segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ESTUDO| Liturgia e Igreja

Bíblia


Estudo traz meios necessários para um bom desempenho nas atividades e liderança na igreja

O papel do Líder ou Coordenador Geral

O trabalho pretende fornecer-lhe os meios necessários para um bom desempenho no cotidiano, nas atividades e liderança na igreja. Para ter um bom sucesso, é preciso se espelhar em alguém que obtém maior êxito na administração. O maior Líder de todos os tempos é imortal e permanente, foi o que arquitetou e criou todas as coisas, como: O Firmamento, a Lua, as Estrelas. Todas as criações representam DEUS, são infinitas. Sua perfeição é exata, podemos nos espelhar NELE sem errar. Observando os exageros que traz constrangimentos e diversas, fez com que realizasse este manual para auxiliar os atos litúrgicos ao decorrer uma Reunião Evangélica. Os que enfatizam uma boa coordenação creio que irão gostar deste manoal.

O Líder é o mentor, não pode ser estático, mas autentico, que deve representar três características que são: Olho de águia, velocidade de um raio e a garra de um leão. Isto é visão global, remindo o tempo e ser forte nas tempestades que surgirão. Ele não se deixa enrolar, mas pode enrolar para atingir seus objetivos. O Líder ele entra no tempo e acompanha o mesmo em suas estatísticas e modernidades. Os próprios meios de comunicações como a Mídia podem revelar o papel de um grande Líder. Na era da modernidade ele não fica no anonimato, temos exemplos deixados na bíblia de grandes vultos que marcaram a história do AT e NT. Hoje temos que fazer a diferença não só com atitudes e gestos, mas com a prosperidade ao nosso lado.

As arrecadações não são para satisfazer o nosso egocêntrico com luxurias, mas investir no “Reino de Deus”, por que foi para Ele que fomos chamados. É observado através dos meios de comunicações como: Radio e TV os tais que investem na Obra do Senhor; não com curto espaço de tempo por mês e semana, mas 24: hs. Isto é, dia e noite. E, esqueceram das viúvas, e dos órfãos, que será medido e cobrado aquele dia do dono da Obra que é o Senhor Jesus, que deu ávida em nosso resgate. “Devem Ler: Ec. 9: 10; Cl. 3: 23 – 25; Tg. 1: 27”. “jfas”.

O perfil de um Líder

Os líderes e coordenadores são para comandar, chefiar, orientar, guiar, dar idéias, liderar, arranjar, estudar o assunto, dar diretrizes, correntes de opiniões, representar grupos, planejar, organizar, controlar e executar. Nunca se deixa abater, tem força própria. Tem que ter qualidades, inteligência, vontade e domínio. A visão está sempre no alto, não se intimida e não aceita a palavra derrota. Ele não espera oportunidades, mas cria; todo o triunfo nasce da luta. Crê em si mesmo, luta, não se abate, é positivo e sabe adaptar-se, tem coragem, presteza, a presença de espírito, tenacidade, vontade indomável e aceita a luta. O líder revela as suas próprias faculdades, que leva a se destacar do grupo e assumir posições. “O Líder Geral, ele é o eixo, mas não é o absoluto”. Temos exemplo de um piano, tem varias teclas, mas uma depende da outra.

A escolha de Líderes ou Coordenadores

Antes de qualquer decisão “tem que ser feito um rastreamento geral na pessoa escolhida para tal, evitando transtornos futuros. A pessoa tem que ser: integra, inrrepreesível, boa reputação e índole para assumir cargos elevados. Temos grandes exemplos na história da bíblia e nos dias atuais tudo serve, para exemplo. O Nepotismo e amizade, não deve haver, mas se alguém tem um familiar que tenha chamada para tal, deve ser reconhecido primeiro por toda a congregação para evitar constrangimentos futuros; se alguém contestar tem o apoio da maioria, antes deve haver aprovação da igreja. Para escolha de um líder, deve existir em primeiro lugar a integridade e qualificação e o reconhecimento da maioria dos demais. Os separados a lideres ou coordenadores não podem ser “indolentes”, mas ativos. devem ter o mínimo seis meses de adaptação. Cabe ao líder geral, tomar decisão se deve permanecer no cargo em que foi empossado ou não. O Líder Geral deve ter no mínimo uma reunião a cada trimestre ou mais se necessário com todos os seus liderados para por assuntos em pauta. As programações dos liderados devem ser transparentes perante o “Líder Geral das Equipes”. Os Liderados devem ser obedientes aos seus superiores, acatar e honrar as determinações. “Devem Ler: Êx. 18: 14 – 24; Hb. 13: 17; Ec. 9: 10; Cl. 3: 23 – 25; II Tm. 2:15”.

