domingo, 16 de janeiro de 2011

Justiça de Teresópolis cadastra casais interessados em adotar órfãos das chuvas

Criança vítima das chuvas passa noite em ginásio, em Teresópolis


Juíza vai montar um posto de atendimento no domingo para cadastramento

Neste domingo (16), a juíza Inês Coutinho, da Vara da Infância de Teresópolis, vai montar um posto de atendimento para cadastrar casais interessados em adotar crianças do município, devastado pelas chuvas que atingiram a região serrana do Rio.

O número de mortos em consequência das chuvas na cidade chegou a 263 na noite deste sábado, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. Equipes ainda buscam vítimas. Nos cinco municípios atingidos, são 613 vítimas.

Muitas crianças ficaram órfãs com a tragédia. O posto da Vara da Infância estará no ginásio Pedro Jahara ("Pedrão"), à Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, centro, a partir das 9h. O local funciona como central de doações e abrigo para as famílias que perderam suas casas. De acordo com a Prefeitura de Teresópolis, as adoções ocorrerão no sistema de guarda provisória.

SUSTO

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), sentiu hoje na pele o efeito das chuvas na região serrana. Com visita programada a Nova Friburgo para as 11h, ele não conseguiu pousar na cidade de helicóptero e teve que descer em Cachoeiras de Macacu, a 40km.

No meio do caminho, na rodovia estadual RJ-116, caiu uma chuva forte e houve um deslizamento abaixo do nível do asfalto, que começou a se desfazer. "É assustador. De repente a água vem e a estrada que estava semibloqueada começa a ruir", disse Cabral. Foi decretado luto oficial de sete dias no Estado e de três dias no Brasil. Cabral afirmou hoje que haverá o momento de se fazer "autocrítica" e "avaliação" sobre a tragédia na região serrana, mas ainda não é hora.

RISCO

Reportagem publicada na edição deste sábado da Folha mostra que um estudo encomendado pelo próprio Estado do Rio de Janeiro já alertava, desde novembro de 2008, sobre o risco de uma tragédia na região serrana fluminense.

A situação mais grave, segundo o relatório, era exatamente em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, os municípios mais devastados pelas chuvas e que registram o maior número de mortes. Essas cidades tiveram, historicamente, o maior número de deslizamentos de terra.

O estudo apontou a necessidade do mapeamento de áreas de risco e sugeriu medidas como a recuperação da vegetação, principalmente em Nova Friburgo, que tem maior extensão de florestas. O secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc, disse que o mapeamento de áreas de risco foi feito, faltando "apenas" a retirada dos moradores, e que os parques florestais da região também foram ampliados.

O coordenador de Defesa Civil de Petrópolis afirmou que o aviso passado pelos institutos de meteorologia não foi suficiente para disparar o sistema de alerta da cidade. Segundo o coronel Carlos Francisco De Paula, a previsão repassada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com possibilidade de ocorrência de chuvas moderadas a fortes, não dava a dimensão da chuva que acabou devastando boa parte das cidades serranas.



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 16 de janeiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More