“Na igreja do futuro, os únicos membros serão mulheres idosas e crianças”. Essa é a espantosa afirmação feita pelo escritor Jawanza Kunjufu em seu novo livro, The Role of Teens in Your Church (O Papel dos Jovens na Sua Igreja).
Segundo a pesquisa feita por Kunjufu, 40% dos alunos da oitava série saem da igreja quando estão se tornando adolescentes. Além disso, 70% dos adolescentes do sexo feminino e 90% dos adolescentes do sexo masculino deixam a igreja após a sua formatura no ensino médio.
Com os adolescentes deixando a igreja em larga escala, Kunjufu diz que a igreja deve tomar uma atitude. "Se as crianças e os adolescentes são realmente o nosso futuro, então como a Igreja sobreviverá como esse êxodo de jovens?", indaga o escritor.
“Os líderes da igreja dizem que a juventude é o futuro, mas o ministério de jovens é geralmente aquele que fica a margem, o que recebe menos recursos da igreja. Os adolescentes não se sentem respeitados, valorizados, ou acolhidos pela igreja em geral”.
“Ministério da Juventude é usado como um agente da segregação da idade e os adolescentes como ministério de transição, ajudando a preparar e formar jovens a partir de 12 anos para adorar e servir na congregação de adultos”, Kunjufu diz.
Para Kunjufu, as igrejas devem criar um clima estimulante e acolhedor para os adolescentes madurarem o seu pleno potencial. O autor diz que para evitar esse êxodo de adolescentes, os jovens, adolescentes devem adorar e servir a Deus junto.
Postado em 18 de maio de 2011
0 comentários:
Postar um comentário