segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cristãos vietnamitas relembram os mártires do país

Vietnã


Cristãos doVietnã estão relembrando os 117 mártires do seu país que sofreram por amor ao Evagelho de Jesus. Uma pequena parte dos cerca de 130 mil cristãos foi morta por testemunharem sua fé durante a perseguição feita por reis vietnamitas.

Entre os dias 21 e 26 de novembro, a diocese de Saigon realizou uma conferência com 180 participantes: 58 padres, 27 religiosos e 95 leigos nas paróquias. Antes da celebração em massa pelos mártires, no dia 24 e novembro, o Cardial JB Phạm Minh Mẫn expressou seus sentimentos aos peregrinos, durante um encontro no seminário de São José: “O maior milagre decorrente da canonização dos 117 mártires do Vietnã é a existência e o crescimento da Igreja do Vietnã”.

O Cardeal disse que “o sangue dos mártires é a semente da fé de que Deus continua a derramar em nosso país nos vários períodos históricos de dificuldades e mudanças. Não há apenas o sangue dos mártires, mas há também as doces lágrimas das famílias e comunidades católicas e nossos antepassados no Vietnã. Tudo que vocês tem sacrificado para servir a Deus, à Igreja e à sociedade. Hoje nós mostramos nossa gratidão aos mártires do Vietnã e nossos antepassados, e oramos a Deus pela Igreja de hoje, pedindo que o Senhor nos dê a água da fonte, as sementes do crescimento da Igreja e da sociedade no presente e no futuro”.

Cardeal Phạm Minh Mẫn também falou na conferência, destacando que “cada um deve refletir e identificar os obstáculos que estão no caminho para renovação, examinar a causa raiz e encontrar um caminho para sair do ciclo vicioso, que impede a expansão da comunhão da igreja e da sociedade. O objetivo é trazer os valores do evangelho e vida humana para os dias atuais da família, economia, política e sociedade. Esse é o caminho para ser parte da missão da ova Evangelização, e acompanhar Jesus servindo para a vida e desenvolvimento da família”.

O Bispo Auxiliar Peter Nguyễn Văn Khảm pregou na celebração dos Mártires do Vietnã. Ele enfatizou que “comemorar os mártires não é apenas um caminho para demonstrar respeito pela santidade deles, mas também para promover um espírito de martírio como o deles. Estar presente significa sermos mártires bravos, testemunharmos as Boas novas de Deus e demonstrarmos o amor de Jesus em qualquer circunstância”.

Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 24 de novembro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More