quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Como é servir as mulheres norte-coreanas refugiadas na China?

 
 Como é servir as mulheres norte-coreanas refugiadas na China?


 Um escritor da Open Door recentemente se reuniu com a irmã Hwa-Young * para falar sobre o seu ministério entre mulheres norte-coreanas traficadas que se escondem na China. Por segurança, eles se encontraram em uma "igreja segura" a centenas de quilômetros do campo missionário de Hwa-Young; Extrema cautela foi tomada. A seguir estão trechos da entrevista.

 "Recebemos chá da cozinha da igreja e sentamos em uma sala de reuniões básica, pequena, com cadeiras de plástico e mesa. Ela aquece as mãos, cobrindo o copo de papel e sorri genuinamente. Ela está feliz em me ver e tem muito para compartilhar.

 "Já falamos muitas vezes no passado", digo a ela. "Desta vez eu quero olhar para trás nos últimos anos. Você se importaria de me contar sobre como você se envolveu no ministério das Portas Abertas para a Coréia do Norte? "

 "É uma longa história, mas deixe-me dar-lhe a versão curta. Quando eu era mais jovem, eu rezava por missionários. Sempre que rezava pelo trabalho missionário, sempre tive essa imagem das mulheres norte-coreanas em minha mente. Ainda assim, levei vinte anos para me envolver de verdade. Por vinte anos eu servi igrejas locais, até que finalmente o chamado veio. "

 Como você se sentiu ao se juntar ao ministério das mulheres?

 Ela bebe seu chá. "Os dois primeiros anos foram os mais difíceis. Eu não tinha experiência e eu não falava chinês. A cultura na China é completamente oposta do que eu estava acostumado a voltar para casa. É como uma prisão sem bares. Você está sempre sob pressão e isso é muito intenso. Lidar com mulheres norte-coreanas também é muito difícil. Depois, há a questão de segurança. Como você evita ser preso? Senti-me sozinho, pressionado e com saudades de casa o tempo todo.

 - E agora não tenho medo da morte. Eu sou uma mulher solteira, e se for necessário, não me importo de morrer por esta causa. A parte mais difícil foi o fato de que eu não podia confiar em mais ninguém. Quando me sinto sozinha, não há ninguém para conversar.

 "É a primeira coisa que o Irmão Simon diz quando você se junta a este ministério: você não pode se abrir para os outros. Explicar seus sentimentos significa que você tem que explicar como fazemos o ministério e isso é perigoso. Para mim e para os outros. Tenho que ser muito rigoroso. Não consigo compartilhar histórias por telefone. Eu não posso me tornar um membro da igreja. Eu não posso confiar em um pastor. Atualmente tenho dois amigos, mas mesmo com eles compartilho apenas cerca de 50% do que me preocupa ".

 Como as mulheres norte-coreanas são diferentes das mulheres sul-coreanas?

 "Há uma diferença tão grande. Você dificilmente pode compará-los. Os sul-coreanos são médios, como as mulheres em todo o mundo. Mas as mulheres norte-coreanas são, metaforicamente falando, ainda prisioneiras em uma cadeia chamada "mulheres norte-coreanas." Eles não conhecem o mundo exterior. Sempre que eu lhes contar histórias sobre coisas que acontecem fora da Coréia do Norte e fora do Nordeste da China (onde as "senhoras NK" vivem ilegalmente), elas não conseguem entender o que eu lhes digo. Além disso, as mulheres se sentem vítimas o tempo todo. Se eu lhes der algo, eles não o recebem como um gesto amável. Para eles, parece que de alguma forma eu estou me aproveitando deles. "

 Você pode explicar por que as mulheres norte-coreanas são tão diferentes? Tão quebrado?

 "Uma das grandes razões é que eles foram criados com medo. Eles vão para a pré-escola quando eles são cerca de cinco anos de idade. Mas eles ainda são forçados a assistir às execuções públicas. Às vezes amigos ou vizinhos foram assassinados na frente de seus olhos. Mesmo quando eles são mais velhos e deixar o país, eles ainda experimentam essa pressão psicológica do medo. Há muito mais liberdade aqui na China, mas as mulheres ainda não estão seguras aqui. Então eles continuam a viver com medo. Além disso, a maioria deles foram abusados, tanto na Coréia do Norte e na China. Eles se sentem entorpecidos. Eles nem sentem mais a dor. Outra coisa é que eles crescem em extrema pobreza. Eles estão sempre com fome. Todos eles sabem o que é se preocupar com cada refeição, comer do lixo e pedir comida. Eles também foram traídos por pessoas em quem confiaram. Essa é uma das coisas mais difíceis para eles.

 "Às vezes, em nossas reuniões de grupo, convido-os a perdoar os outros. Eu pergunto: 'Você conhece algum povo que você não possa perdoar? Todo mundo sabe pelo menos uma pessoa que eles simplesmente não podem perdoar. Entender o processo de perdão é difícil. Mas você pode ver o Senhor trabalhar neles. Muitos deles fizeram progressos nessa área. Parece impossível, mas com Deus é possível que as damas perdoem. Deus usa todo sofrimento para o bem. Passamos por experiências de dificuldades e temos que aprender a abraçá-las. Eu já experimentei o poder do perdão e já vi como essas meninas norte-coreanas mudam e perdoam ".

