sábado, 13 de novembro de 2010

80 milhões de Bíblias na China

Milhões de cristãos chineses ainda não têm a sua



A única empresa autorizada para impressão da Bíblia na China teve a marca de 80 milhões de Bíblias, anunciou esta semana a Agência de Imprensa Oficial.

Amity Printing Co, localizada na cidade oriental chinesa de Nanjing, disse que agora exibe um milhão de exemplares por mês. Desde a sua fundação em 1988, a empresa de impressão tem crescido e hoje é uma das maiores editoras de Bíblias no mundo.

"A produção de 80 milhões de exemplares da Bíblia pode ser atribuída ao mundo dos cristãos da China, e, mais importante, a reforma do país e a política de abertura", disse Zhonghui Qiu, presidente do conselho da Amity Printing Co.

Da mesma forma, David Thorne, o secretário da Ásia da United Bible Societies - que é parceira na impressão da Bíblia - credita o apoio do governo chinês para o grande volume de Bíblias que está sendo publicado no país.

Cerca de um quarto das Bíblias impressas no mundo hoje são feitos na China, assinalou Xu Xiaohong, secretário-geral do Movimento Patriótico Três Autonomias (MPTA), que supervisiona as igrejas protestantes.

Na China, as igrejas protestantes devem se registrar no MPTA e no Conselho Cristão da China para operar legalmente. O MPTA / CCC, no entanto, é um órgão do governo que coloca a submissão à autoridade do Estado no mesmo nível como a submissão à autoridade de Cristo.

Além de Bíblias em chinês, também publicam as Escrituras em inglês, francês, espanhol e braille. Ele tem exportado mais de 26 milhões de Bíblias para mais de 60 países, ou quase um terço de sua publicação total, observou Qiu.

Grupos pró-liberdade religiosa dizem que há mais de 100 milhões de crentes na China, incluindo os cristãos das igrejas domésticas.

Cristãos que não pertencem à igreja do MPTA / CCC, que constituem a maioria dos crentes na China, e aquelas que vivem em áreas rurais têm dificuldade em obter uma Bíblia. Além disso, mesmo com o ritmo acelerado da impressão da Bíblia na China estes dias, dezenas de milhões de cristãos chineses não têm a sua por causa da falta de oferta ou de distribuição.

"Um fato importante a ser lembrado sobre as Bíblias e China é que a China ainda é uma nação restrita. O governo comunista procura controlar as atividades cristãs, incluindo a distribuição da Bíblia", escreveu Todd Nettleton, diretor de desenvolvimento de mídia para a Voz dos Mártires nos EUA.

Nettleton apontou para o caso de um cristão, dono de uma livraria de Shi Weihan, que está cumprindo uma sentença de três anos de prisão por distribuir Bíblias e imprimir sem a permissão do governo. Ele observou também que, das cinco religiões aprovadas na China, apenas o livro sagrado do cristianismo não pode ser vendida em todas as livrarias públicas. "Sou grato por todas as Bíblias impressas e distribuídas legalmente na China. Espero que algum dia o governo permita a impressão da Bíblia o suficiente para atender as necessidades do crescimento da igreja chinesa".



Fonte:http://www.cpadnews.com.br/
Postado em 13 de novembro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More