Foram noticiados que os ataques foram feitos por islâmicos ultraconservadores que foram instigados por um membro do parlamento egípcio. O candidato prometeu que se fosse eleito, tornaria o distrito de Shubra um distrito islâmico.

Foram informados que muitos coptas foram atingidos, incluindo dois que foram seriamente férias, com idades variadas entre 10 a 29 anos.

34 cristãos coptas foram presos e serão julgados por terem participado dos protestos contra o massacre em Maspero no mês passado. Eles foram acusados de incitar a violência, portar armas e insultar as forças armadas.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 24 de novembro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More