A Ética cristã

A Ética em si é dividida em três partes distinta, que são: à moral, amoral e imoral. A Ética amoral é a que falta moral ou que não tem senso dela; e o imoral é contrário à moral. É imoralidade. A Ética moral é o conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer universalmente, quer para grupo ou pessoa determinada. Conjunto das nossas faculdades que são: “morais, dignidade à moralidade e hombridade”. Observamos que a Ética amoral e a imoral andam juntas, são contrária a Ética à “moral”. Exemplo: quando alguém mata e rouba uma determinada pessoa, o réu põe dois ou mais advogados, e o mesmo é absolvido e ganha a soltura. Toda a sociedade sabe que houve um erro, menos a justiça. Este quadro chama-se amoral ou imoral, que é o mesmo. Quanto o papel da Igreja Cristã já é ao contrário, ela trabalha na Ética à “moral”, isto é luta pelo bem, e uma causa justa. A bíblia diz que o diabo é o pai da mentira e nunca se afirmou na verdade, e os tais que praticam a mentira não herdarão o “Reino dos Céus”. O que mente, engana e se diz cristão é mascara no meio do povo de DEUS; é um candidato ao abismo por que está servindo a dois senhores. A bíblia diz, que os lideres devem ser íntegros, de boa reputação em tudo para liderarem o templo do Senhor Jesus, que deu a vida em nosso resgate. Devem Ler: Êx. 18: 14 – 24; Jo. 8:44; At. 5: 1 – 11; Mt. 6: 24; Ap. 22: 14 – 15 “. (jfas)”.

Usos e costumes

Este item cabe somente ao “Líder Geral adotar”. Porem com ordem e decência com base na bíblia sagrada, fora dela é heresia e profanação no templo do Senhor Jesus. O excesso de liberalismo já é uma profanação, que comunhão tem a luz com as trevas ou vice versa. João nos adverte: que não devemos amar o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele. Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno. Não devemos nos maravilhar, se o mundo nos aborrece. E quem ama a seu irmão já venceu a morte. “Devem Ler: Dt. 22: 5; ML. 3: 18; I jo. 2: 15; 3: 13-14”.

As vestimentas

Quanto às vestes, cabe aos liderados com apoio do líder geral, abordar em reunião a forma em proceder. As vestes não devem ser exorbitantes, extravagantes, exóticas como vestidos e blusas que tem o nome de tomara que caia e calça fusou é coisas muito atípicas. Evitar a profanação dentro das igrejas como fazem as seitas heréticas que dizem: a Deus interessa só o coração e não as vestes. Como a bíblia vê tudo isso, primeiro ela diz: haverá uma diferença entre o justo e quem serve a Deus e quem não serve. João nos adverte: que não devemos amar o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele. Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno. Devem Ler: ”Dt. 22: 5; ML. 3:18; I jo. 2: 15; 3: 13-14”.

Programa de Radio, TV e o Púlpito

Trabalho este de preferência através de pessoas de bom desenvolvimento, no ler, no falar e domínio de vós. Não deve ser repetitivo no falar. O anúncio dos dias e horários de programação, bem como o nome da denominação ou entidade e que pertence, divulgar apenas o nome do 1º Presidente e, isentai os demais da direção. Esta divulgação deve ser a “presenteada apenas uma vez, pode ser no inicio ou final da programação”. O que excede é falta de Ética, causa constrangimento ao ouvinte. O que fomos, o que somos e o que havemos de ser, não é a essência, a essência é o fator principal que é a palavra de DEUS. É ela, que edifica. Como está escrito: “Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará, que é a palavra do Senhor Jesus; e como ouviremos se não há quem pregue”. Portanto, o tempo é da palavra de Deus, ela é, o núcleo e permanece para sempre. E não o egocêntrico do ser humano que é como a erva do campo. ‘Devem Ler: Jo. 8: 32; Rm. 10: 14b; I Pd. 1: 24”.

