sábado, 1 de janeiro de 2011

Vietnã concede licença de última hora para o evento de Natal

As autoridades vietnamitas colocar obstáculos diversos para o Natal de culto que em última análise, atraiu 20.000 pessoas.


Funcionários presentes vários obstáculos para culto em grande escala.

HO CHI MINH CITY, 29 de dezembro (CDN) - permissão concedida apenas cinco horas antes de um evento de Natal, os líderes da igreja casa virou um campo vazio em um estádio rudimentar e recebeu cerca de 20.000 pessoas para um momento de adoração e evangelismo no domingo (Dec. 26), na maior cidade do Vietnã.


A permissão de última hora para o evento na cidade de Ho Chi Minh City reflete a maneira bizantina em que as autoridades aplicaram as leis do Vietnã religiões. A Mesa do governo central para os Assuntos Religiosos (BRA), em Hanói, o organismo encarregado da gestão de religião no Vietnã comunista, deu permissão para o evento para o recém-registrados no Vietnã organização das Assembléias de Deus (AOG) no início de dezembro. A AOG Vietnã representa um grande conjunto de igrejas domésticas não registradas principalmente na Irmandade Evangélica do Vietnã (VEF).


Os organizadores agradeceram a autorização no início deste ano - no ano passado eles receberam apenas 42 horas de antecedência para um evento que 40.000 pessoas participaram - mas, quando o superintendente da AOG, Pastor Duong Thanh Lam, e outros líderes VEF começou a trabalhar com as indicações de Ho Chi Minh Cidade BRA, eles se reuniram com considerável resistência. Após a Ho Chi Minh City BRA finalmente consentiu, disseram dirigentes da Igreja, os organizadores perceberam que os proprietários locais com potencial, claramente sob pressão, se recusaram a alugá-los no espaço.


O impasse durou até o dia de Natal. Entretanto, com base na autorização de Hanói, os organizadores enviaram convites a muitos milhares de cristãos na cidade e nas províncias vizinhas, e os cristãos estavam se preparando para ir com os amigos e vizinhos para o evento, disseram as fontes. Cerca de 300 ônibus, cada um carregando 60-70 passageiros, estava a aproximar as pessoas das províncias, disseram.


Por 11 horas do dia de Natal, apesar das promessas oficiais, os papéis permissão necessária ainda não tinha sido concedido, disseram dirigentes da Igreja. Os organizadores debateram se a avançar ou cancelar o evento - se perguntando se comunicando palavra de cancelamento era possível naquele momento. Finalmente, às cinco horas, em uma reunião de emergência com os habitantes da cidade de decisão do Comitê, que tem um verbais ir em frente e uma promessa de uma autorização escrita.


Eles disseram que isso significava que eles tinham apenas 24 horas para criar um perímetro em torno do campo, trazem em eletricidade e água, preparar as instalações sanitárias, arrumar as cadeiras, montar o palco, e instalar os sistemas de som e iluminação.


Mas na manhã seguinte - o domingo do evento planejado - As autoridades informaram os organizadores que a permissão não foi para o seu programa, mas apenas para fornecer um lugar onde os ônibus e as pessoas podiam chegar tão organizadores poderiam explicar, pedir desculpas e enviá-los para casa, disseram as fontes. Os organizadores disseram que era um outro em uma série de traições profundamente desanimador, mas que muitos cristãos no Vietnã e no mundo inteiro estavam orando com fervor.


Pouco antes do meio-dia, um líder de igreja foi ao escritório BRA em uma última tentativa de obter permissão por escrito. Ele aconselhou as autoridades a pensar nas possíveis consequências de muitos milhares de pessoas que chegam na cidade para um evento muito esperado e que não encontra nada. Finalmente, às 01:00, a apenas cinco horas antes do evento estava programado para começar, a BRA emitida autorização escrita para um encontro de 5.000 pessoas.


Permissão na última mão, os organizadores pediram e texto messaged as muitas pessoas que estão perto para ajudar a configurar a vir para o local no distrito 12. Fontes disseram que eles vieram rapidamente, como um pequeno exército, encontrando enormes pontões de cimento e estacas em estradas enquanto se aproximavam do local. Estes tiveram que ser removidos manualmente para permitir que ônibus e caminhões para entrar.


Agora é tarde demais para configurar corretamente, eles disseram, eles fizeram o que era absolutamente necessário. Eles trouxeram 14 mil cadeiras em caminhões basculantes e um dos caminhões serviu de palco. Como pano de fundo que só tinha tempo para colocar-se uma grande cruz vermelha com uma borda branca que, quando acesa, segundo fontes, ficou gravemente e poderosamente contra o céu noturno.


Crews e voluntários trabalharam febrilmente montagem e instalação de torres de som e sistemas de iluminação. adoradores de Natal começaram a chegar em grande número em cinco horas, mesmo que as pessoas relataram as autoridades impediram um número significativo de ônibus de embarcar em sua jornada, e que outras foram interceptadas e forçados a se virar.

