segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Vencemos, trouxemos a paz", diz comandante da operação no Alemão

Comboio do Exército chega ao Complexo do Alemão


Meta é revistar todas as casas do Complexo do Alemão no Rio


"Vencemos, trouxemos a paz ao povo do [Complexo do] Alemão", afirmou o comandante-geral da PM do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte, sobre a invasão ao conjunto de favelas localizado na zona norte da capital nesta manhã.

A operação continua, no entanto, e ainda se escutam muitos tiros no local. As ordens de Duarte para quem está subindo o morro é revistar todas as casas e utilizar cães farejadores onde for necessário. "Posso te garantir que 80% do Complexo do Alemão já está tomado", contabilizou o coronel Marco Alexandre, comandante do 5º Comando de Policiamento de Área do sul-fluminense, por volta das 9h30 deste domingo.

Curiosos não param de chegar ao entorno do 16º BPM, em Olaria, para acompanhar a movimentação. O clima no local é de tranquilidade e confiança. "A gente passou anos se sentindo acuado e agora parece que fomos libertos", falou à Folha o aposentado Amós Gama, de 59 anos.

Emocionado, ele veio ao Batalhão agradecer aos agentes pelo trabalho realizado no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro. "Obrigado por tudo que vocês estão fazendo por nós", disse Amós abraçando o coronel Lima Castro, da comunicação da PM.

Bandeira hasteada

Policiais hastearam a bandeira do Brasil no largo dos Coqueiros, no alto do Complexo do Alemão, perto do teleférico que está sendo construído dentro do plano de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A operação policial iniciada às 7h contou com a participação de cerca de 26000 homens das polícias militar, civil e federal, além de soldados do Exército e da Marinha. Também atuam no Complexo do Alemão mais de 15 blindados da Marinha e 12 da PM.

Reféns

O capitão Ivan Blaz, relações-públicas do Bope, confirmou que há famílias feitas reféns por traficantes no interior do Complexo do Alemão. Segundo ele, policiais estão vasculhando todas as ruas e buscando prender criminosos. "Como não houve confronto, os marginais covardemente não cumpriram o que falaram durante a semana", afirmou. Ele ainda disse ser possível que parte dos traficantes tenha usado a rede de esgotos para se esconder e tentar fugir.A

Governador

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), destacou a união de forças para combater o tráfico no Rio de Janeiro. Ao comentar a invasão ao Complexo do Alemão, conjunto de favelas localizado na zona norte da capital, ele agradeceu ao apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Defesa, Nelson Jobim. "Não tenha dúvidas que esse trabalho é de médio e longo prazos. Dissemos isso desde o inicio", afirmou em entrevista à GloboNews.

Cabral lembrou ainda que o secretário de segurança do Rio, José Mariano Beltrame, "nunca escondeu que temos um trabalho que tem como principal objetivo recuperar 30 anos de abandono, de populismo". Isso teria levado, segundo ele, "a uma situação de falência política, de crise social, que estamos recuperando". O governador declarou ainda que a ação deste domingo permitiu virar "uma página na história do Rio de Janeiro", com "um passo decisivo para a nossa política de segurança pública".


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 29 de novembro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More