quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Nepal cristãos Luta pelos Direitos Burial

Renovação do templo Pashupatinath levou à destruição de túmulos de cristãos, que não têm cemitérios.


Cerca de 200 sepulturas face demolição.

KATMANDU, Nepal, 25 jan (CDN) - Três anos após a morte de um cristão que era um capitão do Exército do Nepal, sua viúva, Guia de Gamala, enfrenta tristeza doce.

A sepultura de seu marido, Narayan Guia, está ameaçado de destruição, como as autoridades do templo hindu do Nepal, a mais poderosa estão reivindicando as terras de mata, onde ele está localizado.

"Que tipo de país estranho é este que não permite que seus próprios cidadãos para descansar em paz?" Os líderes de 55 anos, pediu recentemente da comunidade cristã em Katmandu. "Por favor, faça algo para impedir a profanação, ou o meu marido vai morrer uma segunda morte."

Pelo menos 200 sepulturas, muitas delas não marcado, devido ao medo dos cristãos de descoberta e destruição, poderia compartilhar o mesmo destino. A Área de Desenvolvimento Pashupatinath Trust, organização que administra o templo de Pashupatinath que remonta ao século IV dC, começou a renovar o santuário como o Nepal celebra 2011 como o "ano do turismo", com o objetivo de atrair um milhão de visitantes. O templo foi declarada património mundial pela UNESCO.

"Na década de 1980, o governo deu-nos 292 hectares de terra para desenvolver o templo de Pashupatinath", disse Ram Saran Chimoria, diretor da confiança. "Temos de acordo elaborado um plano de cinco anos que vai renovar o principal santuário e embelezar seus arredores. Os terrenos florestais adjacentes ao templo será utilizada para cultivar plantas considerado sagrado pelos hindus. "

Chimoria disse que parte da floresta é também destinado a ser utilizado para sepultamentos hindu.

"Uma seita hindu chamado Dashnami, que tem 10 sub-grupos sob ela, enterra seus mortos aqui, como os muçulmanos e os cristãos fazem", disse ele. "Desde Pashupatinath é um templo hindu, as 10 sub-grupos têm permissão para enterrar os seus mortos aqui. Mas outras comunidades também começou a enterrar seus mortos aqui, em primeiro lugar fingindo ser o Dashnami e, em seguida clandestinamente. Isso é contra as tradições hindu, eo templo está a procurar recuperar o que lhe pertence. É da responsabilidade do governo de cemitérios colocar a não-hindus, e não o de confiança. "

O cemitério fica em frente Arya Ghat, um terreno de cremação em Pashupatinath, onde os corpos são queimados em piras, segundo a tradição hindu. Conhecida como a Floresta Sleshmantak, é uma das vias íngremes e quase inacessível arborizada onde os macacos e raposas vagam. Locais aconselhar os visitantes a não andar na floresta sozinha, mesmo durante o dia, por medo de ladrões.

"Eu participei de vários ritos funerários lá", disse Chirendra satyal, porta-voz da Assunção Igreja Católica de Kathmandu Valley. "Eles eram todos de baixa chave. Muitos dos túmulos não estão marcados para evitar a detecção. O cemitério é usada como um site com depósitos de lixo, e em tempos de raposas desenterrar os corpos enterrados. Há também casos de corpos sendo despejado em cima uns dos outros. "

Uma comunidade cristã cada vez mais irritado, cansado de pedir ao governo um cemitério oficial, está agora em busca de medidas mais enérgicas.

"O Nepal tornou-se secular, em 2006, e dois anos depois, pediu ao primeiro-ministro, ministra da cultura e do topo agência dos direitos humanos no Nepal, dizendo que em uma democracia secular, os cristãos devem ter os mesmos direitos que os outros e deve ser dada as suas próprias cemitério ", disse o CB Gahatraj, secretário-geral de uma comissão formada cristã para fornecer recomendações ao Parlamento, que está a elaborar uma nova Constituição. "Entendemos a posição do templo. Mas o Estado deve compreender o nosso também. "

A comissão identificou terrenos florestais nos arredores do vale de Katmandu, em uma área chamada Duwakot, e propôs que fosse dado a eles.


"Queremos torná-lo um dos locais mais idílicos do Nepal", disse Gahatraj. "Teria jardins e seria um destino atraente para os turistas também. Mas até agora, não houve resposta do Estado ".

Acreditando que chegou o momento de uma maior intervenção, os cristãos pretendem discutir o assunto com os 22 principais grupos parlamentares, no domingo (dia 30).


"Na reunião, vamos apresentar o nosso caso novo", disse Gahatraj. "Queremos também que a confiança para suspender a demolição da unidade até que são dadas a nossa própria terra. Se não houver resultado, vamos internacionalizar o nosso caso, tendo o nosso problema para as organizações internacionais de direitos e as Nações Unidas ".

Como o tal protesto primeira apresentação pública, em 15 de fevereiro de Maitighar Mandala, uma das áreas mais importantes da capital, a comunidade cristã vai começar uma "greve de fome de revezamento." Cristãos também estão começando o censo primeira vez este ano para Christian determinar a sua verdadeira posição na sociedade.


"Estimamos que existam cerca de 2 milhões de cristãos agora [a partir de uma população de quase 29 milhões]", disse Gahatraj.

Os católicos, no entanto, formam uma pequena fração da comunidade cristã. Satyal avaliados, havia cerca de 7.500 católicos. Em 2009, três mulheres foram mortas na Igreja da Assunção, quando uma organização militante metro plantado uma bomba lá. Todos os três tiveram de ser cremado.

"A terra é uma mercadoria prémio em Kathmandu Valley", disse Anthony Sharma, primeiro bispo do Nepal Católica. "Quando a vida não tem terra, é inútil procurar terras para os mortos. Nós aceitamos a cremação para os católicos do Nepal, de acordo com aceitação mundial. "

Mas mesmo a cremação está marcada pela discriminação.


"A Arya cremação Ghat na Pashupatinath distingue entre as castas superiores e as castas inferiores", disse o bispo. "Se os cristãos são levados para lá, eles seriam tratados como castas mais baixas. Portanto, temos organizado o nosso site cremação próprias equipes Teku? [Em uma parte diferente da cidade]. "


Madhav Kumar Nepal, que renunciou como primeiro-ministro em 30 de junho, mas leva um governo provisório, foi considerada como tendo um ponto fraco para os cristãos. Após o ataque à Igreja da Assunção, ele estava entre os funcionários do primeiro estado para visitar os feridos no hospital e manteve sua promessa de trazer os culpados à justiça, com a polícia conseguir prender o mentor da explosão.


Nepal demitiu no ano passado sob a pressão por maior partido da oposição, e desde então a turbulenta república manteve-se sob um governo provisório impotente, incapaz de tomar qualquer decisão importante.

Com as disputas dos partidos políticos incapazes de formar um novo governo e um impasse político derramar em seu sétimo mês, já existem novos temores sobre a constituição prospectivo, que deverá consolidar o carácter laico do país. A Constituição deveria ter sido concluída no ano passado, mas como as partes insignificância não conseguiu realizar a tarefa, o prazo foi prorrogado até 28 de maio.

O atraso permitiu um surto de atividades de hindus chamado para a restauração do hinduísmo como religião do Estado. Se o prazo do Nepal Maio também é falha, cristãos temem que ele possa ser impossível obter o seu próprio local de sepultamento oficial.


FIM

Tradução: Mariano Siqueira


Fonte: International Christian Concern
Postado em 26 de janeiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More