segunda-feira, 20 de junho de 2011

Filho de Gunnar Vingren surpreendeu com presença no Castelo do Desfiladeiro

Bertil Vingren, filho mais novo de Gunnar Vingren comparece ao culto no Castelo do Desfiladeiro


Bertil Vingren é o mais novo dos herdeiros do fundador da Assembleia de Deus

Não poderia ser em ocasião melhor. O filho mais novo do missionário sueco Gunnar Vingren, que ao lado do amigo Daniel Berg fundou a Assembleia de Deus no Brasil, há quase 100 anos, fez uma surpresa para todos e foi hoje à noite ao culto no Castelo do Desfiladeiro. Bertil Vingren falou no idioma sueco - contudo teve o discurso traduzido – e em português, que aprendeu aos 24 anos de idade, no Rio de Janeiro.

A presença de um familiar de um dos homens – mesmo falecido há décadas – mais respeitados pelos assembleianos em todo o País despertou o interesse do grande público. O pastor José Antonio dos Santos, em respeito à autoridade visitante, solicitou que os irmãos o recebessem de pé.

Bertil Vingren afirmou que o seu pai nem poderia imaginar, caso estivesse vivo, a grande obra que deixou no Brasil. “Além do meu pai, eu também nunca imaginei que pudesse ver tantas pessoas juntas em nome de Jesus. Não tem nenhum limite no que Deus pode fazer e no que ainda vai fazer neste País”, disse, impressionado, o filho de Gunnar Vingren.

Ele ainda acrescentou: “Quando meu pai chegou ao Brasil, na direção de Deus, e fundou esta obra com o seu amigo Daniel Berg talvez nunca imaginasse que ficaria tão grande. No céu, quando ele se encontrar com esta Igreja, vai ficar muito surpreso com o que vai saber. O céu vai ser praticamente brasileiro.

Ele ainda revelou que atualmente mora na Suécia e foi convidado por um pastor amigo dele a visitar o Estado de Alagoas, por ter ouvido falar em seu pai por aqui. Bertil Vingren disse que nasceu no Rio de Janeiro, mas aos seis anos teve que retornar à Suécia, onde mora até hoje.

O convívio no País onde seu pai nasceu fez com que ele esquecesse o idioma português. Quando retornou ao Brasil, aos 24 anos, decidiu aprender a língua novamente e não mais esqueceu, segundo ele.

“O que Deus está fazendo no Brasil são verdadeiros milagres. A Igreja daqui não vai permanecer no mundo, porque é escolhida. O Senhor tem nos dado graça e amor celestial para esta obra frutificar”, declarou Bertil Vingren.

Ele estava acompanhado da missionária Ivonete Pereira Santana, que faz um trabalho de evangelização na Suécia. Parte do seu discurso no idioma sueco foi traduzido simultaneamente pela missionária.

Quem foi Gunnar Vingren

Gunnar Vingren nasceu no dia 8 de agosto de 1897, na cidade de Ostra Husby, Suécia. Seu pai era jardineiro, profissão que Vingren seguiu até os 19 anos. Foi criado num genuíno lar cristão. Logo aos 18 anos tornou-se sucessor de seu pai na Escola Dominical; naquele mesmo ano, o Senhor falou claro ao seu coração de que ele seria um missionário.

Sua chamada para o Brasil - Numa reunião de oração, um dos irmãos presentes foi revelado que Gunnar Vingren serviria ao Senhor no Pará, que mais tarde ele descobriu que era um Estado no norte do Brasil. Numa outra reunião como aquela, seu futuro companheiro, Daniel Berg, que conhecera numa conferência em Chicago, foi chamado para acompanhá-lo ao Brasil. Depois disto, não demorou muito para que a ida ao campo se tornasse uma realidade. Seus últimos dias nos Estados Unidos foram de provas, atestando de que Deus é quem os chamava para a obra. Finalmente, partiram do porto de Nova Iorque com destino a Belém do Pará no dia 5 de novembro de 1910.

No dia 19 de novembro desembarcaram em terras brasileiras. Com certa dificuldade, sobretudo porque não falavam a língua nativa, chegaram até a casa de um pastor batista que lhes ofereceu hospedagem, um corredor escuro no porão da casa e sem janelas. Para aprenderem o português, Daniel trabalhava numa fundição durante o dia, enquanto Gunnar estudava, e à noite, então, ele compartilhava o que tinha aprendido. Apesar da pobreza, da simplicidade da alimentação, das doenças, calor e mosquitos, a chama do Evangelho os enchiam cada vez mais de gozo, atenuando assim o sofrimento.

Primeira Assembleia de Deus - Depois de seis meses, Vingren foi convidado para dirigir um culto de oração. Sem receio, ensinou-os acerca das operações do Espírito Santo e da cura divina. Durante aquela semana, nas reuniões de oração nos lares, o Senhor curou a senhora Celina Albuquerque de uma doença incurável e dias depois a batizou com Espírito Santo e com fogo, sendo então a primeira pessoa brasileira a receber a promessa. Na semana seguinte, o pastor da igreja entrou de surpresa num daqueles cultos; depois de declarar várias acusações, insinuando que eles ensinavam falsas doutrinas, provocou uma divisão na igreja que findou na exclusão dos missionários e mais dezoito membros que os apoiaram testificando a verdade. Então, em 18 de junho de 1911 estes formaram a primeira Assembleia de Deus.

Avanço da Obra - O trabalho missionário não se reteve, avançando de cidade em cidade, onde o Evangelho era pregado e os sinais os seguiam. Sofriam muitas perseguições, sobretudo pelos católicos que eram ensinados que a Bíblia dos protestantes era falsa e se lida os levaria ao inferno.

No desejo de que todo o Brasil recebesse a mensagem, foram enviados missionários a Alagoas, Pernambuco, e ele com sua família foram para o sul, iniciando no Rio de Janeiro, depois Santa Catarina e outras cidades no estado de São Paulo. Após outra série de viagens, voltou alguns anos depois para residir permanentemente no Rio de Janeiro. Assim como no Pará, a obra pentecostal no Rio de Janeiro crescia exponencialmente.

Seus últimos dias - Já nos últimos anos que viveu no Brasil, Gunnar Vingren vinha tendo alguns problemas de saúde que pioraram bastante depois de chegar à Suécia. No dia 29 de junho de 1933 ele entrou no descanso eterno, mostrando através de suas palavras, o grande amor que tinha pelos irmãos brasileiros. Sua partida, descrita detalhadamente numa carta enviada por sua esposa ao Brasil, foi uma linda experiência para a família, que sentia claramente a glória de Deus; e sem dúvida para o servo do Senhor, Gunnar Vingren que, sentindo grande gozo e alegria foi recebido na eternidade.



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
20 de junho de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More