quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

20.000 Bíblias - Um Córrego de Água Viva na Igreja Palestina

 


 Médio Oriente

Em menos de doze meses eles estavam completamente fora de estoque - 20.000 edição especial do Novo Testamento para crentes ortodoxos palestinos. Para muitas famílias, esta Bíblia é a primeira que eles possuem pessoalmente. Um importante líder da igreja disse sobre este projeto: "Devemos ter feito isso há 2.000 anos".

 Deve ter sentido o mesmo no início da Reforma, séculos atrás na Europa. As pessoas estavam freqüentando a igreja e sabiam da Boa Nova de Cristo, mas não leram a Bíblia. E de repente a Palavra de Deus estava disponível para eles; Pela primeira vez na verdade estavam lendo o Evangelho. Era o começo de um grande avivamento espiritual.

 Na Igreja Ortodoxa Grega, a denominação a que pertencem a maioria dos cristãos palestinos, a vida espiritual tem muito a ver com sacramentos, símbolos e tradições que estão embutidos em reuniões diárias de adoração na igreja. Até o ano passado, muitas igrejas não tinham suficientes bíblias impressas disponíveis para levar para casa; Portanto, a leitura da Bíblia ocorreu principalmente nas igrejas. Além disso, não era uma prática comum ler a Bíblia em particular. "Um padre que eu conheço tinha apenas dez Bíblias em sua igreja", diz Nashat Filmon, diretor executivo da Sociedade Bíblica Palestina. "As famílias ortodoxas não tiveram a oportunidade de ler a Bíblia em casa."

 Isso mudou recentemente. No início de 2015, as relações positivas entre a Sociedade Bíblica Palestina ea liderança da Igreja Ortodoxa resultaram na publicação de um Novo Testamento ortodoxo. Nashat: "Esta é uma tradução árabe fácil de entender e contém fotos de ícones, e mais importante, uma carta de recomendação do Patriarca, o chefe da Igreja".

 Para um estranho isso pode parecer trivial, para muitos cristãos ortodoxos esta recomendação sacerdotal é vital. "Eles precisam da carta do Patriarca; Eles precisam saber que está tudo bem ", explica Nashat.

 E tudo bem que era. Havia uma demanda enorme para o Novo Testamento. Dentro de um ano, todas as 20 mil cópias foram entregues a famílias cristãs palestinas, a maioria delas na Cisjordânia, Gaza e Israel.

 A resposta foi esmagadora. "As pessoas estão me ligando diariamente. "Eu nunca sonhei que eu teria minha própria Bíblia", disse um homem. "Outros cristãos estão chegando a Nashat da Jordânia, Qatar e até mesmo os Estados Unidos para agradecer a sua organização por imprimir a Bíblia.

 Nashat compartilha como os líderes da igreja baseados em Jerusalém também estão animados com o impacto da Bíblia em seu rebanho. "Foi uma grande honra que o próprio Patriarca da Igreja Ortodoxa liderasse a celebração do lançamento desta versão juntamente com outros líderes da igreja. Na celebração, um dos líderes disse: "Nós devíamos ter feito isso há 2.000 anos".

 A Sociedade Bíblica espera um forte impacto espiritual do projeto de impressão bíblica dirigido aos cristãos palestinos. "Este é um fluxo de Água Viva fluindo através da Igreja Ortodoxa. O avivamento está prestes a acontecer, porque a Palavra de Deus está disponível de uma maneira totalmente nova ", diz Nashat.

 Um encontro particular com um cristão que recebeu uma dessas 20.000 bíblias teve um grande impacto em Nashat Filmon. "Uma manhã nós estávamos visitando a área de Jenin e eu vi uma senhora velha que lê sua Bíblia nova na primeira luz solar, sentando-se na entrada de sua casa. Uma hora depois, quando voltamos, ela ainda estava lá; Ela parecia não ter se mudado. E ela ainda estava lendo na Palavra, em plena luz do dia. Ela estava lendo por uma hora inteira.

 Em seu escritório em Jerusalém, Nashat conta que a Terra Santa é o berço do cristianismo. Os cristãos palestinos são orgulhosos desta herança, ele explica. "A Igreja foi estabelecida nesta mesma cidade no Pentecostes e há cristãos na Terra Santa desde então".

 Muitos cristãos palestinos têm migrado nas últimas décadas. A percentagem de cristãos caiu de dez por cento da população palestina em 1920 para pouco mais de um por cento hoje. No entanto, Nashat permanece esperançoso. "O cristianismo está em declínio, sim. Mas louvado seja Deus, um pouco de sal ainda é suficiente para trazer sabor. É melhor ter um pouco de sal que funciona, do que muito que é sem gosto. Ore pedindo uma reforma entre os cristãos palestinos e uma brisa fresca do Espírito Santo para passar pela Igreja ".

 Nashat está testemunhando que a Bíblia une os cristãos palestinos. "A Palavra nos reúne - católicos, evangélicos, coptas e ortodoxos; Juntos somos a noiva de Cristo. Minha oração é que nós, como cristãos, nos unamos e possamos liderar o caminho em um processo de reconciliação na Terra Santa, mostrando que há esperança e perdão. Nosso chamado é espalhar apenas um pouco de luz. Isso é suficiente para expulsar a escuridão.

 * Nomes e fotos representativos para proteger cristãos perseguidos



Postado: 05 de janeiro de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More