Como devemos citar nomes através dos meios de comunicações

Na Ética cristã é inadmissível expressar nomes de pessoas através de apelidos ou de outras maneiras que não sejam o nome correto da mesma. Não é padrão ministerial, obreiro expressar no púlpito, radio, TV e outros meios de comunicações, expressando das seguintes maneiras: “meu anjo, meu amor, minha flor, minha querida e vice versa”. Etc. O apostolo Paulo nos adverte: Portanto, vede prudentemente como andais, não como loucos, mas como sábios, remindo o tempo, portanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entenda qual seja à vontade do Senhor”.Devem Ler: ML. 3: 18; Ef. 5: 15 – 17 “. (jfas).

As consagrações ao Senhor

As consagrações ao Senhor, conforme a Ética cristã, devem ser: Cabe ao responsável do setor ou distrito, separar as equipes como os coordenadores dos departamentos e consagrar os mesmos para trabalhar em seu distrito ou setor; e cabe o coordenador escolherem o seu segundo. É do coordenador em comum acordo com o Líder de seu setor ou distrito escolher os demais departamento de sua área, e após a escolha pedir para fazer uma oração por todos. Está tarefa é dos coordenadores com o Líder geral do seu distrito ou setor. Nas consagrações de crianças ao Senhor sempre devem chamar o obreiro mais velho para orar ao Senhor, pois tem amparo no “VT e NT”. Nas consagrações de capelas ou pontos de congregações a forma é a mesma sempre pedir para o obreiro mais velho orar ao Senhor. Porem cabe ao Líder geral confirmar, eles tem autonomia para esta decisão. “Este obreiro, segundo a bíblia deve ser presbítero que é o bispo para fazer esta oração, de preferência integro e de boa reputação”. Ler: “II Cro. 5: 2, 4; Lc. 2: 25 - 38”.

Coordenador de Missões

Missão é instituição para pregação da fé cristã. Mandatos conferidos pela igreja a determinadas pessoas, clérigos ou leigos. Missionário aquele que é enviado para pregar o evangelho em um determinado país ou continente. O coordenador do departamento de missão designado deve ser autentico e de boa índole, ter visão global na área, não pode ser empírico e nem indolente. Nunca se deixa vulnerável aos problemas que surgirão, não pode ser arcaico, deve estar sempre atualizado. Que domine de 80 a 90% um idioma que não seja o dele, de preferência espñol ou inglês. Criar lideres, escola teológica de missão, e incluindo a língua hispânica por que é um idioma universal criada através da “ONU”. Este básico lhe servirá de ancora de apoio. Em quatro Continentes há, vinte e um países de língua hispânica; e a língua portuguesa e inglesa há sete países. O coordenador deve realizar, dois eventos de grandes proporções por ano, intercalados, pode ser um pré-congresso e um congresso. Preletor de preferência de boa qualificação e conhecimentos de área internacional. O missionário designado para um determinado país, deve ter o mínimo o básico do idioma desse determinado país, e já incluído a escola teológica para lhe servir de apoio na formação de uma boa “inculturação” no país designado. Deve Ler: Ec. 9: 10; Co. 15: 57 58; Cl. 3: 23 – 25; II Tm. 2: 15”.

Coordenador de Escola Bíblica Dominical

O coordenador indicado é de total responsabilidade por este departamento. Tem que ter no mínimo o curso básico Teológico que lhe servirá de ancora de apoio, e um curso de seminário da área. É ele que escolhe o seu segundo coordenador como é da mesma forma aos demais coordenadores, são eles que escolhem o seu segundo para lhe representar. A escolha dos professores e demais departamentos de sua área devem passar por ele; e o mesmo é quem faz a posse em conjunto do líder do distrito ou setor. Não cabe a outro tomar decisões à não ser estes dois. Pode haver indicação, mas a decisão é do coordenador. “O que passar disto é desobediência, e já passa ser rebelião. Devem Ler: I Sm. 15: 23; Hb. 13: 17; CL. 3: 23 – 25; Nm 16: 1 – 50”.