O programa só começou 30 minutos depois do horário de início anunciada de seis horas, que os organizadores considerado um milagre, e as pessoas continuaram a despejar no local até bem depois de sete horas de música de adoração enquanto estava em andamento. Os participantes participaram entusiasticamente em louvor alto e alegre, e fontes citadas como especialmente mover um coro local de centenas cantando "Louvado seja o Senhor, o Todo-Poderoso."


Como fizeram no ano passado, a família Jackson de seis dos Estados Unidos cantou no comício. A mídia estatal havia dado ampla cobertura à visão única do grupo cristão dando seus CDs em uma movimentada área da baixa.


Pastor Ho Tan Khoa foi bem em sua mensagem evangelística, quando as luzes se apagaram, mas fontes disseram que, milagrosamente, o sistema de som não foi afetada. Milhares de pessoas na multidão abriu seus celulares, iluminando a escuridão com suas velas digital. A falha - ou de corte - da eletricidade afetou a transmissão de vídeo ao vivo na www.hoithanh.com, mas dentro de cerca de 15 minutos de energia foi restaurada.


Depois de uma canção e oração para a cura, o pastor Pham Dinh Nhan perguntou quem queria seguir a Cristo para vir à frente. Centenas transmitido para cima, e fontes disseram que aqueles que chegaram primeiro correu para o caminhão que serve como um palco e agarrou-se à grande cruz. Os organizadores estimaram 2.000 pessoas indicadas uma decisão pela primeira vez de seguir a Cristo.


Em uma canção de encerramento de montagem, a família Jackson cantou tanto em Vietnamita e Inglês, "Eu posso fazer todas as coisas naquele que me fortalece." Pastor Duong Thanh Lam, em seguida, gentilmente agradeceu os departamentos governamentais pertinentes para "reconhecer a nossa necessidade de adoração" e para "criar as condições para que esse evento acontecer."


Aqueles que seguem a religião no Vietnã ficaram intrigados que o governo se esforçaram tanto para impedir o encontro. Eles citaram o governo lock-out de uma festa de Natal prevista em Hanói, em 19 de dezembro como um exemplo de interferência, que também sempre lembrado (ver www.compassdirect.org "Autoridades do Vietnã movimento para parar Eventos protestante Christmas", dezembro 20).


"Parece Vietnã desperdiçou uma excelente oportunidade de relações públicas numa altura em que há esforços renovados no Congresso dos EUA para colocar o Vietnã novamente na lista negra da liberdade religiosa", disse um observador de longa data.


Alguns líderes da igreja vietnamita e observadores internacionais disseram acreditar que os funcionários têm a refrear as celebrações de Natal este ano porque estavam alarmados com o tamanho dos eventos do ano passado o Natal.


Um líder religioso disse ao Compass da Directiva n. º 75 do Ministério do Interior, um 15 de outubro a fim de que, presumivelmente, proíbe tais encontros. Apesar de nenhum líder de igreja tem demonstrado a directiva, um funcionário considerado simpático para os cristãos um pastor disse que as ordens directiva estrita observância do Decreto sobre Religião 22. Este decreto de 2005, a principal lei que rege a religião, proíbe os cristãos de grupos não registrados a partir de qualquer manifestações públicas, restringindo sua atividade religiosa para adorar única família, em sua casa.


Na prática, segundo fontes, muitas igrejas têm experimentado mais liberdade do que isso. No ano passado, muitos grupos não registrados foram autorizados, embora relutantemente, a realizar grandes manifestações públicas de Natal em Hanói e Ho Chi Minh City.


As igrejas domésticas não registradas estão se tornando cada vez mais frustrados. A maioria tem tentado registrar suas congregações de acordo com as leis existentes, mas, quer tenham sido recusadas ou ignoradas. As liberdades que os membros das igrejas registradas desfrutar não estão disponíveis para os cristãos não registrados, disseram as fontes, e os cristãos não registradas são incapazes de registo.


Muitos especulam que a preocupação com segurança na preparação para o janeiro 2011 Partido do Congresso, realizado a cada cinco anos, é uma das razões para a abordagem do governo. Seja qual for o motivo, todos os líderes da igreja em questão concordaram que os esforços para parar a grande Hanoi e Ho Chi Minh City eventos de Natal deste ano, foram encomendadas ao mais alto nível do governo. Nenhum líderes disseram acreditar que os obstáculos resultou apenas de divergências e atrasos entre ministérios, como às vezes era feito para aparecer.


Uma série de outros eventos realizados em locais públicos registrados pela Igreja Evangélica do Vietnã (Norte) e da Igreja Evangélica do Vietnã (do Sul) passou à frente de forma pacífica. A maior delas na cidade de Ho Chi Minh City, em 17 de dezembro atraiu cerca de 9.000 pessoas, com cerca de 1.000, indicando o desejo de seguir a Cristo.


Em alguns lugares, organizações religiosas não registradas casa realizou pequenos eventos do Natal sem dificuldade. De acordo com uma contagem de, pelo menos 6.000 pessoas em todo o Vietnã indicou uma decisão pela primeira vez de seguir a Cristo em eventos de Natal deste ano.



FIM

Tradução: Mariano Siqueira


Fonte: Compass Direct
Postado em 01 de janeiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More