segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cristãos sofrem perseguição no Cazaquistão

Cazaquistão


A Igreja de Deus, uma igreja protestante independente em Zhodino, desistiu de adquirir seu registro estatal depois de várias tentativas fracassadas de conseguir o registro, afirmou o Forum 18, em uma declaração.


“Em outro lugar, oito congregações de Testemunhas de Jeová, assim como congregações não pertencentes ao Patriarcado Ortodoxo de Moscou, enfraqueceram sem o registro estatal. Isso as expõe ao risco de ataques policiais e punições a qualquer momento,” disse o Forum 18.

Segundo alguns cristãos, no Cazaquistão, a situação também continua piorando depois que o Presidente Nursultan Nazarbayev assinou uma rigorosa lei religiosa, que inclui a proibição de salas de oração em prédios do governo.

No entanto, antes da cerimônia de assinatura da lei no dia 13 de outubro, a polícia e agentes secretos afirmam haverem invadido um culto de adoração da Igreja Protestante Nova Vida, que é oficialmente registrada. Acusam que, sob a nova Lei da Religião, a congregação “não pode reunir-se fora do seu endereço legal”.

Durante uma invasão a igreja, uma jovem de 17 anos foi atingida por um policial, ficando inconsciente, relata o Fórum 18. Ainda não havia notícias sobre o seu estado até o dia 21 de outubro.

Cristãos locais reclamam que nenhuma ação foi tomada contra o policial responsável pelo ataque, apesar de um oficial do Gabinete de Promotoria Pública supostamente haver testemunhado o incidente.

Testemunhas de Jeová, que foram assediados pela polícia durante uma pregação pública, assim como, católicos, muçulmanos de Ahmadi e devotos de Hare Krishna foram citados pelo Forum 18, expressando suas preocupações sobre o impacto da nova lei.

Nazarbayev, que durante 20 anos governou de maneira autocrática o país - que conta com uma população 70% muçulmana - defendeu que a nova lei é um caminho para enfrentar o extremismo. “A nova lei... esclarece melhor sobre os diretos e deveres de uma organização religiosa e contorna o papel do estado em reforçar a tolerância religiosa na nossa sociedade”, disse Nazarbayev.

Alguns cristãos ativistas dizem que líderes autocráticos da antiga república da Bielorrússia e do Cazaquistão vêem esses novos grupos, incluindo igrejas evangélicas em processo de crescimento, como uma ameaça ao seu poder.



Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 07 de novembro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More