Coordenador de porteiros

O papel do coordenador dos porteiros: realizar reuniões de acordo com as necessidades; por em ordem as irregularidades se houverem. Sempre que haver uma programação de eventos na sede, distritos ou congregações, o coordenador deve observar as escalas; e se for necessário fazer reunião com as equipes e se precisar fazer reforço de escalas, distribuindo orientações às equipes como: portas, corredores, laterais e controlar os carros na frente da igreja. Observar quem é membro da igreja ou visitantes pela primeira vez. O coordenador deve conhecer bem os seus liderados, não pode haver alguém estranho na sua equipe, pois todos devem passar por ele.

Os liderados podem apresentar alguém para sua equipe, porem tem que passar primeiro pelo coordenador. O convidado para fazer parte não pode estar com nada tramitando na justiça, deve ter o perfil integro como os demais. O coordenador deve ouvir as equipes para um possível aproveitamento dos serviços se necessária. O procedimento dos porteiros, eles devem ser: ativos, vigilantes, atentos a tudo que se passa na sua área. sobre sua responsabilidade; e que nada passe desapercebido, pois ele é um guardião. Os porteiros devem ser alegres, carismáticos, relevantes, paciênciosos e não serem “truculentos e nem esdrúxulos”. Ao termino da reunião se possível cumprimentar os visitantes da primeira vez e dizer: “Jesus te ama” e eu também, volte sempre. Devem Ler: “I Sm. 15: 23; CL. 3: 23 – 25”.

Coordenador de vendas

O coordenador de vendas deve ser: ativo, prudente e saber como estão as equipes. Sempre que houver na programação um evento o coordenador deve realizar uma reunião com as equipes, para distribuir as metas e escalas; o coordenador tem que orientar bem a equipe, não pode haver estranho ou alguém que não faz parte, tudo devem passar pelo responsável. Normas de procedimentos, que são: Proibido qualquer tipo de vendas na parte interna do Templo para não profanar a casa do Senhor Jesus, o que desobedecer é maldição, não tem parte no reino de DEUS. “I Sm. 15: 23; Mt. 21: 12 – 13”. Local para vendas: parte externa do Templo e não interna. “(jfas)”.

Coordenador de corais

O coordenador de corais não pode ser indolente, ter boa índole e não ser empírico na área que está sobre sua responsabilidade. Além de todos os corais que existirem na sua área; deve haver se possível um coral de quatro vozes, e um o grande coral misto, estes para casos “especiais” em eventos de congressos na sede principal. Os dirigentes de corais de distritos a escolha e posse são sobre a total liderança do coordenador geral dos corais. Quanto aos ensaios, deve haver no mínimo um por semana e no geral um ensaio a cada quinze dias na sede principal. Em caso de eventos conforme a programação os hinos para ensaiarem devem ser conforme o “titulo da mensagem que esta no cronograma”. Cabe ao coordenador observar as escalas. Os componentes que fazem parte dos corais todos devem passar pelo dirigente do distrito, para serem aprovados. Na sede só o coordenador geral e os representantes de distritos tratam os assuntos, nos distritos com os representantes do coordenador geral. “Quanto às vestes dos corais devem ser dentro da Ética Cristã e não profana, para não escandalizar o Templo do Senhor Jesus”.Devem Ler: Dt. 22: 5; ML. 3: 18; Hb. 13: 7; I jo.2:15; 3: 13 – 14”. (jfas).

Coordenador de músicas

O coordenador de música não pode ser empírico, deve colocar alguém desde de que conheça bem os tons das execuções. Os ensaios devem ser nominimo uma vez por semana nos distritos; na sede a cada quinze dias ou de acordo com a necessidade, deve haver um com o coordenador geral. Os ensaios dos distritos devem sempre incluir os hinos da harpa cristã, corais e especiais. Solicitar cantores para participarem. Os hinos ensaiados durante a semana serão cantados durante á mesma semana. Evitar hinos desconhecidos que não foram ensaiados para não causar constrangimentos. Deus gosta da ordem. “Devem Ler: II Cro. 5: 13-14; Ec. 9: 10; Cl. 3: 23 – 25”.

