quarta-feira, 25 de maio de 2011

Superação da violência é possível - ecumênicos

Cerca de 1.000 pessoas participaram da Convocação Ecumênica Internacional pela Paz


Ecumênicos de todo o mundo celebraram a Convocação Ecumênica Internacional da Paz (CEIP) com compromissos renovados para prosseguir uma "paz justa" juntos.

Em uma mensagem conjunta, os quase mil delegados se comprometeram a continuar trabalhando juntos e com outras religiões para estabelecer a paz nas comunidades, nas relações entre o homem eo ambiente, no mercado, e entre os diferentes povos.

A reunião de uma semana em Kingston, Jamaica, foi organizado pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e incluiu reflexões sobre a paz iniciativas levadas a cabo durante a sua Década para a Superação da Violência, que concluiu no ano passado.

"Nossos projetos têm inspirado nos mostrando que é possível superar a violência. A Década para Superar a Violência gerou muitos belos exemplos de cristãos que fizeram a diferença ", afirmou a líderes.

Eles rejeitaram categoricamente a guerra em favor de uma paz justa, que eles descreveram como "o estabelecimento da paz com justiça através de uma resposta comum ao chamado de Deus".

No entanto, os delegados também manifestaram o seu pesar na cumplicidade dos cristãos na violência.

"Percebemos que muitas vezes os cristãos têm sido cúmplices de sistemas da violência, a injustiça, o militarismo, o racismo, a casta, a intolerância ea discriminação", disseram eles. "Pedimos a Deus para nos perdoar os pecados e para nos transformar em agentes de justiça e defensores da paz justa."

Eles apelaram aos governos e outros grupos de parar de usar a religião como pretexto para a justificação da violência.

ecumênicos Embora possa ter diferentes abordagens para a construção da paz, eles disseram que estavam "unificado" em sua aspiração de ver a guerra declarada ilegal e para o desarmamento nuclear total.

Foi um "escândalo", que continuou, que o dinheiro gasto pelos governos em orçamentos militares e do comércio de armas não está sendo usado para erradicar a pobreza global e financiar "uma reorientação ecologicamente e socialmente responsável da economia mundial".

Os líderes também admitiu ter reservas sobre o conceito da "responsabilidade de proteger", que advertiu foi aberta a "utilização indevida".

Eles instaram os governos a tomar medidas imediatas para redirecionar seus recursos financeiros para "promover programas que a vida ao invés da morte".

"História, sobretudo no testemunho das igrejas históricas da paz, nos lembra do fato de que a violência é contrária à vontade de Deus e jamais poderá resolver os conflitos", disseram eles.

"É por esta razão que estamos indo além da doutrina da guerra justa para um compromisso com uma paz justa.

"É preciso que se deslocam a partir de conceitos exclusivos de segurança nacional para a segurança de todos.

"Isso inclui a responsabilidade do dia-a-dia, para evitar, ou seja, para evitar a violência na sua raiz".

Dirigindo-delegados, Moderador do Comitê Central do CMI o Rev. Dr. Walter Altmann disse que as questões de paz e conflito exigiria uma profunda reflexão e ação.

Moderador do comitê preparatório para o CEIP, Professor Dr. Fernando Enns, desafiou os delegados para continuar a trabalhar para a paz por muito tempo após a convocação se encerra na quarta-feira.

"Nossa jornada deve continuar", disse ele. "Você e eu, nós abraçamos responsável. A igreja é aceitar o chamado para uma paz justa ou não é a igreja. "


Tradução:Mariano Siqueira

Postado em 25 de maio de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More