sábado, 1 de janeiro de 2011

Os cristãos na Índia sofrem Spike em assaltos na última década

Uma garota cristã que sofreu queimaduras durante 2008 a violência no estado de Orissa se tornou o rosto da perseguição aos cristãos na Índia.


nacionalistas hindus foram muitas vezes por motivos políticos em seus ataques.

NOVA DÉLHI, 30 dez (CDN) - Os cristãos na Índia enfrentam um aumento de ataques na última década, o sofrimento de mais de 130 assaltos por ano desde 2001, com valores ultrapassando de longe que, em 2007 e 2008.

Este ano os cristãos sofreram pelo menos 149 ataques violentos, de acordo com a Associação Evangélica da Índia (EFI). A maioria dos incidentes ocorreu em apenas quatro estados: dois estados adjacentes no sul da Índia, Karnataka e Andhra Pradesh, e dois Estados vizinhos no norte da Índia central, Madhya Pradesh e Chhattisgarh, observou EFI no seu relatório, "Religião, política e violência : Um relatório da hostilidade e intimidação Confrontado pelos cristãos na Índia em 2010 ".

De 23 milhões de cristãos na Índia, 2,7 milhões vivem nos quatro Estados vistos como o centro da perseguição aos cristãos. Enquanto as partes norte e centro do país têm sido tensas desde há uma década, a escalada de ataques no sul da Índia começou no ano passado.

Este ano, Karnataka registrou pelo menos 56 ataques - a maioria deles relatado inicialmente pelo Conselho Global de Cristãos Indianos, que se baseia na capital do estado, Bangalore. Chhattisgarh testemunhou 18 ataques, seguido de Andhra Pradesh, Madhya Pradesh, com 15 e 13 ataques, respectivamente.

Os cristãos não são incidentes de rua, mas fazem parte de uma campanha sistemática pelo influente [nacionalistas hindus] organizações capazes de desprezar as leis e apreciar a impunidade ", disse o relatório EFI.

Em 2009, havia mais de 152 ataques por toda a Índia, e os mesmos quatro estados no topo da lista de incidentes violentos, de acordo com a EFI: 48 em Minas Gerais, 29 em Andhra Pradesh, Madhya Pradesh, em 15 e 14 em Chhattisgarh.

Três dos quatro estados - Minas Gerais, Chhattisgarh e Madhya Pradesh - são governados pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), ea EFI notar que o elevado número de ataques contra cristãos nos estados não foi coincidência.

"Embora não se pode dizer que o partido teve um papel directo nos ataques contra os cristãos, a sua cumplicidade não pode ser excluída", afirma o relatório.

Em Andhra Pradesh, governado pelo centrista Congresso Nacional Indiano (vulgarmente conhecido como o Partido do Congresso), a maioria dos ataques são acreditados para ser conduzida por grupos nacionalistas hindus.

EFI observou que "embora em 2007 e 2008, dois incidentes graves de violência ocorreram no distrito de Kandhamal, Estado de Orissa e manchetes de sucesso em nível nacional, bem como da mídia internacional, pequenos esforços têm sido tomadas pelas autoridades na Índia, para combater as causas das tensões comunais , ou seja, propaganda e atividades de divisão por parte de poderosos grupos de direita hindu, que não representam a comunidade hindu tolerante. "

A violência no distrito de Kandhamal, durante a semana do Natal de 2007, matou pelo menos quatro cristãos e queimaram 730 casas e 95 igrejas, de acordo com a All India Christian Council (AICC). Estes ataques foram precedidos por cerca de 200 incidentes de ataques anticristãos em outras partes do país.

A violência explodiu novamente no distrito de Kandhamal, em agosto de 2008, matando mais de 100 pessoas e resultou na incineração de 4.640 casas, 252 igrejas e 13 instituições de ensino, de acordo com o AICC.

Logo a violência se espalhou para outros estados. Em Karnataka, pelo menos 28 ataques foram registrados em agosto e setembro de 2008, de acordo com um relatório da União do Povo das Liberdades Cívicas, "The Ugly Face da Sangh Parivar", lançado em março de 2009.

Antes dos dois anos mais violentos de 2007 e 2008, incidentes de perseguição de cristãos tinha mergulhado até o mais baixo da década. Em 2006, havia pelo menos 130 incidentes - mais de duas por semana em média - de acordo com a Christian Legal Association of India.

Pelo menos 165 ataques anti-cristãos foram relatados em 2005. Mas a partir de 2001 a 2004, pelo menos 200 incidentes foram registrados a cada ano, segundo John Dayal, secretário-geral da AICC.

Em 1998, os cristãos foram alvejados pelo BJP ea Rashtriya Swayamsevak Sangh ou RSS-Índia é conglomerado chefe nacionalista hindu e mentor ideológico da BJP - quando Italiano-nascido Sonia Gandhi, católica por descendência, se tornou o presidente do Congresso da Índia parte. Gandhi, esposa do ex-ministro da Índia Rajiv Gandhi, foi visto como uma grande ameaça para o BJP, que havia chegado ao poder pela primeira vez em nível federal no mesmo ano. A família Gandhi foi popular desde a independência da Índia em 1947.