Coordenador do departamento social

Tem que ter experiência, mas não pode ser empírico. Tem que ser e autentico, e não estático; não trabalhar só é necessária formar conselho fiscal composto de três pessoas de boa índole e integras; e formar equipes para angariar donativos. Este departamento deve ter “controle de entradas e saídas”; cadastros de pessoas que hão de receber os donativos para não sofrer constrangimentos posteriores. Que seja ponderável com a tensão e voltada como parte prioritária às viúvas, os órfãos e aos pobres necessitados. Tem amparo na bíblia no “AT / NT”. “ Êx. 22: 22; Êx. 22: 25; Sl. 112: 9; At. 6: 1- 4 ;Gl. 2: 10;Tg. 1:27; 2: 14+18”.

O iniciar da Reunião Litúrgica

O escalado para dar o inicio de uma reunião litúrgica deve fazer um mini cronograma de preferência baseado por este manual. E seguir o cronograma para todas as apresentações, do inicio até o fim da reunião. O primeiro passo do inicio da reunião é com uma leitura da bíblia sagrada deve ser curta para remir o tempo, após uma oração bem animada, dar o prosseguimento com êxito. Para aproveitar bem os obreiros que estiverem presentes, “repartir as tarefas” e não repetir o mesmo. Não devemos ser muito atípicos. Na falta de Ética ou incompetência muitas das vezes dizemos: Deus mandou fazer assim tal coisa, isto é mediocrece de nossa parte e não de DEUS. Deus é bem ao contrário. Ele ensina que nos devemos andar diligentemente e remindo o tempo, e não andarmos como néscios que quer dizer sem juízo. “Devem Ler: Ef. 5: 15 – 17”.

Anúncios das demais programações

Os anúncios que forem anunciados para semana seguinte ou do corrente mês devem ser de preferência rápido, remindo o tempo em tudo para evitar atrasos nas demais apresentações. O escalado para coordenar, não pode ser muito lento e nem repetitivo de palavras; quando chamar alguém para uma determinada tarefa não falar em público o tempo de preferência fora dos aparelhos de som. Quando for falar no microfone deve observar de ter uma certa distância, isto é não muito longe e nem muito perto do microfone. Para não perder o bom senso de preferência dar anúncios através de uma pessoa bem desenvolvida, no ler e falar. Ler: “Ex. 12: 11”. (jfas).

Louvores da harpa cristã

Após o item à cima, deve ser cantados no mínimo dois hinos da harpa cristã. O hino de preferência de acordo com a mensagem que está com o pregador ou através do tema que deverá estar no painel de anúncios. O que for cantar os hinos deve estar sabendo antes através de escala e acertado com os músicos a tonalidade, para evitar transtornos. E como há. Os hinos da harpa devem ser de preferência cantados por um músico ou cantor e não por pessoa que não conhece. Amisade e parentestico não edificam a casa do Senhor, o que edifica é um coração puro e um espírito reto, este sim agrada ao Senhor. Devem Ler: SL. 51: 10 17; Hb. 13: 7”. “jfas”

Apresentação dos visitantes

Após o item à cima, deve ser feita a apresentação dos visitantes. As listas, com os nomes dos visitantes devem ser enviadas através do coordenador dos porteiros. Este deve indicar alguém para esta tarefa de preferência uma pessoa bem ágil que trabalhe em conjunto com os porteiros porque há visitantes que às vezes entram pelas portas das laterais. Cabe aos porteiros observar essa área. “Quando citar o nome e a pessoa não estiver presente para saudar nunca diga a palavra:” [amem, aleluia gloria Deus, como é de costume], isto causa constrangimento aos visitantes, é falta de Ética. Devemos dizer: “não está presente, pode ter havido um atraso, é o correto”. O preletor é melhor sempre deixar para ser apresentado por último. E, imediato os músicos e cantores entoar um louvor de bem-vindos. E, já partir para os louvores, enquanto um canta já deixam outros sobre aviso para remir o tempo. Deve Ler: “Ex. 12: 11; Sl. Ef. 5: 15 – 17”.

