Explosão de cloro causa ânsia de vômito, ardor nos olhos e falta de ar nos moradores
Na noite de hoje, 21, mais precisamente às 19h38, uma explosão na Braskem Indústria Química, nas proximidades da Rua Riachuelo, no bairro do Trapiche, assustou a região que abrange os bairros do Pontal da Barra, Vergel do Lago, Joaquim Leão e Ponta Grossa. Um forte cheiro de cloro tem causado ânsia de vômito, ardor nos olhos e falta de ar em alguns moradores.
Várias pessoas estão no Hospital Geral do Estado (HGE) recebendo atendimento. Além de adultos, dezenas de crianças estão sentindo os sintomas, e apenas um pediatra tenta controlar a situação no hospital. Na Praça Pingo d’Água, no Trapiche da Barra, a movimentação é intensa de ambulâncias. No Pontal, onde há uma série de restaurantes, clientes precisaram ser submetidos a atendimento após passarem mal com a inalação do produto químico.
Segundo o gerente de Comunicação da Braskem, Milton Pradines, a situação está sob controle e as causas estão sendo investigadas. “Estou aqui dentro da empresa, e o que posso adiantar é que ocorreu um pequeno incidente, mas as equipes estão averiguando a gravidade da situação”, disse Milton. Em entrevista a uma rádio, ele disse que já entrou em contato com os líderes comunitários da região para tentar acalmar os moradores, mas negou a explosão, incêndios e que funcionários tenham ficado feridos.
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas da América. Com 31 plantas industriais distribuídas no Brasil e nos Estados Unidos, a empresa produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.
Segue abaixo comunicado à imprensa:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Braskem informa que ontem, 21/05/2011,às 19h38min, ocorreu um incidente de processo na Unidade Industrial de Cloro Soda Alagoas, que provocou o acionamento de 2 (dois) detectores de cloro existentes na fábrica que têm por objetivo identificar a presença de cloro no ambiente.
Todas as medidas de controle foram tomadas e a situação foi normalizada às 20h:15min. A partir deste momento não houve mais risco de exposição de cloro no ambiente.
As pessoas que moram nas proximidades da fábrica receberam o pronto atendimento do Corpo de Bombeiros e da SAMU no local e, em seguida, foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado. Doze pessoas precisaram de cuidados específicos, mas foram liberadas durante o decorrer da noite de ontem e começo da manhã de hoje.Neste momento nenhuma das doze pessoas encontra-se hospitalizada em virtude do incidente. O atendimento às pessoas foi acompanhado durante todo o período pelas equipes especializadas da Braskem.
Um integrante da Braskem no final da noite sentiu um desconforto, foi prontamente atendido e continua em observação médica. A Braskem está adotando todas as medidas necessárias para a plena recuperação do integrante.
Os órgãos competentes foram comunicados do incidente. A Braskem está empenhada em prestar todos os esclarecimentos que se façam necessários.
Fonte: Atualizado às 15h de domingo, 22
Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 23 de maio de 2011
0 comentários:
Postar um comentário