segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mais de 99% do sul do Sudão votam pela separação

Mais de 99% dos sudaneses do sul votaram a favor da secessão do norte, disse um oficial do referendo neste domingo no anúncio do primeiro resultado preliminar. [Foto: AP/Pete Muller]


SUL DO SUDÃO - Mais de 99% dos sudaneses do sul votaram a favor da secessão do norte, segundo um oficial do referendo que saiu neste domingo, dia 30 de janeiro, no anúncio do primeiro resultado preliminar.

"A votação para a separação foi 99,57 por cento, "disse Chan Reek Madut, o chefe adjunto da comissão que organizou o referendo, a uma multidão na capital do sul de Juba, segundo o Reuters.

O comparecimento às urnas no sul do país foi de 99 por cento, disse Madut. E mais de 60 por cento dos sudaneses do sul que vivem no norte do país votaram, com 58 por cento de votação para se separar, afirmou.

Mohamed Khalil Ibrahim, presidente da Comissão do Referendo do Sudão do Sul, disse que 99% da diáspora sul do Sudão em oito nações também votaram a favor da secessão.

Após décadas de guerra civil e de tensão permanente entre os governos do norte e do sul, parece que o sul vai finalmente tornar-se seu próprio país. O referendo de uma semana, que começou em 09 de janeiro, é chamado pelo Acordo de Paz Global 2005, que encerrou mais de duas décadas de guerra civil.

Apesar de um acordo de paz ter sido assinado em 2005, a tensão entre a maioria árabe muçulmana do Norte e cristãos africanos e animistas do Sul permaneceu elevada durante os seis anos que antecederam o referendo. Muitos temiam que a violência fosse irromper durante a votação de uma semana, mas nada ocorreu.

O Presidente do Sudão do Sul Salva Kiir, que é esperado para liderar a independência do Sul, pediu para o Sudão do Sul perdoar o Norte pelos anos de violência durante a guerra civil. Cerca de 1,9 milhões de pessoas morreram durante a guerra entre o Norte e o Sul e mais de 500 Igrejas foram destruídas no sul do país.

"Por nossos irmãos e irmãs falecidos, especialmente aqueles que caíram durante o tempo de luta, que Deus os abençoe com paz eterna," disse Kiir na catedral católica em Juba, a 16 de janeiro.

"E," continuou ele, "podemos, como Jesus Cristo na cruz, perdoar aqueles que forçadamente causaram suas mortes."

Os resultados finais do referendo são esperados para serem anunciados no início de fevereiro.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 31 de janeiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More