Pregador ou preletor

Para pregar em congressos, festas, datas comemorativas o convidado para ser o preletor deve ser conhecido pelo líder geral ou boa recomendações através de outras pessoas. Se o convidado para ser o preletor for uma máquina, isto é, tem conhecimentos e mensagem, o tempo mínimo deve ser de 60 mn. Deve ter liberdade total, após assumir o púlpito. Se o pregador tem alguns costumes ou sistemas fora de Ética cristã, que não venha cair na graça da igreja, o líder que for convidar já deve ter conhecimento antes. Se possível fizer reunião antes com os representantes dos departamentos. Não tomar decisões isoladas para evitar constrangimentos. O Líder geral se possível no dia seguinte fazer reunião com todos os representantes dos departamentos que foram envolvidos no evento para um possível acerto geral e formular um agradecimento a todos para que fiquem incentivos. “Ler: I Cor. 15: 57 - 58; Col. 3: 23 - 24; II Tm. 2: 15”.

Coordenador da juventude

Preferência jovem casado, desenvolvido e de boa índole. Este deve criar equipes de jovens; para que formar equipes? Estas equipes devem ser formadas de acordo com as necessidades em casos de eventos. Em festividades colocar dois casais de jovens na entrada da porta da frente com blocos de notas para tomar os nomes dos visitantes. E passar para uma outra jovem que deve ficar em uma mesa na entrada da porta da frente, e passando a limpo os blocos para depois que começar a reunião passar ao dirigente para serem feitas as apresentações. Observação: sempre que começarem a cantar os hinos da harpa de imediato um jovem deve levar a relação à frente. Trabalho este deve ser feito através de jovens desenvolvidos e que tenham boa caligrafia no passar a limpo para evitar erros na apresentação. O coordenador dos jovens deve anotar todas as ocorrências chamativas para possível apresentação na próxima reunião geral; e uma equipe de jovem para anotar os nomes e endereço das pessoas que aceitarem a Cristo na hora do convite, para passarem à “equipe de visitas”. Devem Ler: “Ec. 9: 10; I Co. 15: 57 – 58; CL. 3: 23 – 25”.

Os testemunhos

As pessoas que forem chamadas para dar testemunhos devem ser ouvidas antes, e orientadas antes de dar o testemunho ao público para evitar constrangimentos. O testemunho deve ser abreviado e rápido devido ao horário. Se possível marcar para um dia especial, maneira de voltar, principalmente se for visitantes da primeira vez.

Agradecimentos

Trabalho este deve ser feito através do “Líder geral ou quem ele indicar”. Com poucas palavras, rápido remindo o tempo devido ao horário e não fadigar as pessoas que deverão honrar seus compromissos no dia seguinte. O agradecimento deve ser no plural e não no singular aos que trabalharam através das equipes, para não causar transtornos. No singular somente aos convidados como o pregador, cantores, conjuntos, e autoridades, etc. (jfas).

Encerramento final das atividades

Trabalho este deve ser feito através do “Líder geral ou quem ele indicar”. Tudo deve ocorrer pacificamente da melhor forma e remindo o tempo para evitar fadiga ao povo que já devem estar cansados. E, encerrar com oração apostólica.

Microfones e Sons

O coordenador do departamento de música tem a total responsabilidade de monitorar está área. O mesmo deve encarregar ou responsabilizar alguém de sua equipe para controlar e equalizar o som, sabendo que há limite na altura. Não levantar o som, acima do normal como muitos pregadores gostam, há pregadores que guase não precisam de som devido a sua voz que já é alta demais. Observação: nunca esquecer que após as 22: hs. O som deve ser desligado ou zerado a responsabilidade é total do coordenador. Para passar das 22hs. Só com autorização da policia ou da prefeitura, pois é proibido. Se passar disso é desobediência e pecado. Ler: I Sm. 15: 23; Hb. 13: 17”. “(jfas)”.

Conclusão

O Líder deve manter estas cacterísticas: organização, visão global, estímulo, humildade, administração, conhecimentos, insistência, competência, consciência e motivação.
Comentários



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 03 de janeiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More