sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tragédia no Rio é o maior desastre em número de mortes no País: mais de 500

Teresópolis diminuiu burocracia para facilitar a liberação de corpos e prefeitura assumiu despesas de enterros


Prefeituras informam 508 mortos; centenas estão desaparecidos

O temporal que atingiu a região serrana do Rio nos últimos dias já é o maior desastre natural no País envolvendo chuvas. O número de mortes ultrapassou as que foram registradas no município de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, em março de 1967. Balanços divulgados na noite desta quinta-feira pelas prefeituras de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Sumidouro informam que mais pessoas foram encontradas mortas nas cidade durante as buscas após os temporais que atingiram a região serrana do Rio: número chega a 508.

Em 1967, foram contabilizadas 436 mortes em decorrência de fortes tempestades e deslizamentos de terra - condições semelhantes às das cidades no Rio nesta semana. De acordo com a professora Luci Hidalgo Nunes, doutora do Departamento de Geografia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), os dados sobre o episódio são estimados por conta das dificuldades, à época, para localizar os corpos.

Mesmo assim, segundo a professora, é possível afirmar que o desastre no Rio é a maior do Brasil. As mortes também superam as das enchentes de 1966 e 1967 no mesmo Estado. O Rio sofre com os efeitos das tempestades desde 1700, de acordo com registros de jornais na época. Nunes cita relatos de 1711 sobre inundações e de 1756 de fortes chuvas e ventos com vítimas.

Para a professora da Unicamp, a tendência é o número de mortes continue aumentando caso os moradores de áreas de risco não sejam retirados de duas casas. "As chuvas vão continuar. A dimensão do desastre é que é inaceitável".

CASOS RECENTES

O número de mortes na região serrana do Rio já supera, em muito, outras tragédias recentes provocadas por temporais. Em abril do ano passado, o morro do Bumba, em Niterói (região metropolitana do Rio), construído sobre um antigo lixão, desabou após fortes chuvas. Mais de 50 pessoas morreram no local. Em todo o Estado, as vítimas da chuva chegaram a pelo menos 256.

No fim de 2008, os temporais que atingiram Santa Catarina provocaram a morte de 135 pessoas. As mortes, porém, foram confirmadas mais de um mês após o Estado começar a receber chuvas intensas.









Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 14 de janeiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More