Mas a perseguição aos cristãos - o assassinato, espancamento, estupro, acusação falsa, o ostracismo, e destruição de propriedade - teve começou a se espalhar por todo o país em 2001, especialmente nos estados habitadas por tribos na Índia central. Os ataques aos cristãos foram aparentemente destinadas a persuadir Sonia Gandhi para falar em nome dos cristãos para que ela pudesse ser rotulado como um líder da minoria cristã, ao contrário do alegado liderança do BJP da maioria hindu. Observadores dizem que não é assim de estranhar que Gandhi nunca falou diretamente contra a perseguição aos cristãos na Índia.

Mudança no clima político

Depois os grupos nacionalistas hindus estavam relacionados com atentados no final de 2008, o RSS eo BJP se distanciaram dos praticados com a violência terrorista. O BJP também adotou uma posição moderada relativamente ideológica em campanhas nas eleições estaduais e federais.

O BJP, principalmente a liderança do nacional, tornou-se mais moderado também porque ele tem enfrentado derrotas vergonhosas nos últimos dois anos consecutivos de eleições gerais, em 2004 e 2009, que lutaram em uma prancha misto de nacionalismo hindu e do desenvolvimento. Os eleitores de duas eleições indicou claramente que eles estavam mais interessados no desenvolvimento de questões polêmicas relacionadas à identidade - graças ao processo de liberalização econômica que começou na Índia em 1991.

A incidência de perseguição aos cristãos, no entanto, continua a ser elevada, porque nem todos no BJP ea liderança RSS parecem dispostos a "diluir" o seu compromisso com o nacionalismo hindu. Especialmente em alguns degraus inferiores e na liderança regional continuam a ser radicais.

Como esta fractura ideológica no seio da família nacionalista hindu vai jogar no ano que vem e na próxima década, ainda está para ser visto. Há especulações, porém, que mais indivíduos e os equipamentos anteriormente ligado ao RSS irá se separar e formar seus próprios grupos dissidentes.

Embora os políticos estão cada vez mais conscientes de que os conflitos relacionados com a religião já não são politicamente benéfica, é talvez demasiado cedo para esperar uma mudança no terreno. É por isso que nenhum dos "anti-conversão" leis foram revogadas.

Quatro estados da Índia - Madhya Pradesh, Chhattisgarh, Orissa e Arunachal Pradesh - havia introduzido legislação para regulamentar a conversão religiosa, conhecida como "anti-conversão" leis, antes de 2001, e desde então mais três estados - Gujarat, Rajasthan, Himachal Pradesh e - trouxe em tais leis, enquanto dois estados procuraram tornar mais rigorosas as leis existentes.

As leis anti-conversão estão ainda a ser implementada, no entanto, em Arunachal Pradesh e Rajasthan. Os projetos de lei anti-conversão alteração no estado de Madhya Pradesh e Chhattisgarh também enfrentam obstáculos políticos.

Embora as leis anti-conversão alegação para proibir as conversões realizadas por sedução ou força - termos que não foram adequadamente definidos - que são comumente usados para a prisão ou outra forma assediar os cristãos que estão simplesmente seguindo o mandato de Cristo para ajudar os pobres e fazer discípulos. As leis também exigir que todas as conversões que devem ser comunicadas às autoridades, sob pena de converter-se e ambos os clérigos relevante pode ser multado e preso.

Algumas dessas leis exigem também um estudo prospectivo converter para obter autorização prévia antes da conversão.

Preocupações em 2011

nacionalistas linha dura hindus estão a tentar criar mais forragem para os conflitos comunais e violência.

Em abril de 2010, os nacionalistas hindus declarou sua intenção de realizar um comício de 2 milhões de hindus no distrito de Madhya Pradesh é Mandla em fevereiro de 2011, com o objectivo de converter os cristãos ao hinduísmo e afastando os pastores, evangelistas e trabalhadores humanitários estrangeiros da área.

Várias enchentes de violência têm sido associadas a manifestações anteriores. primeiro grande ataque da Índia, indiscriminados contra os cristãos tiveram lugar em Dangs distrito do estado de Gujarat, em dezembro de 1998, após os grupos nacionalistas hindus locais organizados como um comício. A violência levou à destruição em massa de bens pertencentes aos cristãos locais e organizações cristãs.

A lei ea ordem é geralmente da responsabilidade dos estados, mas como o governo federal e de outras agências responder à chamada para o rali em Madhya Pradesh, podem indicar o que esperar nos próximos meses e anos na Índia.

FIM

Tradução: Mariano Siqueira

Fonte: Compass Direct
Postado em 01 de janeiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More