 Um dia, Hwa-Young, recebeu um telefonema que ela esperava nunca viria. Grace *, uma das irmãs norte-coreanas do seu grupo, estava desaparecida.

 "Fiquei chocada", diz Hwa-Young, "e não sabia o que fazer. Eu tinha muito medo de me pegar. Eu era o líder. Através de mim eles podiam encontrar as outras irmãs também. Eu estava com muito medo. Não para mim, mas que outros também seriam presos.

 "Esta irmã é um exemplo de alguém que foi mudado por Jesus através do ministério", ela continua. "No começo, ela estava tão zangada com todos que ela sacrificou o casamento que teve com o marido. Ele a comprou de um traficante de seres humanos, mas ao contrário da maioria dos chineses, ele tentou ser bom para ela. Ela fugiu e deixou sua filha com ele. Um amigo que pertencia a um dos meus grupos convidou-a para as nossas reuniões e, gradualmente, ela mudou. Ela se arrependeu e tudo o que queria era reunir-se com seu marido e filha. Este foi um milagre, porque a maioria das meninas norte-coreanas só se apaixonam por dinheiro. Mas seu marido se recusou a vê-la.

 Então veio o dia em que Grace foi interrompida pela polícia, que pediu seus papéis. Os 36 anos de idade não tinham esses papéis, então eles pediram para ela ligar para o marido, o que ela fez. Mas mesmo que ela ainda estivesse casada, quando a polícia o chamava, ele não podia ajudar, ou não estava disposto a fazê-lo.

 Grace foi repatriada para a Coréia do Norte e levada para uma delegacia perto de sua cidade natal, como é costume para os "desertores" presos. Um policial perguntou se ela conhecia alguém com dinheiro. Ele estava disposto a liberá-la por US $ 2.000, uma quantia incrivelmente alta. Ela fez um telefonema desesperado para a China e amigos foram capazes de coletar o dinheiro e enviá-lo para a delegacia.

 Mas o mês na prisão foi incrivelmente difícil. Hwa-Young explica: "Quando Grace estava na prisão, ela não experimentou muita tortura. Os outros presos lhe disseram como se comportar para que ela não fosse punida. Mas ela ficou muito com fome. Ela só recebia refeições escassas de migalhas de milho podres. Ela até tinha de vender roupas para obter algum sal que ela poderia misturar com água. Depois que a deixaram ir, ela ficou com suas irmãs por seis meses para se recuperar. Então ela escapou para a China novamente e nós a recebemos de volta ao nosso grupo. "

 "Nós realizamos uma celebração maravilhosa, embora não tivéssemos qualquer bolo ou pão - apenas os pratos típicos que sempre temos. Nós a deixamos compartilhar sobre suas experiências, as pessoas que ela conheceu, as dificuldades que ela passou, e também algumas coisas engraçadas. Como a maioria dos norte-coreanos, ela não compartilhava muita emoção, apenas os fatos ".

 Ela ainda não se reuniu com seu marido e filha ", mas ela continua orando para que isso aconteça. Ela foi para a Coréia do Sul, conseguiu um passaporte sul-coreano eventualmente, e depois viajou para a China para sua família. O marido ainda não está pronto. Então, ela vai voltar para a Coréia do Sul, ganhar dinheiro e espero que Deus vai trabalhar em seu coração e ela pode trazê-los para a Coréia do Sul. Ela também quer levar suas irmãs da Coréia do Norte. "

 Através desta experiência, Hwa-Young aprendeu que Deus está no controle. Da próxima vez, ela ficará com menos medo. "O objetivo do nosso projeto de mulheres," ela explicou, "é levantar líderes femininas para o futuro. Agora, já tenho três nomeados. Todo verão e inverno, temos estudos bíblicos mais intensivos para senhoras que mostram a vontade e o potencial de se tornarem líderes. Meu desejo pessoal é simplesmente ser firme em fazer o que o Senhor exige de mim. Continuarei a gozar morando em Sua presença, especialmente quando estou sozinho. "

 Refletindo sobre as necessidades das mulheres norte-coreanas com quem trabalha, Hwa-Young diz: "O povo norte-coreano é doutrinado 24/7 e teve que idolatrar Kim Il-Sung. Isso é tão forte que Kim Il-Sung está preso na alma de todos. Mesmo quando as pessoas começam a crer em Deus, é difícil substituir esse ídolo em seus corações. Deus precisa quebrar o ídolo. Mesmo quando os refugiados têm vivido na China ou na Coréia do Sul há algum tempo, muitas vezes eles não conseguem lidar quando alguém diz algo negativo sobre Kim Il-Sung. Ele está morto desde 1994, mas é como se ele estivesse sempre presente.

 Pai, o poder da doutrinação norte-coreana é grande e nós chamamos a Ti, através da obra redentora de Cristo, para libertar as mulheres desse poder. Nós oramos Sua proteção sobre Hwa-Young como ela ministros para eles, que Você vai conceder a sua sabedoria, autoridade e poder de falar a verdade de Sua Palavra em suas vidas. E rezamos para que você levante dessas mulheres quebradas e temíveis líderes fortes para expandir a obra de Hwa-Young, para que o nome de Cristo seja glorificado na terra da China. Um dia glorioso, rezamos para que o poder das trevas seja quebrado na Coréia do Norte pela luz de Cristo. Em nome de Jesus, a luz do mundo. Um homem.



Postado: 04 de janeiro de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More